Portugueses tiveram filhos no Brasil, porém não se casaram, nem em Portugal nem no Brasil

Estou ajudando uns primos com a cidadania. Os avós Portugueses que tiveram 3 filhos no Brasil e ao que tudo indica não se casaram. Existe uma "fofoca" de que a avó Portuguesa teria sido casada em Portugal, por isso não teria se casado no Brasil. Essa situação tem saída?

Comentários

  • editado July 2021

    Porque se não tiver jeito nem vou me desgastar atrás das certidões. Obrigada!

    Alguém poderia me ajudar? @Leticialele talvez ... :)

  • @Regiani Scharlack , não respondi porque não sei o que fazer.

  • editado July 2021

    Se @Leticialele não sabe o que fazer então o caso é complicado mesmo rsrsrs (rir pra não chorar). Obrigada!

  • Bem @Leticialele , vou tentar achar o assento dela, aí veremos se existe algum casamento em Portugal averbado. Os primos acham que ela pode ter sido casada em Portugal pois se correspondia com uma filha chamada Celia que trabalhava nos correios em Lisboa (mas pode ser filha ilegitima). Foi tudo que conseguimos apurar por enquanto. Não vou desistir ainda, a minha quase desisti e agora estou feliz com ela e fazendo a do meu filho, graças a ajuda do Forum :)

  • @Regiani Scharlack , sim, é um caso complexo! Teria que analisar as certidões de nascimento, em minúcias, para ver como estão qualificados os filhos, quem foi o declarante, achar o assento de batismo da mãe, um eventual casamento em Portugal.

    São muitos fatores incertos para dar um conselho. Seria um mero palpite, o que não gosto de fazer.

  • @Leticialele está muito certo e só tenho a agradecer.

    Vou tentar focar na certidão dela. O declarante do nascimento dos filhos foi o pai Português. Achei as certidões (livro) no arquivo do cartório via family search. Não estão muito bem preenchidas. Se meu primo não conseguir a cidadania, completo mais este lado da arvore genealógica. Sempre tem um saldo positivo.

  • Eu entendo que se o declarante do nascimento foi o avô português, não haveria problemas, uma vez que a ascendência estaria estabelecida pelo lado do avô e os problemas com a avó poderiam ser dispensados de comprovação, afinal as pessoas não eram obrigadas a se casar.

    Digo isso porque no meu caso especifico, meus avós não eram casados, segundo todos os documentos daqui e de Portugal, busquei certidões de batismo e óbito para confirmar que permaneceram solteiros a vida toda e na de nascimento do meu pai não estava escrito que meus avós eram casados.

    Sendo o avô português, não vejo o caso como sendo complicado....se for apenas isso, claro.

  • @Vlad Lopes , o negócio é ir atras da certidão deles mesmo. Enquanto não acharmos não teremos certeza de nada. Abri um tópico para ver se me ajudam a encontrar a da avó Portuguesa para começar. Precisarei das duas de qualquer forma, já que os dois eram portugueses.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18480/ajuda-para-achar-assento-de-1883-em-lisboa#latest

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.