Ajuda para encontrar Assento Batismo Antigo (VNG) Postando Corretamente.

Ola, de começo ja expresso minha gratidão a quem se disponibilizar para me ajudar.

Preciso ajuda na busca da certidão em VNG.

Minha avó Isabel Francisca de Carvalho Lourenço (brasileira) ainda viva atualmente com 87 anos é a neta dele, mas não se lembra muito dos detalhes.

João d'Oliveira Carvalho (o português)

Filho de Antonio d'Oliveira e Maria d'Oliveira Carvalho (portugueses)

Meu bisavô [Domiciano de Oliveira Carvalho] (brasileiro), é o filho mais velho, e nasceu em 1888 em São José do Barreiro-SP e morreu em 27/04/1958 em Queluz-SP.Não sei o nome dos irmãos ainda. Também preciso encontrar a certidão de nascimento dele. (Batismo pois o cartório da cidade não existia ainda quando ele nasceu)

João casou no BR em 24/01/1884 em São José do Barreiro, aos XX anos com [Maria d'Oliveira Dutra] (brasileira).

Pelo registro de casamento, João foi batizado na Igreja Matriz de Vila Nova de Gaia (Não sei a freguesia)

Pelo registro também aparece um Manoel d'Oliveira Carvalho como testemunha sendo possívelmente seu irmão.

Olhando almanaques da hemeroteca encontrei o João em 1873 já em Barreiro porém em um registro mais antigo que perdi ele aparece em Santos-SP(Almanaque) anterior a data de 1873 junto com o possível irmão.

João era canteiro e trabalhou na obra da Ponte do Salto entre Queluz-SP e Resende-RJ em 1873.

Manoel d'Oliveira Carvalho (possível irmão) aparece em 1863 em uma doação (réis) para a defesa nacional em São José do Barreiro porém em lugar nenhum João é citado.

OBS: Eu encontrei um Assento em São Felix da Marinha-VNG de uma criança chamada João em 1843 que os pais são Antonio d'Oliveira e a mãe Maria Carvalho sem o d'Oliveira que é dito na certidão de casamento do filho deles o João, seria possívelmente ele porém preciso confirmar se é e conto com a ajuda de vocês, valeu!!

[Foto da certidão de casamento:https://ibb.co/GxhDz3R ]

Documentos que tenho:

  • certidão de casamento de João


Comentários

  • @Pedroca2 , antigamente, costumavam acrescentar o sobrenome do marido à mulher. Deve ter acontecido isso, no seu caso.

    Não creio que terá problemas!

  • @Leticialele entendo mas por exemplo, já não era para o sobrenome do Antonio d'Oliveira aparecer na Maria Carvalho ?? Pois como disse no assento que achei ela aparece sem o d'Oliveira.

  • @Pedroca2 , sim, no assento original português não havia o costume de acrescentar o sobrenome do marido!!

  • @Leticialele certo, vou fazer agora mesmo o pedido no arquivo distrital e começar a juntar os outros documentos mas uma dúvida eu preciso fazer a transcrição do casamento do português João?? ele se casou aqui no Brasil como eu escrevi acima.

  • @Pedroca2 , a transcrição no processo de netos é um assunto controverso.

    Eu entendo que, quando o português foi o declarante do nascimento do filho até que este tenha completado 1 ano de idade, a transcrição não é necessária, mas há quem afirme que a transcrição, no processo de netos, é obrigatória para todos os casos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.