É obrigatório o assento de batismo do casal português na transcrição?

Bom dia, encontrei o assento do avô português, mas sem pistas de onde e data de nascimento da esposa dele, portuguesa também. Nenhuma pista. Pela data do passaporte da mãe dela, que foi tirado em Aveiro, acreditamos que eles já se conheciam antes de vir para o Brasil, já vieram para casar e morar aqui. Mas é procurar agulha no palheiro. Como devo proceder? Já estávamos tirando todos documentos no Brasil.

Comentários

  • Ola @Alana

    Coloque os dados que possui, anexe os documentos, assim alguém pode te ajudar e localizar.

  • AlanaAlana Member

    @Ferpirj Balbina Catharina (se casou em 1895 com 21 ou 22 anos, achamos que o escrivão inverteu a idade dos noivos, porque a dele está errada (será q isso dá problema?) só cita a idade, mas no batismo dele mostra q ele nasceu em 1873 e ele se casou em 1895 e estava escrito com 21 anos...) filha de Delphina Catharina (vou anexar uns dados sobre o passaporte dela, tudo q temos) e de José Marques Povoa. Chegaram provavelmente pelo porto do Rio, e o passaporte da mãe, único q soubemos algo, é do distrito de Aveiro, mas não cita de onde ela é. Só idade e sinais físicos, altura... a outra folha só continua com "Reino de Portugal" nada mais...


  • @Alana

    no fim do documento consta a filiação e "natural do lugar..." tem a continuação deste documento?

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2021

    @Alana

    Boa tarde,

    Desculpa a demora na resposta.

    Achei dois possíveis parentes do pai da avó, também de Aveiro. Ou talvez do próprio o bisavô. Mesmo sobrenome e mesma localização.

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    33955 Hilário Marques Póvoa Aveiro Aveiro Manuel Póvoa Justa Marques Agricultor 22 Rio Grande do Sul Solteiro

    283933 José Maria Marques Póvoa Aveiro Aveiro José Marques PóvoaMaria Angélica Capataz Fabril 30 São Paulo Casado

    Acredito que você deva fazer uma busca no AD de Aveiro.

    Boa sorte!

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2021

    @Alana

    Aveiro tem 3 freguesias homônimas ao Concelho e Distrito. Santa Joana, São Bernardo e São Jacinto. Acredito que é a primeira, pois é homônima ao Orago do Concelho de Aveiro.

    Os livros estão mal organizados no site da torre do tombo e não há muitos deles.

    Dito isso, eu pediria um dos passaportes acima pelo site do cepese, para localizar com precisão ou faria uma busca diretamente pelo AD (Eles só cobram se acharem a certidão).

    No cepese, um passaporte custa 10 euros e, a partir do segundo, 8 euros cada.

    Boa sorte!

  • AlanaAlana Member

    @guimoss obrigada meu querido conselheiro!

  • AlanaAlana Member

    @Kleber Silva Aguiar só Reino de Portugal... se é a continuação certa, indaguei a moça do cartório e ela disse q sim... nenhuma das outras folhas anexas q me enviaram têm algo que "liga" à essa primeira folha.

  • AlanaAlana Member
    editado July 2021

    @guimoss o primeiro passaporte acho que não porque diz Rio Grande do Sul, o segundo pode ser porque na habilitação do casamento da filha, cita que ele era morado do estado de SP... Obrigada mais uma vez! (Também enviei e-mail ao AD pedindo para localizar e estamos esperando o cartório responder se encontraram o óbito dela, para ver se cita pelo menos a data de nascimento).

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2021

    @Alana

    Obrigado pelas gentis palavras!

    O fato de ter ido para o RS não exclui um possível parentesco com você, pois a localidade é a mesma, bem como o mesmo sobrenome, que é bastante incomum.

    Eu sugiro que você considere pedir um ou os dois passaportes, pois neles constarão a freguesia com certeza e, talvez, a certidão de batismo do ID, que pode ser um primo, tio, irmão ou filho do seu antepassado.

    Nesse momento, o mais importante é descobrir entre as 3 freguesias homônimas do Concelho de Aveiro, em qual delas o seu antepassado nasceu.

    E pode ser que o bisavô apareça no assento de batismo em um dos parentescos acima ou como padrinho.

    São muitas semelhanças para serem ignoradas.

    Boa sorte!

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2021

    @Alana

    Mais um possível parente!

    A mãe do ID tem o mesmo sobrenome do seu antepassado, o filho também é de Aveiro e desembarcou no Rio de Janeiro.

    132040 Joaquim dos Santos Póvoa Aveiro Aveiro João Dos Santos Conceição Maria Marques Póvoa Alfaiate 33 Rio de Janeiro Casado

    Se for pedir pelo cepese o email é: cepese@cepese.pt

    O pagamento acontece por transferência bancária.

    Espero que localize o seu antepassado, bem como a localidade precisa dele.

    Abraços

  • AlanaAlana Member

    @guimoss eu só posso agradecer mas quero também dizer que sempre faço uma prece pedindo a Deus para abençoar e retribuir a bondade de todos que ajudam e tiram seu tempo para isso. Que vc seja abençoado! Certamente vou atrás de tudo o que for preciso! Um abraço!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.