Estou no caminho certo?

Oi pessoal, tudo bem? Inicialmente obrigado pela ajuda, estou utilizando todo o conhecimento deste forum para avançar no processo de conseguir a cidadania portuguesa. Sou bisavô de português, deste modo vou retirar a cidadania da minha mãe para tirar a minha na sequencia.

Por favor, poderiam me auxiliar se estou no caminho certo na obtenção dos documentos brasileiros?

Preciso obter:

1) Certidão de óbito de meu bisavô Português Antonio Motta - falecido em Macaé - RJ em 1928 - 1930

2) Certidão casamento do meu bisavô Português Antonio Motta - Macaé - RJ (não sei a data)

3) Certidão de nascimento de meu avô Aquiles / Aquilis / Achiles Motta/Mota, nascido em Macaé - RJ 05/06/1920

Em Macaé tem 5 cartórios de registro civil, incluindo os cartórios de Quissama e Carapebus que foram cidades emancipadas de Macaé. Já solicitei há 2 dias a todos esses cartórios essas certidões, solicitei também a Paróquia de São João Batista de Macaé a certidão de casamento religioso e ao cemitério de registro de falecimento. Todos ainda sem sucesso.

Bisavô: Antonio Motta não sei a data de nascimento nem casamento, somente que era Português agricultor e que tinha terras em Macaé - RJ (não tenho certeza se seria em Macaé mesmo, ou Quissama ou Carapebus). Sei também que esses documentos estão disponíveis em Macaé, dado que meu avô Aquiles pesquisou tudo isso na década de 1970. Já pesquisei no Arquivo Nacional e acredito que ele deva ter entrado pelo porto do Rio de Janeiro em 1909 e faleceu em 1928-1930 esse seria o fundo BR RJANRIO OL 0RPV PRJ 11065 com ordem numero 0105. Tambem abri uma solicitação destes documentos no Arquivo Nacional e ficaram de me retornar. Perguntando a familiares nunca ouviram falar de nenhum parente que veio com o Antonio Motta, deve ter migrado sozinho para o Brasil.

Bisavó: Constância Pereira da Mota (não sei a data de nascimento, nem casamento, somente que era de Macaé-RJ e que faleceu em 1930 -1933).

Avô: Aquiles / Aquilis / Achiles Motta/Mota nascimento em Macaé - RJ 05/06/1920 (certidão de casamento consta 05/07/1920). Tenho o atestado de óbito e de casamento já atualizados. Casado com Maria de Lourdes Mota em 14/10/1950 em Colatina - ES. Óbito em 04/07/1989 em Dourados - MS.

Mãe: Já tenho a certidão de casamento e nascimento atualizada.

As minhas duvidas são:

1) Há algo mais que posso fazer para acelerar o processo para saber os nomes dos meus trisavôs (pais de Antonio Motta) enquanto estou sem resposta dos cartórios / paróquias / cemitério?

2) Devo pesquisar pelos imóveis de cartório imobiliário em busca dos dados de meu avô? É o mesmo processo de certidão de nascimento, somente solicitar "me envie a documentação de registros imobiliários da pessoa XXX"?

3) Devo contratar um especialista?

Muitissimo obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.