Documentos para atribuição de neta

Talvez minha pergunta seja repetitiva, mas estou organizando os documentos para apostilar e fiquei em dúvida.

Vou dar entrada na cidadania por atribuição por neta paterna.

Meus avós são portugueses , casados em Portugal e falecidos no Brasil. Já estou com as certidões portuguesas em mãos averbadas com o casamento e atualizadas, preciso enviar os atestados de óbitos do Brasil ?

Meus pais são falecidos e brasileiros. Tenho que enviar as certidões de nascimento deles, casamento e óbitos?

Sou casada e mudei o nome de solteira para casada. Preciso enviar minha certidão de nascimento e casamento e também nascimento e casamento do meu marido?

Tenho todas essas certidões acima em inteiro teor e cópia reprográfica. Seria bom apostilar todas e enviar??

Comentários

  • @Cla_Ferespi

    Meus avós são portugueses , casados em Portugal e falecidos no Brasil. Já estou com as certidões portuguesas em mãos averbadas com o casamento e atualizadas, preciso enviar os atestados de óbitos do Brasil ? Não. Mande apenas a do avô ou da avó;

    Meus pais são falecidos e brasileiros. Tenho que enviar as certidões de nascimento deles, casamento e óbitos? Mande apenas a certidão inteiro teor, apostilado do filho(a) dos portugueses;

    Sou casada e mudei o nome de solteira para casada. Preciso enviar minha certidão de nascimento e casamento e também nascimento e casamento do meu marido? Mande sua certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada e a certidão de casamento inteiro teor, não precisa apostilar, APENAS para justificar a diferença entre o nome de nascimento e o nome atual.

    Tenho todas essas certidões acima em inteiro teor e cópia reprográfica. Seria bom apostilar todas e enviar?? Não mande nada além do necessário, por mais atrapalhar do que ajudar.

  • Leticialele, meus documentos estão quase prontos e surgiu uma dúvida.

    Eu perguntei se tinha q enviar as certidões de óbitos dos meus avós, pois morreram aqui no Brasil. E não entendi a resposta.

    Só tenho q enviar as certidoes de nascimento averbadas ( nasceram e casaram em Portugal). Essas eu já tenho.

    Obrigada

  • @Cla_Ferespi , não precisa enviar as certidões de óbito, para o processo de nacionalidade.

  • Obrigada..

  • Bom dia Leticialele.

    Gostaria de tirar uma

    dúvida.

    Entrei no site da polícia federal e o q seria a autenticação do atestado criminal no verso?

    Pois quando preenchi, só apareceu uma folha c meus dados.

  • @Cla_Ferespi , na mesma página tem um link para Validar a certidão. É essa validação que tem que ser impressa no verso da certidão

  • Ok... obrigada

  • Boa noite. Tenho uma amiga q está qrendo adquirir a nacionalidade portuguesa. Ela deu início com um advogado e já está a 2 anos e só gastou dinheiro. Acredito q ela tenha sido enganada. Sendo assim resolvi ajuda-la e gostaria de uma ajuda com o pedido dela.

    Ela é neta de português, no caso a avó paterna(falecida). A avó casou-se no Brasil e não transcreveu o casamento. O pai dela que é o descendente de português, tbm faleceu, e não havia adquirido a nacionalidade.

    Quais os documentos necessários para ela pedir a nacionalidade?

    Será preciso pedir a certidão de nascimento e de obto da avó?


    Obrigado.

  • Fabio Paiva, pergunte diretamente para Leticialele sobre a situação da sua amiga,Talvez ela possa lhe informar melhor.

    Eu realmente não sei responder sua dúvida.

  • Como faço para enviar direto para a pessoa?

  • @Fabio Paiva , respondi no outro post.

  • @Leticialele surgiu uma dúvida: fui registrado pelo meu pai, sendo que minha mãe era a descendente do português.

    Na minha certidão de nascimento consta o nome dela de casada (com inclusão de sobrenome do meu pai).

    Preciso enviar a certidão de casamento de meus pais para comprovar mudança de nome?

  • @leompts , pode mandar uma certidão de casamento, inteiro teor, sem apostilar.

  • @Leticialele, bom dia! Agradeço sua resposta!

    Fiquei encucado com um ponto: a conservatória considera válida essa certidão sem apostila?

    Outra questão, caso a certidão de nascimento da descendente do português tenha o casamento averbado, suprimiria o necessidade de envio dessa última?

  • editado July 2021

    @leompts , sim, aceitam a certidão sem apostila porque ela servirá apenas para justificar a mudança do nome pelo casamento.

    Mesmo que a certidão de nascimento tenha o casamento averbado, tem que mandar a certidão de casamento.

  • @Leticialele Obrigado pela ajuda!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.