Ajuda para entender local de nascimento em certidão manuscrita de difícil leitura

Bom dia prezados!

Sigo na missão de buscar as origens de meu bisavô Português. No momento, estou tentando desvendar o local de nascimento dele. Encontrei a certidão de casamento dele no Brasil, porém no documento o local de nascimento está quase ilegível.

Lendo as postagens do fórum, notei que muitos aqui já conhecem bem os concelhos e freguesias de Portugal e já possuem habilidades incríveis com a leitura de manuscritos. Dessa forma, venho humildemente pedir ajuda para decodificar o local de nascimento do meu bisavô.

Segue o trecho da certidão:

Toda ajuda é muito bem vinda!

Desde já, agradeço imensamente!

Comentários

  • editado July 2021


  • Olá, @Flaf! Tudo bem?

    Infelizmente não estou conseguindo ler o seu comentário ☹️. Obrigado pela ajuda!

  • Desculpe, na verdade eu me enganei e não consegui apagar a mensagem.

  • @guiborn nossa, difícil

    kd @Leticialele com seus estudo de paleografia?! rsrs

    olha, creio que seja província de trás-os-montes, mas a freguesia tá complicada...

    Eu arrisco que começa com "To"... e terminha com "nha"

  • Olha, difícil, também acho que começa com To... mas olha uma lista das freguesias e não achei que algum dos nomes começados com To... possa ser esse.


  • @gsilvestre , já quebrei a cabeça com essa palavra!!! Os meus estudos de paleografia são de iniciantes!!

    Vá pesquisei todos os Concelhos e todas as Freguesias dos Distritos que compunham a Província de Trás-os-Montes.

    As duas opções que encontrei são "Talhinhas" (Bragança - Macedo de Cavalheiros) ou "Tresminas" (Vila Real - Vila Pouca de Aguiar).

  • @guiborn , perguntei em um grupo de genealogia, e algumas pessoas leram "Torrinha", Concelho de Vila Flor. https://tombo.pt/f/vfl17?fbclid=IwAR2jRI6JAVVb4-A56t5R0j_VLqPo1oZ9s-RWuoCMOugHVoUz6pDEBe4OXAU

    Qual o nome de seu bisavô e a data de nascimento?

  • guibornguiborn Member
    editado July 2021

    Oi pessoal! Obrigado a todos pelas respostas!

    @Leticialele O nome dele era Antônio Joaquim do Espirito Santo, nascido em 15/06/1864.

    Um fato curioso é que encontrei uma certidão de batismo de um tio avô meu no qual consta que o Português é de Concelho Trancoso - Bispado de Pinhel.


    Já busquei nos registros de batismo de 1864 de Pinhel (aparentemente estão digitalizados) e não encontrei o nome dele :(

    Seguem os dois arquivos (certidão de batismo do tio avo e a certidão de casamento do português), que aparentemente tem informações divergentes acerca do local de nascimento


  • @Leticialele eu tinha lido Torrinha também... mas a única "ligação" com freguesias que achei foi uma capela na freguesia de de Cabeção, concelho de Mora. Qual a ligação com a freguesia de Vila Flor?

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado July 2021

    @guiborn pode ser que não seja freguesia de Pinhel... pois o Bispado de Pinhel pode englobar outras freguesias... Ex.: Tamanhos fazia parte do Bispado de Pinhel, conforme consta do site do AD de Guarda (https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1216124)

    já vi um outro forista que teve essa mesma questão em relação a outro bispado (acho que de braga...)

  • @gsilvestre , foi uma pessoa, portuguesa, do grupo de genealogia que sugeriu!

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado July 2021

    @guiborn ache isso em um artigo sobre a Diocese de Pinhel (https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/18500/1/V03002-003-031.pdf): "Em 24 de Janeiro de 1817, procedeu o Bispo a uma nova divisão de arciprestados, em nome do «bom governo» e «mais fácil administração». O de Trancoso foi subdividido em três: Trancoso, Moreira e Alverca. O primeiro integraria as freguesias de Santa Maria de Guimarães, S. Tiago, Nossa Senhora da Fresta, S. Pedro, S. João intra muros, S. João extra muros, Rio de Mel, Venda do Cepo, Aldeia Nova, Aldeia Velha, Fiães, Freches, Carnicães, Torres, Frechão, Courelas, Tamanhos, Val de Mouro, Falachos, Souto Maior. O Arciprestado de Moreira abrangeria as igrejas de Santa Maria, Santa Marinha, Castanheira, Terrrenho, Torres, Moreirinhas, Val-dujo, Cotimos, Cogula, Freixial, Vila Gracia, Val do Seixo. O Arcipres-tado de Alverca compreenderia as igrejas de Alverca, Avelãs, Bouça Cova, Vila Franca das Naves, Vilares, Maçai da Ribeira, Cerejo, Feital, Ervas Tenras, Póvoa do Concelho, Granja, Momentinha, Gouveias, Penhaforte, Freixedas. A freguesia de Póvoa dei Rei, passou do Arciprestado de Trancoso para o de Avo."

  • @gsilvestre @Leticia54 muitíssimo obrigado pela ajuda e pelas informações! Então vocês recomendam que eu comece a busca por onde? Cada uma das freguesias que fariam parte do bispado de Pinhel?

    No arquivo distrital da Guarda é possível solicitar a pesquisa indicando apenas o concelho (sem ter que especificar a freguesia). Será que pode ser uma boa? Ou será que será muito difícil e demorado para encontrarem?

    Seria melhor me aprofundar acerca da província de Trás-os-montes e pesquisar algo mais sobre Torrinha?

