Ajuda a localizar documentos e montagem do processo de atribuição para neto

Pessoal, boa tarde!

Eu andei lendo muito aqui no fórum e vi que todos são bem receptivos e dispostos à ajudar o próximo, e então decidir criar minha conta.

A minha situação é a seguinte: eu quero tirar minha cidadania portuguesa (Europeia) e para isso, minha mãe precisa tirar primeiro porque ela é a neta dos Portugueses, que são meus Bisavós.

Eu localizei os documentos de imigração dos meus Bisavós e consegui localizar onde nasceram e a filiação de ambos, sendo assim, já enviei um e-mail à conservatória de Funchal (Ilha da Madeira - Portugal) solicitando os assentos de batismo e a certidão de casamento.

-Gostaria de saber o que é preciso para que eu consiga tirar a cidadania sozinho?

-Quais são os documentos necessários e quais são os documentos que precisam ser apostilados e traduzidos?

-Os documentos vindos de Portugal, preciso apostilar, realizar a tradução deles ou algo do gênero?

-Os documentos precisam ser reprográficos ou digitados? Se sim, quais?

-Como posso localizar o documento de casamento dos meus Bisavós?


Nome do Bisavô: Jorge Aguiar

Nascimento : 1924-SET-14

Filiação : João de Aguiar e Agostinha Julia de Jesus


Nome da Bisavó: Maria Bernardete de França Dias

Nascimento : 1923-JAN-1923

Filiação : Manuel de França Cassaca e Josefina de Jesus Dias


Agradeço a todos!

Comentários

  • Eles já vieram casados de Portugal?

    Como ambos nasceram depois de 1911, os assentos de nascimento deles já estão informatizados. E, se casaram lá, capaz de o casamento constar como averbação no assento de nascimento.

    Se quiser agilizar o processo, pode pagar 10 euros e receber rapidamente o assento de nascimento através do civilonline. Uma cópia desse assento, por já estar informatizado, já é o sufciente na parte de documentos de nacionalidade do(s) português(es). Não precisa apostilar esse documento.

    Boa Ventura é uma freguesia no concelho de São Vicente, Ilha da Madeira. Você já tem todas as informações para pedir direto no civilonline.

  • Carlos, boa noite!

    Eles vieram casados de Portugal.

    Eu entrei no site e pedi o assento de nascimento.

    Para a certidão de casamento, como que funciona? Eu peço no mesmo site com os mesmos dados?

    Exemplo: Boa Ventura - São Vicente - Ilha da Madeira

  • @MatthAguiar , sim, peça a certidão de casamento pelo civil online.

  • editado July 2021

    Eu esperaria chegar o assento de nascimento do civilonline (é coisa de 1 ou 2 dias).

    Acho que se o casamento já estiver averbado ali, nem precisa a de casamento, certo @Leticialele ?

  • @CarlosASP , sim, pode ser que já esteja averbado.

    Desculpe, @MatthAguiar , se estiver averbado, não precisa pedir certidão de casamento.

  • Bom dia pessoal!

    Leticia e Carlos, obrigado pelas respostas!

    Eu recebi a certidão de nascimento da minha Bisavó, e verifiquei que consta a averbação do casamento no fim da certidão, conforme exemplo abaixo:

    "Averbamento no. 1, de 2021-07-05

    Casou catolicamente com Jorge Aguiar, em 26 de fevereiro de 1949, na freguesia da Boa Ventura, concelho de São Vicente. Assento n.º 22. Em 4 de março de 1949.

    Oficial de registos(a) Claudia Patricia Camacho Lopes, Conservatória do Registo Civil/Predial/Comercial/Cartório Notarial de São Vicente

    Cota : Informatização do assento n.º 27/1923, lavrado em 22/01/1923, na Conservatória de São Vicente. - 2021-07-05"

    Eu tenho algumas duvidas, são elas:

    -Preciso pegar a certidão de nascimento do meu Bisavô também?

    -Conforme vocês mencionaram sobre a averbação, não preciso pegar a certidão de casamento?

    -Na página civil online consta o seguinte : "A visualização deste documento por pessoas ou entidades autorizadas, equivale para todos os efeitos legais à entrega de uma certidão. A impressão do documento não tem valor de certidão". Como farei para que esse documento tenha valor de certidão, visto que a impressão não tem o valor de uma?

  • @MatthAguiar , se o casamento com seu bisavô está averbado, pode mandar cópia simples da certidão obtida no civil online no processo. Embora não tenha valor de certidão, está informatizada. Quando o Conservador for analisar o processo, vai consultar sua validade no sistema deles. Não se preocupe.

    Imprima quantas vias da certidão precisar, uma para cada processo que for enviar.

