cartao cidadao e passaporte nome de solteiro
Albertoo
Member
sou casado e ainda nao fiz minha transcricao de casamento e dei entrada no meu passaporte e cc que vai sair com nome de solteiro, terie problemas para passar na imigracao com minha identidade com nome de casado?irei sozinho
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Albertoo , não terá problema. Você só vai usar o passaporte português e, em Portugal, se necessário, o cartão cidadão. Não vai usar a identidade brasileira.
no aeroporto nao pedem identidade junto com o passaporte?
@Albertoo , não, só o passaporte. E você não vai entrar na fila da imigração, em Portugal.
Só uma observação, no aeroporto a empresa aerea vai pedir o seu documento PT para fazer o check in por conta das restrições da pandemia. Logo vão perceber a divergência nos nomes. Poderá ter dor de cabeça aqui mesmo no Brasil com isso. Seu passaporte Brasileiro também está com nome de casado?
@ThiagoFreitas , @Albertoo , para a empresa aérea ele vai mostrar o cartão cidadão e o passaporte português, que estão com o nome de solteiro. Não precisa apresentar identidade brasileira.
Na saída, vai apresentar o passaporte brasileiro à Policia Federal.
E Portugal, vai apresentar o passaporte português.
Não há problema algum!!
@Leticialele Então, a empresa aerea também confere a documentação que o passageiro irá utilizar para apresentar na PF, pois se o embarque do passageiro for negado na imigração Brasileira por qualquer erro e divergência de documentaçào, quem terá que arcar com os custos de remarcação, taxi e transporte será a própria companhia area por já ter realizado o check-in do passageiro sem ter conferido a documentação corretamente.
Um exemplo seria um passageiro Brasileiro e Americano com viagem de retorno para os EUA onde reside. A empresa aerea também irá pedir o documento Brasileiro no check-in pois no passaporte Americano não vai ter visto Brasileiro ou carimbo de entrada no Brasil.
Outro exemplo seria um Português/ Brasileiro menor de idade viajando para Portugal. Mesmo sendo Português, o agente do check-in tem que pedir a documentação Brasileira e autorização de viagem que vai ser apresentando na PF, pois o embarque pode ser facilmente negado por qualquer divergência na autorização de viagens.
@ThiagoFreitas , não tem lógica o que você está falando! Como a empresa aérea vai saber que ele tem dupla nacionalidade? Ele pode sair do país como português!! Nem precisa apresentar passaporte brasileiro! Apresenta-se apenas para facilitar!!
Já viajei apresentando apenas o passaporte português no check-in e apresentei o passaporte brasileiro na Polícia Federal!! Nunca tive problema algum!!
@Leticialele Muito simples e bem lógico. Conferindo o local de emissão do passporte Português e também se há carimbo de entrada no Brasil. Se tiver carimbo é um indício que pessoa não tem nacionalidade Brasileira. Já trabalhei na latam fazendo justamente isso, conferimento de documentação em voos internacionais. Já cansei de ver embarques negados pela PF por causa de divergências na documentação Brasileira, principalmente quando o passageiro é menor de idade está com algum erro na sua autorização de viagem. Por isso que os agentes do check-in ou ''profilers'' são obrigados a conferir a documentão que o passageiro vai usar para sair do Brasil também. Agora se não conferiram no seu caso isso foi uma negligência, pq se seu embarque fosse negado pelo PF por qualquer erro eles teriam que arcar com todos os custos de remarcação, hotel e transporte.
@Albertoo @Leticialele @ThiagoFreitas uma solução simples para isso tudo: ande com sua certidão de casamento apostilada, que explica eventual divergência no nome.
@gsilvestre Isso mesmo. Também iria sugerir utilizar o passaporte Brasileiro + o assento de nascimento Português sem mostrar o cartão cidadão ou passaporte PT pelo menos para sair do Brasil. Assim evitaria qualquer dor de cabeça no check-in e embarque.