Qual a trajetória para à cidadania Portuguesa?

Sou filho de Português e meu Pai mora aqui no Brasil. Estou entrando na comunidade agora, pois comecei a pesquisar e fiquei meio perdido. Gostaria de saber se alguém pode me dizer qual o caminho a percorrer? Tenho dois irmãos. Há alguma forma dos 3 processos andarem juntos? POr onder começar e depois? Vi que empresas especializadas cobram em torno de R$ 8 mil prometendo conseguir no maximo em 18 meses. E por conta propria, quais seriam o custo e o prazo médio?
Desde já agradeço a atenção. OBrigado. Roberto.

Comentários

• Roberto

Não é nenhum bicho de sete cabeças fazer a sua cidadania portuguesa, os processos de seus irmãos e o seu são feitos separadamente, mas podem ser dada entrada ao mesmo tempo, isso quer dizer, que cada um tera que apresentar documentos em separado.
    Voce vai precisar dos seguintes documentos:
    - Certidão de nascimento do seu pai(portugues), o casamento dele deverá estar averbado em Portugal, senão terá primeiro que averbar, caso não tenha sido ele quem te registrou.
    - Certidão de nascimento, sua, de inteiro teor, com firma reconhecida, autenticado no Itamaraty e autenticada no consulado portugues.
    - Cópia de seu RG com firma reconhecida e autenticado no consulado portugues, pode mandar tambem ,caso queira, copia de passaporte, tambem com firma reconhecida e autenticado no consulado.
    - Requerimendo Modelo 1C, preenchido e assinado na presença de um funcionario do consulado e tambem autenticado no consulado.
    - Pagamento de 175 euros, em vale postal em nome da CRC de Lisboa.
    Enviar todos os docs para a CRC, via sedex mundi.
    Como no seu caso é por atribuição, leva entre 40 a 60 dias para sair a sua cidadania.
  • Que isso 8 mil????? Doa pra comunidade, que nao tem fins lucrativos , brincadeira!!!

e exatemente o q a sandra falou!!!
  • ôba, vai dar para pagar bacalhoada para todos
  • Cara, não contrate nenhum serviço... tem muitos tópicos de ajuda e aqui o ensinamos passo-a-passo sem pegar um centavo seu.
    A Sandra já passou as coordenadas, acredito que vc gastará em torno de 2 mil para 3 pessoas e conseguirá em no máximo 60 dias.

fuja desses urubús que querem o seu dinheiro!!!

qualquer dúvida volte a perguntar.
  • Dúvida ou desespero, consultar a Sandra ou o Serginho - sucesso na hora!
  • Gente, eu vou mandar pra Portugal a papelada toda, daqui uma hora e pouquinho... alguém sabe o que eu tenho que escrever no envelope pra lá, fora o endereço?
    Tipo, escrevo, Naturalização, ou Cidadania, ou algo do tipo???
  • Nino

Eu escrevi "atribuição de cidadania"
  • Nino

Vc nao precisa escrever nada, pois vc ja estara enviando o requerimento onde consta o tipo de processo.
  • ola galéraaaaaaa

nossa muito gente boa vcs viu,to tentando tirar minha cidadania portuguesa .
    toda minha familia por parte de mãe é de portugal da cidade de fontello mais só minha mae nasceu aqui no brasil para eu tirar minha cidadania portuguesa tenho que tirar primeiro a dela ou posso tirar junto com ela ???mandei o obito de minha avó agora para o consulado aqui de são paulo pois minha avó faleceu aqui no brasil e isso vai demorar en média 4 meses, gosataria de saber qual é o proscimo passo depois disso ???
    MUITO OBRIGADO PELA FORÇA AI GALÉRA , POIS TEM UM ADVOGADO QUE ME COBROU 15, OOO,OO PARA TIRAR A MINHA E DE MINHA MÃE.
    ABRÇ A TODOS.
  • Que boa surpresa!

