PASSAPORTE, BATISMO OU CASAMENTO

Oi pessoal, antes de tudo, acho incrível o empenho, carinho e disposição de muitos de vocês aqui no fórum, aprendi muito aqui antes de fazer essa pergunta...

Eu estou buscando informação da minha trisavó, Joaquina Ferreira, para que a minha avó, que está viva, possa requerer a cidadania e então eu também possa, mas não consigo achar informações de batismo, passaporte nem casamento porque não sei exatamente de onde ela é...aí fica quase impossível achar nos registros paroquiais.

A minha família diz ser de Guimarães...ou Braga, mas não temos certeza... olha que eu tentei muito mesmo, horas e horas, há dias pesquisando em tudo que é ferramenta que eu conheço...esses sites my heritage, family search etc...por isso vim pedir ajuda aqui.

Joaquina Ferreira da Cunha, (é o nome completo de solteira) nascida em 1881, esposa de Antônio de Souza (é o nome completo).

Joaquina é filha de José Ferreira da Cunha e Ana da Conceição Carneiro.

O nome de casada se tornou Joaquina de Souza Ferreira.

Joaquina teve 3 filhos em Portugal antes de vir para o Brasil em 1913, José, Armando e Antônio são portugueses e vieram para o Brasil junto com ela, ainda crianças.

Joaquina veio para o Brasil grávida, parou em Rio Grande do Sul, pariu o meu bisavô Francisco de Souza Ferreira em 1913 e logo foi para o Rio de Janeiro onde viveu até o final da vida, tenho o óbito dela em mãos.

Se ela esperasse só mais um pouquinho para viajar, meu bisavô seria Português e tudo seria mais fácil, talvez não para ela... rs

Acho que encontrei até o navio que ela veio para o Brasil, tem uma passageira Joaquina no mesmo ano, 1913, com a mesma idade que ela tinha, 32 anos... parando em RS...mas ainda não consegui informação para pedir transcrição do óbito dela...

Descobri também que Joaquina tinha primas Virginia e Arminda...

O marido de Joaquina, Antônio veio antes para o Brasil...

Não sabemos se Joaquina tinha irmãos...

Escrevi tudo para vocês saberem exatamente tudo que eu sei até agora...

Quem puder ajudar ou dar uma dica que seja, vai ser muito importante.

Essa parece ser a única chance que eu tenho de conseguir a cidadania portuguesa...fiquem com Deus, muito obrigado!

Comentários

  • @BrunoFelipe

    ID 67403 / Joaquina Ferreira / Amarante / Amarante / José Ferreira da Cunha / Sem Indicação / Não Indica / 32 / Rio de Janeiro / Casado

    ID 15857 / Armando / 67403 / Joaquina Ferreira / Filho / 8 / Masculino / Solteiro

    ID 14231 / António / 67403 / Joaquina Ferreira / Filho / 4 / Masculino / Solteiro

    indica Amarante https://tombo.pt/m/amt

  • @Kleber Silva Aguiar Oi Kleber, desculpa, não entendi como e onde pesquiso os IDs que você colocou e também sobre o link do tombo.

    Me explica por gentileza?

  • editado July 2021

    @BrunoFelipe

    pesquisa do ID http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10 terá um custo de 10 euros na solicitação de informação do ID 67403, mas antes...

    ...mencionou que "...encontrei até o navio que ela veio para o Brasil..." tem a data do desembarque e nome da embarcação?

    sobre o link, corresponde a naturalidade da Joaquina, Amarante, com sorte pode ser da freguesia de mesmo nome ou, terá que pesquisar nas outras 41 freguesias.

  • @Kleber Silva Aguiar Eu abri o link, como você viu Amarantes sem pagar os 10 euros?

    Sobre a embarcação eu não consegui ter certeza absoluta, melhor não confiar ...

  • @BrunoFelipe

    ID é indexação do arquivo (passaporte) usado pelo site CEPESE. A busca pelo ID do emigrante é gratuita mas, se quiser informações do passaporte tem o custo de 10 euros.

  • @Kleber Silva Aguiar caraca meu irmão, muito obrigado. Agora eu vou conseguir! Deus sua abençoe sua vida, valeu!

  • Oi pessoal, podem me ajudar por favor?

    Paguei os 10 euros do CEPESE, consegui os seguintes dados, e não sei oq fazer agora...

    Arquivo Distrital do PortoLivro 3410

    Passaporte1010Data Passaporte1913/11/18 TipoIda

    Nome Joaquina Ferreira

    ApelidoSem Identificação

    Concelho Amarante Naturalidade Amarante

    Pai José Ferreira da Cunha

    MaeSem IndicaçãoSexoFeminino

    CivilCasado

    DestinoRio de Janeiro

    PaisBrasil

    Idade32ProfissãoNão Indica

    Escreve: Não Escreve

    ObservaçõesSem Indicação----------------------------------------------------------NomeAntónioGrauFilhoIdade4SexoMasculinoCivilSolteiro----------------------------------------------------------NomeArmandoGrauFilhoIdade8SexoMasculinoCivilSolteiro----------------------------------------------------------NomeFranciscoGrauFilhoIdade1SexoMasculinoCivilSolteiro----------------------------------------------------------NomeJoséGrauFilhoIdade11SexoMasculinoCivilSolteiro

  • @BrunoFelipe

    Aqui está o passaporte... TIF 171e depois passaporte 1010

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=411694


    Como foi emitido em 1913 e ela tinha 32 anos, você tem a data aproximada que ela nasceu em Amarante, mas acho que já sabia disso.. :


    Aparentemente, os processos de passaporte (onde constariam mais dados - muitas vezes até cópia do assento de batismo) não estão online para 1913 (pula de 1911 para 1916).. infelizmente deu azar:

    https://tombo.pt/d/porto#J-E/099

  • @BrunoFelipe

    não sei se reparou, mas sua trisavó veio para o Brasil com 4 filhos, o mais novo com 43 dias é o Francisco! Seu bisavô é português!

    Solicite cópia simples para descarregar pela web do processo do passaporte 1010 em questão no link abaixo:

    Processos de passaportes n.º 901 a 1015 do livro de registo n.º 3410 - (arquivos.pt)

  • editado September 2021

    @BrunoFelipe , se o passaporte foi emitido em 1913. e ele tinha 43 dias, a certidão de nascimento de seu bisavô pode ser pedida pelo civil online

    Distrito do Porto, Concelho de amarante, Freguesia de Amarante - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.