Ajuda na Busca de Batismo de Alfredo Simões de Figueiredo em Trás os Montes -Portugal

Prezados,

Sou nova na busca de documentos para a tentativa de processo de nacionalidade portuguesa via neto, meu pai Rogério Simões Alves(78 anos) é neto de português, e estou com muita dificuldade em achar documentos do meu bisavô, tanto seu registro de desembarque no Brasil, quanto seu batismo em Portugal.

Se puderem me ajudar ficarei eternamente grata!

Nome do português: Alfredo Simões de Figueiredo

Filiação: pai- Manoel Simões de Figueiredo

Mãe-Rita de Almeida Borges

O Alfredo veio sozinho para o Brasil e desembarcou no porto do Rio de Janeiro, porém não sei datas, segundo meu pai e tia ele era jovenzinho(13/14/15 anos). Um tio dele que aqui já vivia o amparou na sua chegada ao Rio, segundo minha tia, porém ela também não sabe o nome desse tio.

Meu bisavô falava que ele era de Trás-os-Montes. Pelas minhas pesquisas o sobrenome "de Figueiredo" é geográfico e estou na esperança de que isso indique que ele nasceu em Figueiredo das Donas, mas isso é uma grande suposição.

A cidade em que o português criou laços foi Juiz de Fora/MG.

Recentemente descobri que meu bisavô Alfredo teve um casamento antes do suposto casamento com minha bisavó Corina Simões de Figueiredo, escrevo suposto por não ter conseguido ainda provas dessa união perante a igreja e sociedade.

Achei que Alfredo Simões de Figueiredo casou com Maria Ottilia Saldanha na cidade de Juiz de Fora em  18/07/1903 e teve uma filha com ela, Ermelina no ano de 1905(encontrei os dados do seu falecimento em Sertanópolis, Paraná, em janeiro de 1941).

Já em 1907 nasceu a primeira filha do relacionamento do meu bisavô Alfredo com minha bisavó Corina, sendo essa filha Hilda Simões de Figueiredo, natural de Juiz de Fora-MG.

Em 1919 nasceu dessa relação Dário Simões de Figueiredo, Juiz de Fora-MG.( Faleceu aos 54 anos, em 1974 em Belo Horizonte -MG).