Divórcio aqui no Brasil

Olá, eu fui casada por um curto período de tempo e logo depois me divorciei. Já tenho meus documentos portugueses, mas quero me mudar para Europa com o novo marido (não para Portugal). A questão é consigo legaliza-lo sem transcrever o casamento, levando só a certidão daqui apostilada? Outra questão para regularizar como faço para solicitar a transcrição e divórcio sem assinatura do ex? Pois somos divorciados a mais de 10 anos e pra ser bem sincera eu não sei nem se ele ainda está vivo ou onde mora.

Alguém tem em média o tempo que leva e quanto mais ou menos custaria?

Comentários

• @jeehhpereira que eu saiba, precisa transcrever o casamento para pedir residência para o cônjuge, mas talvez alguém com mais experiência tenha mais propriedade para te ajudar nisso.

sobre a transcrição: vai precisar primeiro transcrever o primeiro casamento, custa 120 euros. Isso você faz sozinha, não precisa de assinatura do ex-marido. Pode fazer por Ponta Delgada ou pelo consulado de sua região. Depois, tem que homologar o divórcio. Isso só ocorre mediante a contratação de um advogado português. Não tenho ideia de custos, mas pelo que já vi leva em torno de 6-8 meses. Acho que tb não precisa da assinatura do ex-marido.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.