Assentamento de batismo -> bisavós de Aveiro e Bragança

Olá pessoal! 

Estou iniciando o processo de cidadania para o meu pai (neto de portugueses) e consegui todas as certidões de casamento e óbito, mas estou com dificuldade para as de nascimento dos portugueses, vocês podem me ajudar?

Abaixo todas as informações que tenho: 

Domingos Tomé (em alguns documentos brasileiros está como Thomé)

Nascimento: 1907

Filiação: Silvina Tomé (ou Thomé) e Julio Nunes

Local: Aveiro, Portugal

Acredito que emigrou para o Brasil em 1920, com 13 anos, apenas com a mãe para São Paulo. Encontrei o passaporte no Family Search (registro 1592), mas quando clico na foto diz que está em um outro site e não diz qual, não consegui encontrar onde. "Portugal, Aviero, Registros de Passaporte, 1882-1965", database with images, FamilySearch (https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:ZVXJ-VBMM : 23 February 2021), Domingos Tomé, 1920.”

Eulália de Jesus

Nascimento: 1898

Filiação: Manuel Álvaro e de Pureza de Jesus

 Natural de: Lanção-Sortes-Bragança (esse é o concelho, freguesia e distrito, respectivamente?)

Encontrei o passaporte no arquivo de Bragança ( Registo n.º12 - f.436), mas pelo o que eu entendi tenho que pagar para acessar, é isso mesmo? https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1283662

Eu havia visto um tópico no grupo sobre como solicitar certidões diretamente nos arquivos distritais, mas não está mais disponível (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1). Vocês acham que com esses dados consigo solicitar com eles nesse processo?

Obrigada!!

Comentários

  • Olá @ThaisMTome, normalmente quando não fica disponível no Family Search, é pq você tem que ir em algum centro de familia, da Igreja dos Mormons para acessar o site através da conta deles

    Sobre esse passaporte, já olhou no site do Tombo? https://tombo.pt/d/braganca

    Você dar uma olhada no registro que achou no family search, pelo site do tomo também

  • editado July 2021

    @ThaisMTome

    Eulalia registro 21 https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1195330 ...m0010.tif

    passaporte nº 1592 do Domingos https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1314194 ...m0523.tif cita concelho de  Águeda freguesia de Aguada de Cima https://tombo.pt/f/agd03

  • Caramba, que incrível! Muito obrigada @Kleber Silva Aguiar. Nem acredito que você conseguiu achar tudo isso, não tenho nem como agradecer.

    Estou olhando no link que você me enviou todas as certidões do ano de 1907 para tentar achar a do meu bisavô.

    Só com essas imagens da certidão não consigo dar entrada, certo? Tenho que pedir a versão digitada no Arquivo Distrital? Alguém sabe por que o link do tópico saiu do ar? Ia seguir aquele passo a passo.

  • Por exemplo, para a da Eulalia que o Kleber achou, tem que se cadastrar no AD e depois fazer o pedido da cópia certificada. Esse link dá os passos. Em geral o procedimento é parecido na maioria dos ADs.

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/oservices

  • ThaisMTomeThaisMTome Member
    editado July 2021

    Oi pessoal, tudo bem?

    Procurei em todas as certidões dos anos de 1906, 1907 e 1908 o assento de batismo do Domingos Tomé e não encontrei (no concelho de Águeda freguesia de Aguada de Cima, conforme consta passaporte) :(

    Vocês tem ideia do que posso fazer a seguir? Tentar ver em outras freguesias de Águeda?

    Vocês acreditam que só pela Eulália meu pai consegue a cidadania? Ou tem que ser dos dois?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.