Dificuldade em encontrar a certidão de nascimento da avó da minha esposa

Caros,

Tentei de tudo para encontrar a certidão de nascimento da avó da minha esposa. Gostaria de ajuda de voces, alguma dica de como conseguir essa certidão.

Ela nasceu no Rio de Janeiro (capital) e morava na Estrada Intendente Magalhães na epoca que casou com o avó da minha esposa (Nelson Alves)

Seguem os dados dela:

Nome de solteira: Iracema Garrido Martins

Nome de Casada: Iracema Garrido Alves

Nascimento: 05/11/1923

Pai: Alfredo Martins (ou Alfredo Garrido Martins)

Mãe: Virginia Rosa (ou Virginia Rosa da Silva ou Virginia Rosa Martins)

Agradeço toda a ajuda!

Comentários

  • Eu tentaria buscas (com emissão de certidão negativa) nos 11RCPN e 6RCPN.

    Sem certidão negativa a busca pode ser mal feita e vai dizer que não acharam.

  • @CarlosASP voce conhece algum sistema que eu consiga saber pesquisar nessas RCPN?

    Por falar nisso 11 e 6 tem haver com o bairro onde eles moravam?

    Obrigado pela orientacao.

  • @fdourado

    O Family Search tem imagens para essas datas; algumas indexadas - mas as indexações não são perfeitas; tem erros e omissões. Pode olhar os livros diretamente página a página.

    No FS eles usam o termo circunscrição, mesmo para a época quando ainda era pretoria (sim, confunde bastante isso). Houve mudanças no Rio ao longo dos anos.

    A irmã Erotildes quando casou deu o mesmo endereço em 1928, O FS lista como 12a, circunscrição mas se olhar o início do livro o termo de abertura fala que era a 7a pretoria. Então devia ser o 2o oficio da 7a, os quais viraram a 12a e depois eventualmente 11 e 6 RCPN.

    O último número dessa tabela é o RCPN atual

    13ª 7ª -1º oficio 11ª 11ª Inhaúma, Eng. de Dentro, Abolição, Pilares,Cascadura, Cavalcanti, Piedade

    13ª 7ª -1º oficio 11ª 11ª Olaria, Ramos, Bonsucesso,Manguinhos, Higienópolis

    14ª 7ª -2º oficio 12ª 11ª Penha, Brás de Pina, Lucas, Vig. Geral, Cordovil, Pavuna, Irajá

    14ª 7ª -2º oficio 12ª 11ª Madureira***, Bento Ribeiro*, Marechal Hermes*

    14ª 7ª -2º oficio 12ª 6ª Jacarepaguá, Campinho,Madureira***,Bento Ribeiro**, Mal Hermes**, Valqueire

    Aqui os livros do que o FS chama de 12a:

    Outra possibilidade é olhar os livros onde o irmão Alfredo foi registrado em 1919. No FS é chamado de 7a circunscrição, no início do livro diz 5a pretoria, entao diria que é essa (que hoje é o 7RCPN)

    9ª 5ª -1º oficio 7ª 7ª Estácio, Rio Comprido, Catumbi, Sta Teresa

    Os livros do FS:


    Espero não ter confundido mais que ajudado.

  • @Leticialele Obrigado! Agora eu preciso da certidao de nascimento, acho que com ela, eu fecho os documentos que eu preciso para dar inicio ao processo. Muito obrigado!

  • @CarlosASP Muito obrigado Carlos! Deu uma luz para seguir....

    Me diga uma coisa, com a tua experiencia, se ela está registrada com a data de nascimento 5/11/1923, devo procurar por essa data ou devo ir procurando a partir dessa data em diante, até o pai dela "ir ao cartório" para registra-la, ou seja, passar dessa data procurando?

    Vi que alguns livros, a pessoa escreveu o numero do registro e depois a data do registro. Isso gerou erros na indexacao como por exemplo na data que foi digitada do registro.

    Te agradeço mais uma vez!

    Vou continuar procurando.

  • @fdourado

    Da data de nascimento em si em diante. Mesmo os "mais rápidos" dificilmente registravam no dia do nascimento, podia ser 1 ou poucos dias depois. Só é fogo quando o registro é feito com mais atraso, pois a busca fica muito maior. Tem gente que nunca é registrada na infância, o famoso "registro tardio".

    Quando se tem o registro de irmãos já, dá uma ideia de como a família fazia em relação ao tempo para registrar depois do nascimento. Dá uma olhada nisso para os irmãos/as.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.