Realizar Processo em Portugal para Mãe que mora no Brasil

Olá,

moro no Porto e minha mãe mora no Brasil. Ela é neta de portugueses, porém o pai dela (meu avô) é falecido.

Tenho algumas dúvidas:

1) Existe alguma vantagem se eu fizer o processo de cidadania para ela aqui em Portugal? (por exemplo se ela me enviar os documentos dela e do meu avô, e eu solicitar e receber aqui o assento de nascimento do arquivo distrital).

2) Se eu fizer por aqui, teria que ser via procuração, certo? Nesse caso, apenas para confirmar: ela teria que reconhecer firma no cartório brasileiro e enviar para mim? Em caso afirmativo, tem que ser apostilada?

3) Eu pesquisei no fórum mas como existem muitos tópicos, não achei a informação exata. Pelo cenário descrito acima, não é possível enviar para o ACP? (pelo que li nos comentários apenas se for de pai para filho é possível?)

4) Vale a pena tentar contato com outras conservatórias em Portugal para dar entrada no processo? (tenho a facilidade de já estar aqui)


Estou pensando em termos de agilizar o processo.


Desde já agradeço pela atenção


Danilo Ruziska

Comentários

  • @danruziska

    não compensa fazer presencialmente, sobretudo em razão da pandemia que os agendamentos estão complicados.

    Processos de netos são processados somente na CRC Lisboa. O melhor e mais rápido é ela reunir os documentos, fazer o pgto pelo cartão de crédito internacional e enviar via DHL a Lisboa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.