Como localizar cartório de nascimento do cônjuge brasileiro?

Olá, pessoal!

Preciso fazer a transcrição do casamento da minha avó (portuguesa) mas não consigo localizar o cartório de nascimento do meu avô (brasileiro). Alguém sabe como ajudar?

Tenho identidade dele (mas na id consta os dados da certidão de casamento), certidão do primeiro casamento (com a minha avó), certidão de óbito... só falta mesmo a certidão de nascimento!


Pensei que a certidão estaria no cartório do primeiro casamento, mas a busca deu negativa. Fiz o pedido em um cartório online mas também ainda não conseguiram localizar.


nome: edson teixeira de souza e silva

filiação: jayme teixeira da silva; uzia de souza e silva

naturalidade: rio de janeiro

data de nascimento: 20/10/1936

Se puderem ajudar...

Comentários

  • editado June 2021

    Foi registrado como Edson Teixeira de Souza, filho de Jayme Teixeira da Silva e Uzia de Souza Silva.

    Na 7a pretoria (Inhauma), folha 23V, livro 381, nascimento número 2757.

    Registro feito em 02/11/1936

    Estou com a imagem em PDF pelo Arquivo nacional, Não sei se consigo te mandar como mensagem, vou tentar,

    Por curiosidade, em que cartório pediu a busca?

  • @lessaanacarolina , @CarlosASP , atualmente, é o 11 RCPN - Av. Dom Hélder Câmara, 6776 - Pilares, Rio de Janeiro 

  • @Leticialele @lessaanacarolina

    a. Por ser o 11RCPN, já imaginei que pode ser lá mesmo que a busca deu como resultado "não achei", quando está lá.

    Mas antes de falar isso, prefiro confirmar.

    b. Acho que o sistema não permite mais mandar mensagem para outro usuário do forum. Mas posso anexar o PDF com a imagem da certidão aqui (está em PDF), mas não faço isso sem a permissão da pessoa.

  • @CarlosASP

    Nossa, muito obrigada!!

    Pode me enviar a imagem por email? lessa.anacarolina@gmail.com


    Sobre o cartório que pedi a busca foi primeiro o de São João de Meriti (achei que estaria lá por causa do casamento) e depois no cartório do catete (uma irmã do meu avô contou sobre terem nascido na maternidade escola das laranjeiras e aí me falaram que poderia tá lá)

    Ia demorar pra chegar no de inhaúma! Mais uma vez obrigada pela ajuda!!!


    Sabem me dizer se o fato do nome dele tá diferente no registro me dará algum problema pra transcrição do casamento ou até mesmo para pedidos futuros de cidadania? (no caso a cidadania da minha mãe e minha)

  • A @Leticialele pode te dar melhores explicações sobre a diferença de nomes e possíveis consequências.

    Mas antes de se preocupar muito, há a possibilidade que o nome dele já tenha sido "corrigido" para acrescentar o SIlva.

    A imagem que mandei por email é uma "fotografia" da certidão no dia que foi emitida originalmente (o Arquivo Nacional tem os chamados "livro-talão de nascimento - é isso que está digitalizado lá). Então a imagem está congelada na data do registro em si.

    Não é uma imagem do livro de REGISTRO do cartório, onde se fariam averbações com quaisquer correções (nas laterais do livro). Por exemplo, podem ter notado que faltou o Silva (do nome do pai) e depois averbado isso. Como você parece ter certidões e documentos posteriores de Edson com o Silva, isso pode ter acontecido.

    Infelizmente, no Family Search as imagens dos LIVROS não chegam até essa data - se não daria para ver como os livros estão no dia que se microfilmou.

    Ao emitir uma certidão de inteiro teor hoje - e também na certidão por cópia reprográfica - essas anotações/correções já apareceriam.

    Esse 11RCPN é "famoso". Como tem essa divergência no sobrenome dele, já passe o número da certidão, a data de nascimento, o livro e a folha, a data que o registro foi feito. Eu mandaria até o PDF - para eles não poderem dizer "não achei".

    Boa sorte!

  • @CarlosASP aaaaah sim! entendi! realmente o cartório online que fiz o pedido me mandou uma lista de possíveis cartórios e as respectivas respostas, e no 11 rcpn diz que não consta registro desse ano.

    Vou enviar o pdf do registro pra eles!

    Valeu muitooo a ajuda e todas essas informações :)


    @Leticialele sabe me dizer se terei problemas com essa divergência do nome? (em todos os outros doc que tenho consta o sobrenome completo)

  • @lessaanacarolina , depende de que documentos são esses. primeiro, encontre a certidão de nascimento. Depois, verifique se consta alguma divergência!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.