Ajuda com busca de registro de batismo

Estou reunindo os documentos para dar início ao processo de cidadania portuguesa de Neto para meu pai. Meus bisavós eram ambos portugueses, casados no Brasil, portanto preciso providenciar a transcrição do casamento em Portugal. Tenho todos os documentos de meu bisavô português, mas não consegui localizar o registro de batismo de minha bisavó. Na certidão de casamento consta apenas que ambos bisavós são naturais da ilha da Madeira, sem menção de cidade. Localizei os assentos dos irmãos de minha bisavó no arquivo de Madeira, todos registrados na Paróquia da Calheta.


Também não tenho confirmação de data de nascimento, pois não consta nos documentos que possuo. Por relato de um parente, ela teria nascido em 12/10/1888. 


Sei que antes de minha bisavó nascer, a família esteve no Havaí por um período indefinido, pois encontrei o pedido de Passaporte para o Havaí datado do ano de 1884. Porém não sei quando eles retornaram a Portugal. Então é possível que minha bisavó tenha nascido no Havaí, e por isso não tenha encontrado registro dela no arquivo de Madeira (e caso ela tenha nascido no Havaí, não sei o que isso implica para o processo - já que a certidão de casamento dela com meu bisavô português informa que ela é Portuguesa também). Alternativamente, ela também pode ter nascido em outra parte de Portugal (mas até o momento não encontrei registros). 


Preciso de ajuda para localizar o assento de batismo dela, pois sem ele não consigo realizar a transcrição. Se alguém que tenha esta expertise puder ajudar, ficaria muito grato! Vou resumir as informações que tenho até o momento:


Nome: Maria Pereira dos Santos (Maria Pereira dos Santos Iria, após o casamento)

Filiação: João Pereira dos Santos e Cândida de Agrela (no Brasil encontrei várias grafias - Candida de Agrella, D'agrella)

Possível data de nascimento: 12/10/1888

Local: incerto. Documentos brasileiros dizem "natural da Ilha da Madeira".

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2021

    @Pitta123

    Nesse passaporte para o Havaí não aparece a localidade da familia da pessoa?

    No fs, há uma seção chamada catálogos e no de portugal, há uma listagem de passaportes de honolulu, se não me engano. Você poderia olhar lá.

    Você também pode pedir uma busca no Arquivo Regional da Madeira pela sua bisavó.

    Ou buscar pelo batismo ou passaportes no site da torre do tombo.

    E em ultima análise, vc poderia verificar na 4a crc do porto ou em outras conservatoria pela "transcrição de casamento com supressão de certidão". Custa 100 euros a mais e você precisará de uma certidão negativa por parte do Arquivo Regional.

    Boa sorte!

  • Olá, estou em busca da Certidão de Nascimento/Batismo do avô da minha sogra.

    JOAQUIM DE ALMEIDA

    FILIAÇÃO: AUGUSTO AMARAL DE ALMEIDA E MARCOLINA DE JESÚS

    NASCIMENTO: 15 DE JUNHO DE 1893.

    DISTRITO: GUARDA

    CONCELHO: GOUVEIA

    FREGUESIA: SÃO PEDRO, OU PODE TER SIDO TAMBÉM EM SÃO JULIÃO.

    Também temos conforme o livro abaixo essas informações que podem ajudar.


    Se puderem me ajudar, muito obrigado desde já.

  • @marcelitosilva

    os arquivos do referido ano e freguesias não estão online https://tombo.pt/f/gva16 / https://tombo.pt/f/gva18 terá que solicitar pesquisa em https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/oservices

  • Obrigado, vou tentar.

  • @guimoss Obrigado pelo auxílio! Elucidou bastante as possibilidades.

    No passaporte para o Havaí tem a naturalidade do requerente (Calheta - Madeira), ou seja, do pai da minha bisavó. Além disso, todos os irmãos da minha bisavó foram registrados em Calheta também, só ela não aparece nos registros da Paróquia. Solicitei a busca no Arquivo de Madeira com os dados que possuo, para pelo menos obter a certidão negativa (como você instruiu - obrigado!).

    Encontrei um pedido de passaporte para São Paulo datado de 1890, então consegui montar uma linha do tempo:

    1884 - Tataravós vão para o Havaí com um filho pequeno. Não encontrei registro de quando retornam a Portugal.

    1888 - Nasce minha bisavó.

    1890 - A família emigra para São Paulo.

  • @Kleber Silva Aguiar Na minha família os nomes repetem bastante, para "ajudar" hehehe. Certa vez tive dificuldade em identificar um parente pois haviam dois irmãos com o mesmo nome! Demorei a descobrir qual dos "Manuéis" era meu ascendente direto. kkk

    Esta Maria Pereira dos Santos é irmã do meu tataravô.

