Em caso de morte??!

Ola, quem iria fazer o processo de nacionalidade primeiro seria minha avó que tem 87 anos e minha dúvida é a seguinte, caso ela venha a falecer oque ocorre com o processo e tem algum documento que eu teria que ver com urgência por medo da idade dela que é necessario ela estar viva para assinar ou algo do gênero?? Pergunto isso pois o processo de nacionalidade seria um investimento e gostaria de saber sobre os riscos. Desde já obrigado por quem se disponibilizar para responder!

Comentários

  • editado June 2021

    @Pedroca2

    A nacionalidade somente é concedida em vida.

    Se o IRN vier a saber que ela faleceu em qualquer tempo antes de receber o assento, o processo termina sumariamente.

    Se ela for como filha, demora no ACP 6 meses. Para não ter que fazer prova de vida no consulado, faria por Tondela 8-10 meses.

    Se for como neta a CRCentrais parece estar dando prioridade automática em processos de idosos, que têm concluído entre 4-6 meses. Não são todos os processos de idosos, mas observamos em alguns, e parece ser uma nova tendência. Normalmente levaria 2-3 anos. Terá que fazer prova de vida presencialmente no consulado português.

    Os documentos principais que precisaria da participação dela seriam:

    • assinatura presencial do formulário no cartório, diante do tabelião, para certificação por autenticidade
    • um RG recente, porque só pode pedir e assinar presencialmente. O RG ou passaporte tem que trazer a filiação, estar válido e com menos de 10 anos. Para idosos se recomenda fazer um RG novo se tiver mais de 5 anos, para evitar exigências por suspeita de fraude
    • em certos casos, Prova de Vida, feita grátis, presencialmente no consulado português de sua área

    Todo o restante você pode fazer por ela.

    Se ela estiver em estado terminal, com demência, ou acamada, seria difícil você fazer a maioria dessas coisas. Nesse caso recomendo que vocês nomeiem um advogado com registro na OAP como procurador, para que possa preencher os formulários e assinar por ela. Tendo um advogado ele responde por ela, e não será necessário a Prova de Vida. Se ela falecer, ele é obrigado a notificar o IRN.

  • @gandalf Nossa você me deu muita esperança agora, eu pretendo usar a nacionalidade para o exercito Português então tempo é muito importante, obrigado pela informação! Pelo jeito você entende então não posso deixar de pedir para dar uma olhada na discussão que criei com nome "Assento batismo antigo" mas enfim obrigado novamente!

  • @Pedroca2

    Qual foi a parte que te deu tanta esperança assim? :-)

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas/p1

    Achei seu texto difícil de extrair as informações essenciais. Você tem que entender que no fórum há genealogistas experientes, que não terão as limitações que você tem. Você fornece o que tem, e deixa que eles busquem o resto. Já vi acharem coisas que você nem imagina serem possíveis, em poucas horas.

    Devia ter dito assim:

    Preciso ajuda na busca da certidão, provavelmente em VNG

    Minha avó [XXXX ?], ainda viva atualmente com XX anos é a neta dele, mas não se lembra muito dos detalhes.

    João d'Oliveira Carvalho (o português)

    Filho de Antonio d'Oliveira e Maria d'Oliveira Carvalho (portugueses)

    Meu bisavô [XXXXX Carvalho de Oliveira ?] (brasileiro), é o filho mais velho, e nasceu em 1888. Não sei o nome dos irmãos ainda. Também preciso encontrar a certidão de nascimento dele.

    Ele se casou no BR em 1884, aos XX anos com [Maria Carvalho ?] (brasileira).

    Pelo registro de casamento, João foi batizado na Igreja Matriz de Vila Nova de Gaia

    [Aqui vai de preferência o link para o documento que já encontrou (fornece detalhes, e evita receber de volta o que já sabe)]

    [Aqui você põe os outros detalhes que quiser em forma de texto compacto. Deveria fornecer uma cópia da certidão de casamento]

    Pelo menos relacione os documentos que já possui:

    • certidão de casamento de João
    • certidão de nascimento de sua avó
    • outros
  • @gandalf A parte que você diz que alguns processos estão demorando de 4 a 6 meses e por mais que seja alguns isso ja me da esperança pois até então eu estava calculando o tempo de 2-3 anos, sobre as informações eu sou novo no Forúm e errei quando nem vi como por exemplo postar as informações corretamente, abro outra discussão?

  • @Pedroca2

    Agora que vi que seria o processo de sua avó, como neta, só pode ser feito pela CRCentrais.

    Se houver a prioridade automática para idosos (parece que sim), seriam 6 meses. Mas se não tiver, o processo pode levar 2-3 anos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.