Dúvida em relação a casamento de antepassado

Bom dia pessoal, tudo bem?

Estou aguardando a pesquisa de assento de batismo da minha bisavó, vocês me ajudaram em outro tópico, agradeço muito.

Como estou com dificuldade de acesso aos documentos, inclusive os brasileiros, me surgiu aqui uma dúvida.

Apesar da minha bisavó ser casada com meu bisavô Angelo Fontolan (brasileiro), notei que na certidão de casamento do meu avô o nome dela consta Albertina de Jesus (Sem Fontolan).

Ainda não localizei a certidão de casamento dos meus bisavós, no cartório do óbito dela (Londrina - PR), não está, estou tentando contato com o cartório onde meu vô está registrado, mas não da linha o telefone (Bandeirantes - PR).

Minha dúvida é a seguinte, veja se conseguem ajudar:

Naquela época entendo que era meio obrigatório a mulher pegar o nome do marido. Se ela continua constando como Albertina de Jesus (Sem Fontolan), será que eles casaram no civil?

Se não casaram, e meu bisavô for o declarante do nascimento do meu vô, não consigo comprovar a nacionalidade portuguesa? (Ainda não tenho certeza dessa informação, pois não consegui a inteiro teor do meu vô ainda).

Desde já agradeço!

Comentários

  • Boa tarde pessoal.

    Continuando minhas buscas, descobri que os meus bisavós (Ela portuguesa e ele brasileiro) casaram, em Vila Bomfim SP. Ainda estou aguardando busca da certidão.

    Quanto ao meu avô, localizada a certidão de nascimento em Bandeirantes PR, ainda não paguei para me enviarem pois estou aguardando a busca de assento da minha bisavó portuguesa em Leiria. Então não sei ainda quem é o declarante, mas quase certeza foi o meu bisavô (brasileiro).

    Dúvida: Assim sendo, preciso transcrever o casamento dos meus bisavós antes de entrar com o processo de Atribuição do meu pai (neto)?

    Obrigada!

    Mariana

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado July 2021

    @marifontolan se o bisavô brasileiro ou uma terceira pessoa foi declarante do nascimento do filho, precisa transcrever o casamento

  • Obrigada @gsilvestre, vou aguardar então a certidão do meu avô pra ver quem foi o declarante, e também ver se encontro casamento dos bisavós.

  • Bom dia!

    Somente para atualizar, encontrei a certidão de casamento dos meus bisavós.

    E na do meu avô, realmente meu bisavô foi declarante.

    Agora só estou pendente encontrarem o assento de batismo da minha bisavó em Leiria e a certidão de nascimento do meu bisavô em sertãozinho, assim poderei pedi transcrição do casamento e iniciar o processo de neto do meu pai.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.