    Obrigado pela ajuda!

  • @Pitta123

    Por que não solicita a cópia simples digital do processo de passaporte de 1890?

  • @Pitta123

    mencionou que Maria assumiu o apelido "Iria, após o casamento"

    seria dela esse passaporte? https://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/passaportes/index.php?id=40144 ou mais uma homônima?

  • @Guilherme Moreira Boa noite! Com certeza solicitarei!

  • @Kleber Silva Aguiar Ela mesma, Kleber! Muitíssimo obrigado! Mesmo que não tenha a data de nascimento dela neste passaporte, já foi possível descobrir que é natural de Ponta do Sol. Ainda não encontrei o registro de batismo, mas fiz pedido de busca ao Arquivo Regional. Com esse passaporte acho que as chances aumentaram consideravelmente.

    Obrigado a todos que ajudaram, faz muita diferença para quem está começando.

  • @guimoss Quando entrei em contato com o Arquivo de Madeira, visando obter a Certidão Negativa para poder transcrever o casamento com supressão de certidão, recebi a seguinte resposta:

    "Após consulta ao passaporte de João Pereira dos Santos, verificamos que a filha Maria foi batizada em país estrangeiro, daí não se localizar nas nossas Bases de Dados". Se trata do processo de passaporte da família para o Brasil, onde está escrito "Maria foi batizada em país estrangeiro" (já solicitei este documento na íntegra).

    Estou supondo que este local estrangeiro se refira ao Havaí (por existência de outro passaporte de ida até lá, antes do nascimento da minha bisavó) mas todos os documentos brasileiros que tenho (casamento e óbito) a declaram como PORTUGUESA natural da Ilha de Madeira. Ou seja, minha bisavó é estrangeira em Portugal, mas Portuguesa no Brasil...

    Como devo proceder neste caso, para transcrever seu casamento com meu bisavô (comprovadamente) português? Portugal irá considerar minha bisavó nubente estrangeira?

    Não sei se é relevante para este caso, mas meu bisavô (português) é o declarante na Certidão de Nascimento do meu avô, que é por sua vez declarante do meu pai. Ambos registrados com dias do nascimento.

    Obrigado pela ajuda!

  • Obs: Não tive nenhuma sorte em encontrar registro da minha bisavó no Havaí pelo Family Search...

  • Boa tarde,

    Estou em busca da Certidão de Nascimento ou Batismo do meu Bisavô.

    Estou procurando junto a família documentos para auxiliar nessa busca.

    Procurei no Arquivo distrital de Vila real, encontrei neles algumas paróquias que tinham registros de batismos, mas não consegui localizar o do meu Bisavô.

    Estes são os dados que tenho dele.

    NOME: JOSÉ LUIZ PEREIRA

    FILIAÇÃO: JOSÉ DA CRUZ PEREIRA E UMBELINDA DA CONCEIÇÃO

    NASCIMENTO: 6 DE SETEMBRO DE 1895.

    DISTRITO: VILA REAL

    CONCELHO: PESO DE RÉGUA

    FREGUESIA: PESO DE RÉGUA


    Agradeço muito qualquer ajuda!

  • @Pitta123

    Existe um sociedade genealógica portuguesa no Havaí. Talvez eles possam te dizer como achar um nascimento lá em 1888, pois nessa data o Havaí não fazia parte ainda dos EUA (era um reino independente). O governo estadual do Havaí só tem registros de nascimento etc a partir de 1909,

    https://www.portuguesegenealogicalandhistoricalsocietyofhawaii.com/

    A biblioteca do estado tem listagens de nascimento - mas só a partir de 1896.

    "Indexes to birth records for the years 1896-1909 are available at the Hawaii State Library (Main Library, Hilo, Kahului, Kaneohe, Lihue, and Kailua-Kona), and the University of Hawaii Library, Hawaiian Collection. These are indexes only. Actual birth records are with the Department of Health. Call (808) 956-8264 for further information."

    Tem um livro de 1930 sobre famílias portuguesas no Havaí. No índice lista um Carlos d'Agrella em Maui; não sei se seria parente. Numa olhada rápida não vi nenhum "Santos" ou "dos Santos":

    https://9f47d824-9f56-425c-80e0-507dfb005a4e.filesusr.com/ugd/fc2f3f_ef2c2dc3c646468dbbfd355845fc4852.pdf

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2021

    @Pitta123

    A sua situação é bastante peculiar.

    Voce pediu o passaporte dela que o @Kleber Silva Aguiar te indicou na mensagem abaixo? Pode ter mais dados, tendo em vista que a resposta do Arquivo Regional foi em relação ao seu trisavô.

