Algumas dúvidas sobre como irei montar o processo.
Ola, meu objetivo aqui é tentar tirar algumas dúvidas de uma vez só e já deixo aqui minha gratidão para quem se disponibilizar para me ajudar!
Em um grupo de ajuda sobre a nacionalidade peguei essa base de documentos:
======================================
Lista de documentos:
1) Certidão de nascimento do português – integral, física, certificada pelo arquivo distrital, caso o nascimento seja anterior a 1911.
Se o português nasceu depois de 1911 a certidão provavelmente estará no civil online e por isso não precisará do formato físico e certificado.
Se o casamento ocorreu no Brasil, precisará transcrever o casamento do português. É recomendado sempre transcrever o casamento do português, pois há muitos relatos de pessoas que não transcreveram e que caíram em exigência.
2) Certidão de nascimento do filho do português em inteiro teor REPROGRÁFICA (se estiver ilegível, também pedir a de inteiro teor digitada) APOSTILADA. Averbar o casamento, se tiver ocorrido.
3) Certidão de nascimento do neto do português em inteiro teor REPROGRÁFICA (se estiver ilegível, também pedir a de inteiro teor digitada) APOSTILADA. Averbar o casamento, se tiver ocorrido.
Sobre as certidões brasileiras:
- Conferir se os nomes da certidão portuguesa batem com as certidões brasileiras. Se houver divergências muito graves, provavelmente será necessário retificar as certidões brasileiras.
- Conferir os declarantes do nascimento para provar as filiações.
4) Cópia autenticada do RG atualizado (menos de 10 anos) ou do passaporte válido. APOSTILAR o documento.
5) Para provar o conhecimento da língua portuguesa: histórico escolar / diploma APOSTILADO. As pessoas costumam enviar esse documento por precaução, pois na verdade há uma presunção legal do conhecimento da língua portuguesa para os naturais de países onde a língua oficial é o português, tal como indica as respostas aos e-mails enviados à Conservatória dos Registros Centrais com esta dúvida.
* Apostilar itens 2, 3, 4 e 5.
6) Antecedentes criminais. Imprimir essa certidão no site da PF e no verso imprimir a autenticação da certidão.
8) Imprima o formulário 1D em uma só folha (frente e verso), colorido. Preencha-o corretamente. O neto deve assinar o formulário presencialmente no Cartório por AUTENTICIDADE e NÃO POR SEMELHANÇA (ênfase aqui: a assinatura deve ser reconhecida por AUTENTICIDADE - confira o selo - e não por semelhança.
======================================
- Eu seguindo o concelho da Leticia irei mandar sem transcrever o casamento do Português (o Português casado com uma brasileira foi o declarante do filho antes dele completar 1 ano) em um processo de neto.
- Averbar o casamento na certidão, pesquisei e não encontrei informações sobre isso, quero dizer, oque eu faço? Tenho que pedir para averbar no dia que for pedir a certidão em inteiro teor reprografica de minha avó? Quais documentos levar para averbar??
- No caso do pedido da certidao de batismo do filho do português ( Não havia cartório na cidade quando ele nasceu )em inteiro teor reprografica, eu peço para a mulher da igreja que pesquisa esse documento que seja dessa forma [Inteiro Teor Reprografica]? E para averbar o casamento dele nesse batismo?
- Minha avó tem 87 anos e ela precisa fazer a prova de vida porém ja vi que não é recomendado mandar no inicio, então como faço, mando depois? Não entendi muito essa parte.
- Tem diferença de preço de apostilamento de cartorio para cartorio? Vi nesse mesmo grupo que peguei a mensagem desses documentos que um cartorio em Brasilia faz bem barato o apostilamento.
- Isso eu posso saber ligando em um cartório porém talvez alguém saiba e ja me sana a dúvida, o filho de minha avó pode ir até um cartório com o RG e CPF da pessoa e requerer a certidão em inteiro teor reprografica ou só a minha avó pode pedir??
Apenas para fins de exemplificar aqui segue imagem da certidão de casamento do Português, que a mulher que cuida desses documentos da igreja encontrou: https://ibb.co/GxhDz3R
Para fechar, essa certidão tem firma do pároco reconhecida? No caso se ela (mulher que cuida dos documentos) achar o batismo do filho do Português, a certidão de batismo não deveria vir igual a essa certidão de casamento pois deve ser reprografica certo??
Sou totalmente desprovido de conhecimento sobre o assunto mas tentei colocar tudo oque procurei e não achei resposta.