Aquisição para filho sendo o português casado anteriormente.

Boa tarde a todos, estou no processo de obter cidadania de neto para o meu pai, e fui informado por vários serviços de consultoria que eu teria que fazer a transcrição do casamento e divórcio de meu pai antes do meu nascimento. Eu nasci antes do meu pai se casar com a minha mãe então entendo que não precisarei transcrever o casamento de meus pais para eu poder obter a minha cidadania. Meu irmão, filho do primeiro casamento não possui interesse algum na cidadania. Eu preciso mesmo transcrever o casamento e divórcio para enfim poder fazer o meu processo? Lembrando que meu pai foi quem registrou o meu irmão, entrando assim naquela brecha de filho reconhecido até 1 ano de idade.

Comentários

  • @EricSales , se seus pais não eram casados quando você nasceu, não há casamento a transcrever! Se foi ele o declarante do seu nascimento até que você tenha completado 1 ano de idade, mande seu processo para o Arquivo Central do Porto. Não terá problema.

  • @Leticialele entendo, isto vale para meu irmão também? A dúvida real seria quanto a necessidade de transcrever o casamento e divórcio que meu pai teve antes do meu nascimento. Muito obrigado pela atenção!

  • editado June 2021

    @EricSales

    Se o pai português foi o declarante do nascimento do filho antes de 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento.

    Vale para todos os irmãos onde isso se deu, independente de quem foi a mãe não portuguesa.

    No entanto, se a mãe também é portuguesa, e se casaram no BR, a transcrição passa a ser obrigatória. Então tem que olhar na certidão de cada filho quem foi o declarante, e se a mãe não era portuguesa. Se encaixou na primeira sentença, é independente de ter se casado ou não.

  • Muito obrigado @gandalf no caso meu pai ainda não é português, estamos no processo de cidadania dele, para assim prosseguir, vou averiguar essa documentação. Muito obrigado a todos

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.