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/251611/#Comment_251611"

    Lendo o que o @CarlosASP falou, vou te dar algumas opções:

    1) se a bisavó foi batizada em país estrangeiro (pelo seu relato, no Havaí - antes de ser EUA), infelizmente ela não é portuguesa.

    Vc precisará pesquisar esse batismo por lá (considerando que não haja mais nenhum país em que ela possa ter nascido) e se não encontrar irá precisar de uma certidão negativa emitida pelo Havaí, dizendo que não encontrou.

    E aí você junta com essa comunicação (ou o doc) dizendo que ela foi batizada no estrangeiro.

    E aí, vc entra com o pedido de transcrição com supressão de certidão.

    2) Se o bisavô foi o declarante do nascimento do filho e a esposa for estrangeira (natural do reino do Havaí), talvez não precise de transcrição - o processo da @julbra não precisou, como alguns outros aqui no fórum.

    Entretanto, se na certidão de casamento ou na de nascimento do filho do português, a esposa constar como "portuguesa", vc terá que retificar e para isso irá precisar de um documento que conste a nacionalidade dela (como o batismo ou um passaporte, apostilados pelo pais que os emitiu).

    Com base nessas divergências, caso vc opte por dispensar a transcrição, para fixar o nome (o batismo do seu bisavô só deve constar o prenome), vc terá que mandar o óbito do bisavô, que deve ter o nome completo dele, a nacionalidade e filiação corretos (caso contrário, terá que retificar).

    Obs: talvez, vc possa usar essa comunicação ou uma certidão nesse sentido para alterar a nacionalidade dela nas certidões brasileiras. É dificil, pois na nacionalidade não pode aparecer "estrangeiro", de forma genérica.

    Acho essa hipótese 2) mais complicada, pois se cair em exigência, vc teria que fazer o passo 1) em 180 dias (acredito que esse é o prazo máximo para atender uma exigência), para o processo nao ser extinto por estar deserto.

    Dessa forma, eu te aconselho a fazer o seguinte, do melhor para o pior:

    A) Pedir o passaporte da bisavó, que o Kleber achou, na esperança de ter mais dados sobre a bisavó, inclusive sobre a nacionalidade dela, que ainda gera dúvidas;

    B) continuar a busca pelo batismo da sua avó no Havaí (pode tentar o fs de novo) ou em algum outro país em que ela pode ter nascido, sempre juntando certidões negativas de buscas;

    B1) Se achar o batismo estrangeiro, faz a transcrição do casamento do bisavô português com um nubente estrangeiro e retifica todas as certidões brasileiras (a de casamento deve ser retificada antes da transcrição) que digam que ela é portuguesa. Nesse caso, vc terá que apostilar esse documento estrangeiro no pais da emissão e, talvez, levar no RTD, para fazer a retificação;

    B2) Se não achar, e com essas certidões negativas (as estrangeiras, apostiladas e as que não estão em inglês, espanhol e português, traduzidas de forma juramentada) + o comunicado do "batismo no estrangeiro" da sua bisavó tentar a transcrição com supressão do nascimento do nubente estrangeiro, se for possível.

    C) Tentar enviar o processo sem transcrição e esperar que não caia em exigência (o que até o momento, nao há relatos nesse sentido), enviando a certidão de casamento ou a de óbito para fixar o nome do bisavô português.

    Desculpa o textão e espero ter ajudado!

  • @Pitta123

    Com relação a transcrição com supressão, eu sugiro que voce mande um email para ACP ou 4a crc do porto.

    Pergunte se esse tipo de transcrição ainda é possível, pois parece que houve fusão de varias conservatórias e a supressão pode ter deixado de existir.

    Abraços

  • @guimoss ,

    Ainda sobre essa transcrição com supressão, teoricamente seria apenas em alguma conservatória ou poderia tb ser realizado em consulado?

    Alguém aqui no fórum já fez?

  • @leocarreiro @Pitta123

    Em consulado, creio não ser possível. Geralmente, eles são mais burocráticos em relação aos procefimentos de registro civil, mas sugiro que pergunte ao Consulado da sua área.

    Em conservatorias, falava-se muito na 4a crc do Porto com um custo de 100 euros a mais. É um outro tema importante a ser questionado nas conservatórias.

    Entretanto, nso vi nenhum relato recente nesse sentido.

    Abraços

  • @CarlosASP @guimoss Muito obrigado pela ajuda! Vou atualizar vocês de algumas informações:

    Já pedi os passaportes para o Arquivo de Madeira mas ainda não tive acesso ao conteúdo. Online eles não estão na íntegra.