    Não precisa da certidão do bisavô, nem a certidão de casamento.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele Obrigado pela resposta!

    Então a parte com a documentação de Portugal está certa.

    Agora, o que preciso aqui no Brasil? No meu caso, tenho que pegar os documentos da minha mãe e do Pai dela, ele é falecido.

    Eu sei em qual cartório eles foram registrados.

    Da minha mãe, quais seriam os documentos? Eles devem ser apostilados, reprograficos, digitados e traduzidos?

    Do meu Avô, quais seriam os documentos? Eles devem ser apostilados, reprograficos, digitados e traduzidos?

  • @MatthAguiar , do seu avô, a certidão de nascimento inteiro teor, apostilada;

    da sua mãe, a requerente, a certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada; se ela trocou o nome com o casamento, certidão de casamento, que não precisa ser apostilada, APENAS para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o RG ou passaporte que contenha a filiação;

    Cópia autenticada e apostilada do EG ou passaporte que contenha a filiação;

    Atestado de bons antecedentes de todos os países em que tenha residido após os 16 anos. No Brasil, é a certidão de antecedentes fornecida pela Polícia Federal - imprima a certidão e, no verso, a autenticação. Faça por último, porque só tem 90 dias de validade;

    Pagamento de emolumentos, no valor de 175 euros, com cartão de crédito virtual (do app do seu banco ou algum tipo Nubank) Pode usar o cartão de qualquer pessoa, tomando o cuidado de colocar o nome da sua mãe como Requerente - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Confirmado o pagamento, receberá, no email cadastrado, o Formulário 1D que deverá ser impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras, e levado a qualquer Cartório de Notas para assinar e reconhecer a firma por autenticidade.

    Imprima, também, o email que encaminha o Formulário, que também serve como recibo;

    Prova de vida, feita no Consulado, se sua mãe tem mais de 70 anos.

    Junte todos os documentos e mande para a CRCentrais - Lisboa, pela DHL, mais rápida e segura nesses tempos de pandemia.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele Agradeço demais toda a atenção, agilidade e clareza nas respostas!

    Conseguiu tirar todas minhas dúvidas, farei o processo com muito mais tranquilidade, tendo em vista que tenho todas as informações reunidas com clareza.

    Por ultimo, so peço a gentileza que me confirme o endereço da CRCentrais - Lisboa.

    Eu vi em um tópico que você ajudou uma pessoa e passou um endereço com o CEP diferente do que eu localizei no Google.

    Poderia me confirmar o endereço?

  • Uma outra duvida que me surgiu agora... no apostilamento de alguns documentos, a tradução juramentada ja é realizada?

    Peço desculpa caso a pergunta se pareça obvia, mas acabou surgindo :)

  • @MatthAguiar , tradução juramentada é diferente de Apostila de Haia!

    Se algum documento tiver que ser traduzido, a própria tradução tem que ser apostilada!

    O endereço da CERCentrais é:

    Conservatória dos Registros Centrais

    Rua Rodrigo da Fonseca, 200

    1099-003 - Lisboa

    OBS: Você vai ver os números 198, 200 e 202. O prédio é imenso, qualquer um serve!!

  • @Leticialele Então no meu caso, eu devo realizar algum tipo de tradução?

    Eu chegando nos cartorios no Brasil e pedir apostilamento, eles vão apostilar de que forma? Em Haia? Ou Devo pedir apostilamento em Haia?

  • @MatthAguiar , você tem documentos em língua estrangeira?

    Se os documentos forem brasileiros, basta ir a qualquer Cartório de Notas e pedir para apostilar. O nome da apostila é "de Haia" porque foi em uma convenção nesta cidade que criaram essa forma de legalizar documentos de um país para valerem em outros países.

    Ex: documentos brasileiros são apostilados no Brasil e valem em Portugal;

    Documentos portugueses são apostilados em Portugal e valem no Brasil.

    Se precisar de alguma tradução, a tradução juramentada também deverá ser apostilada.

  • @Leticialele Não tenho documento em lingua estrangeira, apenas documentos Brasileiros.

    Entendi certinho!

    Por ultimo, juntando toda a documentação, basta apenas colocar em uma pasta e enviar ou preciso especificar algo dentro dela por escrito?

  • @MatthAguiar , junte todos os documentos em um envelope e envie pela DHL. Eles vão colocar em um envelope próprio para envio de documentos, dar um recibo com o número de WAY BILL, com 10 dígitos, que é o código de rastreamento.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele Realizarei todos os processos para dar continuidade na atribuição da nacionalidade.

    Muito obrigado pela atenção e disponibilidade,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.