Novela "mexicana" o que faço???

AlanaAlana Member
editado October 2021 em Busca de certidões portuguesas

Gente achei o assento da bisa perdido... mas para nossa surpresa a mãe dela era... solteira... e o segundo nome dela, está diferente... só nome próprio... ela não recebeu sobrenome... mas a mãe e os avós são os mesmos... ou seja, era ela mesma... terei q retificar o nome dela em todos documentos? alguém me ajuda a decifrar o documento?

[removido]

Comentários

  • editado July 2021

    @Alana , não tem segundo nome!

    É só Balbina, filha natural de Delphina Catharina, nascida às 11 horas da noite do dia 1 de agosto de 1873

    Neta materna de Antonio Póvoa e Constancia Catharina

    O que aparece embaixo do nome, à esquerda, é o local em que ela nasceu - Cordinhã, Concelho de Cantanhede, Diocese de Coimbra

  • AlanaAlana Member
    editado July 2021

    Muito obrigada!!! Entendi que era Terezinha, o nome que aparece do lado esquerdo do registro, onde aparecem só os nomes das crianças e dos pais... o pai dela pelo jeito a registrou depois, pq vi uma irmã dela 2 anos depois registrada... mas isso não seria problema sim? O marido dela também era português e busquei este assento somente para fazer a transcrição. Eu tenho que pedir agora os assentos apostilados? Demoram muito a enviar? No caso se for Terezinha mesmo, teria que tirar o Catharina dos registros de casamento e da filha dela?

  • @Alana , não tem Terezinha alguma no assento!! O que tem escrito embaixo de "Balbina", na margem esquerda, é "Cordinhã" , Freguesia do Concelho de Cantanhede, local em que ela nasceu!!!

    A certidão para transcrição do casamento não precisa ser apostilada. Peça Narrativa, certificada, em papel, à Universidade de Coimbra

  • @Alana

    O que poderia nos contar é como saiu de Aveiro e foi parar em Coimbra?

  • AlanaAlana Member

    @Guilherme Moreira na verdade ela nasceu em Catanhede e o assento encontrei nos arquivos da Universidade de Coimbra... o passaporte é que parece que foi tirado no Aveiro... pode ser que à essa altura ela morava mais perto, não? Vou fazer o pedido dos assentos, este dela e o do esposo dela, que era de Mortágua... Acho que devo pedir cada um em um dos arquivos distritais devidos, certo?

  • AlanaAlana Member

    @Leticialele eu vi o Cordinhã horas depois, eu estava tão "cega" de ler mais de 500 registros ontem rsss. obrigada novamente. Mas não precisarei depois desses assentos apostilados? O cartório daqui de Minas Gerais, onde nasceu a avó q me disse q teriam que ser apostilados... No caso da retificação ser simples, não precisa de advogado, certo?

  • AlanaAlana Member

    @Leticialele uma pessoa me disse que deveria pedir que enviasse à PGR ambos assentos para apostilar... disse q assim foi o processo de seu avô... achei mesmo estranho!

  • @Alana

    Mas como descobriu que era Cantanhede? Essa foi a pergunta que tentei fazer.

  • @Alana , para a retificação precisa do assento de batismo certificado e apostilado.

    Peça ao Arquivo Distrital para mandar a certidão para a PGR

    Mande um email para o AD e a PGR, juntando o requerimento, a cópia da identidade e o vale postal de 10,20 euros (fiz, nos Correios, com o nome de P.Roger) informando que a certidão será encaminhada para eles. Depois, a própria PGR envia para você, já apostilado.

  • AlanaAlana Member

    @Leticialele eu perguntei no email q enviei aos arquivos se posso fazer transferencia... parece q os correios não estavam fazendo mais... vou aguardar...

  • AlanaAlana Member
    editado July 2021

    @Guilherme Moreira Intuição feminina meu caro, nunca falha hehehehe.... Achei um passaporte de um homônimo do pai dela, mas sem saber q era ele... e que veio 18 anos antes dela... e dizia Catanhede... depois no family search, ontem, apareceu um óbito de uma possível tia dela, também de CATANHEDE... só os nomes dos pais eram iguais, sobrenomes bagunçados... fui na intuição a Catanhede, pq eu li quase 300 registros do Aveiro e nada... e bingo! um povoado bem pequeno e quase todos familiares da mãe dela nasceram lá... e detalhe, o pai não a registrou! Só soube q era ela pelo nome da mãe, dos avós e pelo ano de nascimento de acordo com a idade q ela tinha ao casar, pq nem isso eu sabia!

  • AlanaAlana Member

    @Guilherme Moreira Posso dizer que eu pedi a Deus um sinal e fiquei bem atenta... isso q chamo de intuição! Mas ontem eu apelei mesmo para oração porque era algo que eu queria muito encontrar!

  • editado July 2021

    @Alana , eu fiz um vale postal de 10,20, segunda-feira passada, para P.Roger, para manutenção de estudante. Endereço: Rua da Escola Politécnica 140, Lisboa Portugal - 1269269

    Mandei cópia do meu CC, Cópia do vale postal e cópia do requerimento, por email, ao Arquivo Distrital de Viana do Castelo com cópia para a procuradoria da República!!

  • AlanaAlana Member

    @Leticialele fiquei semanas sem vir aqui e acabo de ler seu comentário, já fiz esses vales tbm e já aguardo pelas apostilhas! espero q enviem logo... vc já teve notícias? esse envio de 10.20 será seguro?

  • @Alana , ainda não recebi!! Nem a certidão do AD nem a certidão apostilada!!

  • @Leticialele desculpe o sumiço, tudo bem? Eu consegui enviar os documentos, não transcrevemos o casamento mas acho q por ambos serem portugueses, os avós, pode cair em exigência. O que vc acha? É porque o nome da mãe do avô sai errado e o cartório se negou a retificar somente com o batismo do avô... aí teria q ser judicial. Mas hoje penso que podemos, já que encontrei, através do próprio batismo da mãe dele, retificar e deixar isso pronto caso caia em exigência. O que vc me aconselha?

  • @Alana , se já mandou, aguarde para ver se vai cair em exigência.

    Se precisar retificar, terá tempo suficiente para fazê-lo!!

  • @leticialele li que o prazo que dão seria uns 20 mais 30 dias úteis. Será que conseguiria? Temo por causa desse prazo. Até que cheguem os documentos de Portugal... Obrigada por responder!!!

  • @Alana , a retificação administrativa leva uns 30 dias para ser concluída.

    Se você precisar de mais prazo, basta mandar um email para a Conservatória, explicando as providências que está tomando e pedindo a extensão do prazo.

  • @leticialele Obrigada!!! Tenha um excelente dia!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.