Dúvida sobre homologação do divórcio

Boa noite

Na semana passada o processo de nacionalidade da minha mãe foi terminado e agora eu pretendo começar o meu e do meu irmão. Acontece que a minha mãe (neta de portugueses) se divorciou durante o andamento do processo que foi iniciado em 2018, então nos documentos dela constava que ela era casada.

Eu sei que preciso fazer a transcrição do casamento dela pra dar entrada no meu processo, mas queria saber se vamos precisar oficializar esse divórcio deles antes de iniciarmos os outros processos ou se isso pode ser feito futuramente. Se sim, só pode ser feito com advogado? Alguém tem ideia do custo?

Obrigado.

Comentários

  • @zffr , pode apenas transcrever o casamento. Pode deixar o divórcio para averbar futuramente, ou nunca fazer, se não for necessário.

  • zffrzffr Member

    @Leticialele Fiquei preocupado com isso porque ela deu entrada no processo dela ainda com o nome de casada, e as novas certidões vão sair com o nome dela de solteira, então imaginei que pudesse ocorrer algum problema por causa disso,

    Algumas outras dúvidas:

    1 - Em que ordem seria conveniente fazer os documentos portugueses de minha mãe? Depois da transcrição ou antes?

    2 - Vale a pena fazer a transcrição do casamento pelos consulados aqui no Brasil ou é melhor enviar para Tondela ou alguma outra conservatória?

    Obrigado pela atenção.

  • @zffr :

    1 - O ideal seria fazer o CC depois da transcrição, e ela ficará como casada em Portugal. Depois, quando homologar a sentença de divórcio em Portugal, atualiza o cartão cidadão. Ela só precisa do CC e do passaporte se pretende viajar como portuguesa.

    2 - Sim, se morar no RJ ou ES, faça pelo Consulado do Rio; em SP ou MS, pelo Consulado de Santos. Para fazer em Portugal, o ideal é fazer em Ponta Delgada (Açores). Em todos esses locais a transcrição sai em mais ou menos 1 mês.

    Para a atribuição dos filhos, sua mãe só precisa da transcrição do casamento.

    Ele só faz CC e passaporte se desejar viajar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.