Preciso de ajuda! Me socorram amiguinhos!!! :)

AlanaAlana Member

Bom dia... No processo para neta, da minha sogra, preciso encontrar o passaporte da avó e assim localizar o assento dela... Não há nenhuma indicação de onde nasceu. Uma pista que poderia ser do Aveiro devido ao passaporte da mãe dela, mas estou quebrando minha cabeça... sou ainda leiga no assunto! Poderiam me ajudar, amores?

Nome: Balbina Catharina 22 anos em 1895 possível ano da imigração.

O marido era da freguesia do Espinho em Mortágua, mas não sabemos se já se conheciam antes do casamento no Brasil. Para a transcrição preciso mesmo enviar certidões de óbito deles? Cada hora aparece uma coisa nova... estou ficando maluca!!!

Comentários

  • @Alana você sabe o nome dos pais dela?

    para transcrição do casamento não precisa da certidão de óbito

  • AlanaAlana Member

    Sim, Delphina Catharina e José Marques Povoa...

    O que preciso para a transcrição, além do registro de casamento averbado de inteiro teor e cópia reprográfica?

  • @Alana

    • cópia certificada do assento de baptismo dos nubentes
    • certidão de casamento inteiro teor apostilada (não é a cópia reprográfica)
    • se for o neto requerendo a transcrição, cópia autenticada do RG e certidão de nascimento inteiro teor do neto; se for filho, somente a cópia autenticada do RG
    • requerimento preenchido, com assinatura reconhecida por autenticidade
  • @gsilvestre

    Como se "certifica" o Assento de baptismo?

    No caso de neto, inteiro teor digitada ou por cópia reprográfica?

    Obrigado

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado June 2021

    @leocarreiro

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    sobre a certidão de nascimento do neto, para transcrição de casamento, é a digitada

    ps.: já solicite ao arquivo distrital duas vias do assento de baptismo, pois precisará de uma para o processo de atribuição. Não precisa de duas se você for transcrever o casamento pelos Consulados de Santos ou RJ, pois eles devolvem os documentos. Se for transcrever por Ponta Delgada, precisa, pois eles não devolvem.

  • Valeu @gsilvestre ,

    Nesse caso devo pedir pelo consulado de Brasília pois minha prima vive lá, mas o neto seria meu pai, teria algum problema dela levar os documentos e fazendo o requerimento por ele?

    Sabe se Brasilia devolve os documentos?

  • @leocarreiro , seu pai tem que assinar o formulário , reconhecer a firma por autenticidade e apostilar.

    Um terceiro não pode assinar por ele, apenas entregar os documentos.

  • Obrigado @Leticialele , ele assina e ela entrega, isso mesmo

  • @leocarreiro

    Brasília atende apenas mediante agendamento, então não se esqueça de fazê-lo. Não sei se devolvem os documentos, nem se sua prima pode levá-los.

    Sugiro você entrar em contato com eles e tirar suas dúvidas. Sempre respondem rápido. sconsular.brasilia@mne.pt

  • AlanaAlana Member

    @gsilvestre agradeço pelas informações, a atribuição que vc diz é quando pedimos transcrição do casamento do português?

  • @Alana voce diz na resposta para o @leocarreiro ? não, refere-se ao processo de nacionalidade. Como é preciso do assento de baptismo certificado para a transcrição do casamento e para o processo de nacionalidade, compensa pedir duas cópias de uma vez ao arquivo distrital

  • AlanaAlana Member

    @gsilvestre ah ok! obrigada! estou aqui quebrando a cabeça procurando o registro de passaporte q é única coisa q tenho q talvez me ajude a encontrar a data de nascimento da avó, esposa do avô, também portuguesa... segunda repartição livro 18 de Aveiro... mas não tem nada nesse livro...

  • AlanaAlana Member

    @gsilvestre Socorro!!! Esta declaração é a única pista para descobrir onde a bisa nasceu e enfim poder encontrar o assento dela. É sobre o passaporte da mãe da bisa (o cartório me garantiu que a ordem está certa e não faltou nenhuma página). Tentei nos arquivos de Aveiro e o livro do ano de 1895 era justamente de número 18. Mas nada encontrei... Página 103, registro 1320... nada, até só pela data de 31 de dezembro tentei... Aí na página seguinte cita LISBOA... eu estou aqui quebrando a cabeça... o nome da mãe é Delphina Catharina, dona desse passaporte. A filha pode ter vindo sem o passaporte? Eu pretendo ver se no registro dos arquivos cita a cidade delas... Preciso achar o assento!!!

  • Você ja tentou usar o family search? Pode estar lá, inclusive o cartao de imigração

  • @A1920

    Pelo que li, em 18 de fevereiro de 1895, o consulado brasileiro em Lisboa concedeu o visto para o Brasil.

    Na página anterior realmente fala que foi expedido pelo Governo Civil de Aveiro. Pode ter havido algum erro na transcrição dos dias, números datas aqui nesse documento no Brasil etc.

    Eu olharia os livros de Aveiro de trás para frente a partir de 18 de fevereiro de 1895, buscando um passaporte no nome de Delhpina - ou ela listada como acompanhante.

    Dei uma olhada rápida nos livros de passaporte de Aveiro e vi que há umas numerações à lápis ao lado também; parece que houve alguma confusão com a numeração - isso pode estar atrapalhando a busca.

  • AlanaAlana Member

    @A1920 já tentei sim... @CarlosASP sim realmente está confuso... vou olhar tudo se for preciso, porque já tentei diferentes combinações rss

  • AlanaAlana Member

    Colegas, acho q encontrei... mas está bem ilegível fora os nomes da mãe e dos avós... e o dela tem um segundo nome diferente... o que fazer agora???


  • @Alana

    O que você não consegue ler?

    Balibina, filha natural de Delphina Catarina e pai incógnito

    neta materna de Antonio Povoa (?) e Constancia Catharina

    Batem os dados?

    Na coluna à esquerda aparece Balbina (nome da criança) e Cordinhá (nome da freguesia - não é o nome da criança)

  • AlanaAlana Member

    @Leticialele Peço a gentileza de ocultar novamente todos nomes dos meus posts. Obrigada.

  • Por favor ,me ajudem achar a certidão de baptismo da minha avó

    nome Aurora dos Santos

    pai Julio Ferreira dos Santos

    mãe Maria do Rosário dos Santos nascimenti 16 de março de 1881

    local não temos certeza pode ser no Porto,Viseu

  • @Salette_Barbosa_

    registro da emigração da família http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

    ID 78108 / Júlio Ferreira dos Santos / Tondela / Tondela / Gaudêncio Ferreira Dos Santos / &bnsp; / Chapeleiro / 37 / Rio de Janeiro / Casado

    ID 59694 / Aurora / ID 78108 / Júlio Ferreira dos Santos / Filha / 13 / Feminino / Solteiro

    nascimento da irmã Isabel https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=781602 ...m0143.tif nascida na freguesia de Cedofeita / Porto menciona que o casamento dos pais foi em Santo Ildefonso / Porto

    freguesias que pode realizar a pesquisa pelo registro da Aurora

    Santo Ildefonso / Porto https://tombo.pt/f/prt12

    Cedofeita / Porto https://tombo.pt/f/prt04

    Freixo de Espada À Cinta / Bragança https://tombo.pt/f/fec02

    Tondela / Viseu https://tombo.pt/f/tnd23

  • Sr. Kleber , muito grata pelas informações . Vou pesquisar nos endereços indicados .

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.