Pedido de Urgência

Pessoal, boa noite.

Tenho uma duvida que talvez seja leiga , peço desculpas de antemão se for...

Vamos ao meu caso:

Sou filho de cidadão português, já com o devido registro de assento, e não fiz o meu processo ainda.

Hoje estou com uma proposta de trabalho de um ano (Com contrato), gostaria de saber se posso de maneira urgente ter a minha cidadania para entrar com a minha família de forma mais rápida nessa fase complicada de pandemia.

Caso seja possível, o que eu preciso reunir e se isso só é possível ou se torna mais rápido se for feito por advogado ou eu mesmo posso fazer do Brasil sem penalidade no tempo para conclusão.

Caso também seja possível, será que posso pensar numa estimativa de tempo para conclusão?


Agradeço muito a colaboração e mais uma vez desculpe se for algo leigo demais.

Cumprimentos.

Comentários

  • @ZFonseca , você pode fazer sozinho.

    Mande seu processo para o Arquivo Central do Porto.

    Se a empresa puder confirmar que apenas sendo português você será contratado, mande o documento junto , solicitando urgência.

    Com prazo normal, a conclusão se dá em até 6 meses. Se aceitarem a urgência, pode ser bem mais rápido.

    Se algum advogado vender para você a ideia de que consegue fazer com mais rapidez, não acredite. Eles não têm esse privilégio.

  • editado June 2021

    @ZFonseca

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/248531/#Comment_248531

    O trabalho não precisa ser em PT. É melhor se for, mas pode ser em outro país membro da UE.

    Você faz um requerimento da urgência, e nele explica seu caso e da necessidade da nacionalidade portuguesa para o efeito pretendido (4 linhas), assina presencialmente, certifica por autenticidade, e anexa o documento de prova (a oferta de trabalho, como explicado no link).

    O tempo de processamento depende do caso. Claro, se você chega com uma carta do Alto Comissariado nas Nações Unidas, ou se você é um médico epidemiologista e precisa desenvolver um trabalho na UE relacionado com a crise atual, tem outro peso. O recorde que vi acho que foram 13 dias, mas em geral é como prioridade de menores, que no ACP saem em 70 dias.

    Se posso lhe dar um conselho, resolva primeiro o seu caso e sua documentação, busque onde vai morar, e depois numa segunda vez, já estabelecido leve a família, depois que tiver pelo menos a transcrição de casamento feita, e o processo dos filhos iniciados.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.