Nossa, muito obrigado a todos e em especial à Sandra por trazerem tão rapidamente uma luz para meu caminho.
    E se não for muito abuso meu, gostaria de tirar algumas dúvidas em relação ao que foi falado:
    - "... o casamento dele deverá estar averbado em Portugal, senão terá primeiro que averbar, caso não tenha sido ele quem te registrou". Bom, foi meu pai que me registrou, mas ele casou aqui no Brasil. COmo faço para averbar o casamento dele em Portugal?
    - "Certidão de nascimento, sua, de inteiro teor, com firma reconhecida, autenticado no Itamaraty e autenticada no consulado portugues". Estou na Paraíba, tenho que ir pessoalmente a esses lugares ou existe algum endereço para que eu possa mandar essa documentação?
    - "Cópia de seu RG com firma reconhecida e autenticado no consulado portugues, pode mandar tambem ,caso queira, copia de passaporte, tambem com firma reconhecida e autenticado no consulado." - É a mesma dúvida anterior e que me lembra outra, não tenho passaporte, isso atrapalha em alguma coisa?
    - "Requerimendo Modelo 1C, preenchido e assinado na presença de um funcionario do consulado e tambem autenticado no consulado." - Pelo que entendi, para essa fase terei que ir até o Consulado, é isso mesmo ou posso mandar um procurador?
    Outra dúvida: uma amiga teve o processo de Green CArd atrasado por causa de erros de digitação em alguns documentos. Se eu precisar corrigir erros, como farei?
    Desculpem-me se faço tantas perguntas, mas gostaria de estar o mais próximo possivel do rumo certo para não ficar dando voltas no mesmo lugar.
    Não tenho esses R$ 8 mil para o processo e por isso estou aqui, mas será um prazer muito grande receber o pessoal da comunidade em POrtugal no ano que vem para uma boa bacalhoada com azeite e vinhos nacionais.
    Obrigado mais uma vez.
  • - "Certidão de nascimento, sua, de inteiro teor, com firma reconhecida, autenticado no Itamaraty e autenticada no consulado portugues". Estou na Paraíba, tenho que ir pessoalmente a esses lugares ou existe algum endereço para que eu possa mandar essa documentação?

A certidão de nascimento em inteiro teor, você pode pedir no cartório onde nasceu...a firma você reconhece em cartório, e as legalizações você manda para o Itamaraty pelo correio, em Brasília...e o selo consular, você pede na sua área de Jurisdição, de seu Estado não tiver, você manda via Sedex para São Paulo

- "Cópia de seu RG com firma reconhecida e autenticado no consulado portugues, pode mandar tambem ,caso queira, copia de passaporte, tambem com firma reconhecida e autenticado no consulado." - É a mesma dúvida anterior e que me lembra outra, não tenho passaporte, isso atrapalha em alguma coisa?

Você faz a mesma coisa da resposta anterior....Sobre o Passaporte, Não atrapalha não, seria o seu documento internacional....se tiver é bom mandar, mas não é obrigatório.

- "Requerimendo Modelo 1C, preenchido e assinado na presença de um funcionario do consulado e tambem autenticado no consulado." - Pelo que entendi, para essa fase terei que ir até o Consulado, é isso mesmo ou posso mandar um procurador?

O meu requerimento eu assinei no cartório, na frente das moças e elas reconheceram como sendo verdadeira a minha assinatura...aí no consulado, elas apenas confirmaram, e me deram o selo branco (ou consular)

Outra dúvida: uma amiga teve o processo de Green CArd atrasado por causa de erros de digitação em alguns documentos. Se eu precisar corrigir erros, como farei?

Não pense nos erros, (AINDA), comece a busca pelos documentos, depois leia tudo com calma...confira os nomes...e se tiver, volte aqui, e juntos tentaremos buscar uma solução.

Dúvidas são normais, não se acanhe de perguntar....qualquer dúvida, já sabe, é só postar..!
  • Roberto Mendoza

Sobre averbação de casamento eu não sei...pois não precisei fazer, mas com certeza algum expert...vai te ajudar nisso...

Boa Sorte!
  • Haha, Magina só Felipe, que isso...ainda tenho muito pra aprender...já aprendi bastante, é verdade...mas a cada dia aprendo uma coisinha nova aqui hehehe e o que importa é a nssa vontade em ajudar...hehehe

Abraçs
  • Aos interessados

O casamento so precisa ser averbado, caso a pessoa que fez o registro de nascimento não for o portugues.
    O obito averbado ou não, não interfere em nada no processo de cidadania, pode fazer ou não.
  • Dúvida para a Sandra

Sandra, como poderia ser o caso da "pessoa que fez o registro de nascimento não for o portugues." Seria o caso de filho adotivo? Só para esclarecer, Meu pai nasceu em Portugal, veio para o Brasil ainda jovem, casou aos 23 e me teve aos 25.
  • Roberto

O que eu quiz dizer é que quando não é o portugues que registra, precisa averbar o casamento, vou te dar um exemplo, no meu caso, minha mãe tem a cidadania portuguesa e meu pai não, e quem me registrou foi meu pai, então preciso averbar, mas se tivesse sido a minha mãe não precisava. Então vc tem que ver o seu caso, se quem fez o teu registro é o portugues.
  • Roberto

No seu caso, como seu pai é o portugues e se foi ele quem fez seu registro, não precisa averbar o casamento, mas se tivesse sido outra pessoa, sua mãe por exemplo, precisaria averbar.
  • Qualquer duvida que apareça, escreva aqui novamente.
  • Dúvidas

Dei uma olhada na minha certidão e constatei o seguinte: ela foi feita quando eu já tinha 4 anos de idade e consta: "declarante: os pais". Ou seja, os dois me registraram, isso é bom ou atrapalha?
    Desde já agradeço mais uma vez a atenção.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.