    Revirei o FS, e não consegui achar o batismo da bisavó. Mas encontrei o pai dela ("J. P. Santos" - João Pereira) em um Censo realizado em 1890 (cidade de Hilo). A sigla do nome e a idade batem. Também mostra, no documento original, que é natural de Madeira. No mesmo livro deste censo, também consta:

    Nome M Pereira

    Sexo Female

    Idade 2

    Nacionalidade Hawaiian born both parents foreigners

    --

    A idade bate, pois minha bisavó nasceu em 1888. Infelizmente não consta filiação, nem o nome completo. Mas tudo leva a crer que se trata de minha bisavó. E agora tenho certeza de que ela só pode ter nascido no Havaí, pois eles emigraram para lá em 1884, e estão no censo de 1890.

    Me parece que as minhas alternativas agora são torcer para ter mais informações nos passaportes, e entrar em contato com os Arquivos do Havaí para buscar ao menos uma certidão negativa. Mais uma vez: meu sincero muito obrigado!

  • Acabei esquecendo de mandar os links das minhas "descobertas". Infelizmente não encontrei a mãe neste censo, a Candida de Agrella /D'agrella/ Da Grella. Mas encontrei registro da sua entrada no Havaí (anexo).


    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:CRTV-QYW2?from=lynx1UIV7

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:CLSQ-4S2M?from=lynx1UIV7

  • @CarlosASP Vou tentar descobrir se Carlos d'Agrella é um parente, e vou ir atrás das dicas que você deu sobre a busca de documentos no Havaí! Obrigado!

  • @Pitta123

    A mãe não constar no censo - mas constam 3 crianças já nascidas no Havaí - me faz pensar se ela faleceu entre o nascimento da mais nova e a data do censo. Tem algum sinal dela mais tarde?

    O censo é de Hilo, que fica no que eles chamam de "Big Island of Hawaii". O Carlos d'Agrella aparece como em Maui, outra ilha, mas pode ser um parente que mudou de ilha.

    Triste ver que uma criança de um ano e meio morreu na longa travessia da Madeira até o Havaí (e não tinha canal do Panamá, tinha que dar a volta toda descendo e subindo a América do Sul para chegar). Mas parece que isso acontecia com frequência, dadas as condições e duração das primeiras viagens.

    A primeira vez que ouvi sobre portugueses no Havaí foi quando visitei lá; parece que uns 4%-5% da população tem ascendência portuguesa ou cabo verdeana por causa dessa imigração da Madeira e Açores (e Cabo Verde também; como era colônia ainda, eles contavam como portugueses) para trabalhar nas plantações de cana de açucar. Li que as condições eram muito ruins e muitos foram depois para a Califórnia em busca de vida melhor. Talvez por isso seus antepassados tenham decidido sair e vir para o Brasil. Vai ver são conhecidos da família da Katy Perry rs - ela é californiana mas descendente de açoreanos por parte de mãe (o Perry é da mãe dela - e Perry era Pereira antes de ser "americanizado". Quando ela faz shows aqui no Brasil, ela sempre fala que é "um pouco portuguesa".

    E o "ukulele", aquele instrumento havaiano (que aparecia em filmes do Elvis Presley), nada mais é do que o nosso cavaquinho. Foram os imigrantes da Madeira que levaram ele para lá - e depois virou símbolo do Havaí.

  • @Pitta123

    Eu vi a sua situação e me veio os seguintes questionamentos:

    1) Qual o critério que o Reino do Havaí utilizava para determinar os nacionais?

    Portuguesa, a sua bisavó não era por ter nascido fora de Portugal. Se o Havaí, não adotar o jus solis (havaianos são aqueles que nasceram no território) e a posiçãodos EUA para aqueles que nasceram antes do ingresso do Havaí aos EUA, há o risco da sua bisavó ser apátrida.

    2) Ao você achar o documento do censo que diz que a sua bisavó era havaiana (se a lei de lá considerar o jus solis e portanto, dando nacionalidade a ela), acredito que você tenha documentação suficiente para retificar a nacionalidade da bisavó em certidões brasileiras, quais sejam: os passaportes sa familia, a comunicação do arquivo regional, dizendo que ela n era portuguesa e esse censo.

    3) Se não era Portuguesa, pode ser que a sua bisavó seja americana.

    Essa questão de qual a nacionalidade dela tem que ser verificada.

    E se ela nao for portuguesa, vc retifica as certidões brasileiras e, se o bisavô declarou o filho com menos de um ano, a transcrição seria desnecessária.

    Bastaria retificar a nacionalidade de portuguesa para havaiana ou americana. E para isso, teria que traduzir de forma juramentada, apostilar os docs no pais emissor e talvez inscrever no RTD.

    Texto sobre o Reino do Havaí:

    "https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Reino_do_Hava%C3%AD"

    Te confesso que estou em dúvida para determinar a nacionalidade da sua bisavó. Só que, aparentemente, ela não era portuguesa.

    Desculpa se te dei mais dor de cabeça...

    Depois conte o que descobriu por aqui.

    Boa sorte!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.