Nome de portuguesa após casamento no Brasil é o mesmo de solteira. Pode haver questionamento?

Boa noite a todos!

Estou preparando a documentação visando o pedido de nacionalidade de minha sogra, filha de portugueses.

Diferentemente do que normalmente vemos, a mãe dela permaneceu com o nome de solteira após o casamento ocorrido em 1927 no Brasil. Todos os documentos da minha sogra, como certidão de nascimento, casamento, identidade, etc., o nome da mãe portuguesa é o nome de solteira que consta na certidão de casamento de 1927.

Será que isso pode gerar algum questionamento em função de não ser um costume do passado e a conservatória pedir documentos adicionais de comprovação?

Outra dúvida é que na certidão de nascimento dela, o nome do avô materno está sem uma partícula de ligação "de" entre o nome e o sobrenome, em relação ao que consta na certidão de batismo da mãe que recebi do Arquivo Distrital. Esse erro no documento brasileiro pode ser um problema, ou tenho que retificar?

Muito obrigado!

Comentários

  • editado July 2021

    @egonçalves , nenhum problema nos dois casos - a mulher NÃO é obrigada a trocar o nome com o casamento; as partículas de ligação no nome e apelido (sobrenome) podem ser livremente colocadas e retiradas.

  • @Leticialele , muito obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.