  • @guiborn , sugiro que você entre em contato com o Arquivo Distrital da Guarda e solicite, bem gentilmente, se podem ajuda-lo a decifrar a Freguesia. Se for de lá, eles saberão como buscar!!

    Mande a certidão como anexo!!

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado July 2021

    @guiborn não esqueça de colocar nas possibilidades solicitar ao AD Bragança uma pesquisa na freguesia de Vila Flor, considerando o que a @Leticialele trouxe! Creio que a informação constante da certidão de casamento seja mais confiável do que o baptismo do filho

  • editado July 2021

    Poderia ser Pontesinhas? Povoinha?


    @guiborn , se possível, coloque o arquivo por inteiro, às vezes é possível decifrar uma letra olhando outras parecidas.


    Pra mim, a primeira letra da freguesia aí poderia ser tanto um T quanto um V. O meu V cursivo é bem parecido com o da imagem.

  • @guiborn , de que ano é essa certidão? Diz que ele estava com 33 anos.

  • editado July 2021

    @guiborn , fala o nome dos pais, vou procurar essa certidão.

    Em Trancoso, tem a Quinta das Torrinhas!!

  • @Leticialele agradeço imensamente sua ajuda e de todos aqui no fórum!

    O nome do pai era Joaquim Antonio (apenas) e a mãe Maria do Espirito Santo.

    A certidão de casamento é de 29 de setembro de 1902 (sendo assim ele seria de 1869 se tivesse 33 quando casado).

    Na certidão de óbito dele (14/02/1955) consta que ele tinha 90 anos (então ele seria de 1864).

    Em seu túmulo consta a data de nascimento 15/06/1864 e óbito 14/02/1955.

    Obrigado!

  • Oi @Leticialele, tudo bem? Essa Quinta das Torrinhas seria uma freguesia? Não achei nada a respeito no Google :(

  • @guiborn , seria uma localidade na Freguesia de Trancoso.

  • @Leticialele estou procurando nos registros de São Pedro de Trancoso, mas até agora sem sucesso. A melhor forma de encontrar é realmente sair buscando pelo nome nas imagens escaneadas (https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1215837)?

  • @guiborn , sim... Já li quase todos os passaportes de Viana do Castelo até encontrar uma pessoa!! É um trabalho de formiguinha, quando o nome não é encontrado em sites de busca!!

  • Bom dia pessoal. Agradeço novamente pela ajuda.

    @Guilherme Moreira busquei nos arquivos digitalizados de Santa Maria, mas infelizmente sem sucesso. Enviei um pedido de busca no Arquivo Distrital da Guarda e no Arquivo Distrital de Bragança e vou aguardar para ver se encontram algo. Enquanto isso, vou seguir a sugestão da @Leticialele e sair procurando manualmente nas digitalizações disponíveis online.

    Bom final de semana a todos!

  • Boa tarde pessoal, tudo bem?

    Recebi a seguinte resposta em relação ao meu pedido de busca no arquivo distrital da Guarda. Pelo que eu tinha entendido, no caso do pedido de pesquisa não era necessário saber a freguesia exata de nascimento (vide foto abaixo). Alguém tem conhecimento de situação semelhante? Acham que devo tentar novamente?


    MENSAGEM RECEBIDA

    Exmo Senhora

    Exmo Senhor.

    A indicação precisa da naturalidade do registado é informação fundamental e indispensável à localização de um registo desta natureza.

    Cumpre informar que este Arquivo Distrital apenas executa pesquisas, limitadas, tendo em vista a satisfação de pedidos de emissão de certidões ou de reproduções não certificadas de documentos.

    O pedido de pesquisa apresentado, configura um serviço de investigação que este Arquivo não presta e que cabe aos interessados executar através da consulta dos documentos no erviço presencial de leitura ou das reproduções “online”, se disponíveis.

    Com os meus cumprimentos,


  • @guiborn

    Como eles te responderam, os ADs fazem pesquisas "limitadas". Eles não vão sair olhando os livros de todas as freguesias de um concelho. Pois a busca é manual. Nesse caso, é você que tem que ir de freguesia em freguesia olhando os livros.

    É diferente das certidões pós-1911, já informatizadas, onde com menos dados é possível se achar rapidamente um assento.

  • Boa tarde novamente pessoal!

    Abri todos os registros de todas as freguesias de Trancoso disponíveis em https://tombo.pt/m/tcs e busquei nos batismos de 1864 por ele, porém infelizmente sem sucesso. Sendo assim, gostaria de pedir ajuda novamente para decifrar mais dois trechos da certidão de casamento.

    O primeiro trecho é no que diz respeito à idade de Antonio Joaquim no ato do casamento (setembro de 1902). Como a @Leticialele diz, ela leu "trinta e trez annos", o que me deixou confuso pois 1902 - 33 = 1869, diferente do ano de 1864 que consta no túmulo.

    O segundo trecho diz respeito ao local de falecimento do pai de Antonio Joaquim, cujo nome era Joaquim Antonio. Estou tentando decifrar o que está escrito, que me parece "aquelle falecido (?) digo, (?) em Portugal e esta aqui neste mesmo Paiz". Minha esperança é que Antonio Joaquim tenha nascido no mesmo local de falecimento do pai, sendo possivel assim encontrar o registro de batismo.

    Será que alguém poderia me ajudar a decifrar?


    Segue uma foto do túmulo dele, onde consta a data de nascimento em 1864 e a certidão de óbito (14/02/1955), onde consta que ele tinha 90 anos (1955 - 90 = 1964).



    Segue também a certidão de casamento inteira, caso seja de ajuda.


    Desde já muito obrigado a todos!

  • @guiborn , confirmo o "trinta e trez annos"

    "...aquele fallecido nesta, digo, fallecido em Portugal e esta rezidente no mesmo País."

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.