Certidão de casamento e averbamento

Gente, eu tenho a certidão de nascimento do meu avô e a certidão de casamento, mas no assento de nascimento tem o averbamento do casamento e está com a data do casamento e a data do registo diferente da certidão de casamento, qual data é a certa? Preciso para meu pai preencher o formulário para fazer a transcrição de óbito

Comentários

  • @Sharon12_ , embora a averbação do óbito não seja necessária para o processo de nacionalidade, se quiser fazer , use a data que consta da certidão de casamento.

    De qualquer modo, a averbação tem que ser corrigida.

    Mande um email para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt, anexando os dois documentos, e solicite correção.

  • Se eu fizer o registro do casamento aqui no Brasil com a data que consta na certidão de casamento, e depois transcrever o óbito sem retificar a data da averbação terá algum problema?

  • @Leticialele

    Se eu fizer o registro do casamento aqui no Brasil com a data que consta na certidão de casamento, e depois transcrever o óbito sem retificar a data da averbação terá algum problema?

  • @Sharon12_ , na certidão de óbito consta a data do casamento? Para que você quer averbar o óbito em Portugal? Tem que transcrever um segundo casamento?

  • @Leticialele é pq preciso transcrever o óbito e na certidão de óbito o estado civil está errado, então preciso retificar a certidão de óbito e para retificar tenho que levar a certidão de casamento e registrar o casamento em um cartório, aí eu não sei se registra com a data da certidão de casamento ou a data do averbamento do casamento que está na certidão de nascimento

  • @Sharon12_ , se você vai usar a certidão de casamento, use a data que consta na certidão de casamento, ou o MP não vai aprovar.

    A data errada está na transcrição em Portugal? Pode pedir retificação, se for o caso, apresentando a certidão.

  • @Leticialele sim, a data está errada no averbamento, mas To em dúvida se precisa retificar ou não, pois o casamento já é transcrito em Portugal e meu pai vai fazer a atribuição por filiação, que é só pela parte do pai

  • @Sharon12_ , mande um email para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt e solicite a retificação da data do casamento.

    Mande a certidão de casamento, em pdf, para comprovar que eles erraram!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.