Avó com dois passaportes (Brasileiro e Português)

Boa noite pessoal, estou ajudando uma amiga que ficou com vontade de tirar a cidadania portuguesa também agora que eu estou fazendo a minha, porém esbarramos em um caso curioso:


A avó dela tinha 2 passaportes, um Português e Outro Brasileiro válido apenas para retornar ao Brasil.


A história que se conta na família é que ela nasceu no Brasil, e voltou com 2 ou 3 anos para Portugal, voltando novamente quando adulta e se casando aqui no Brasil.


Na certidão de casamento ela consta como brasileira. Alguém tem alguma idéia do que pode ter acontecido???


Comentários

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado June 2021

    @LeoSantos não sei...

    mas ela pode tentar pedir o assento de nascimento da avó no civilonline (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1)... considerando que a nacionalidade portuguesa é regida pelo ius sanguinis, é possível que ao regressar a Portugal ela tenha obtido a nacionalidade portuguesa (pelo que entendi, ela é filha de portugueses?), mas não sei como era a lei à época.

  • Sim, ela (avó) era filha de portugueses.


    O problema de pedir pelo civil online, é que eu não sei qual distrito/concelho/freguesia colocar, e esses dados são obrigatórios.


    Alguma idéia?

  • @LeoSantos , ao que parece, a avó era brasileira.

    Como dizem que foi para Portugal ainda criança, teve que pedir um passaporte português para viajar para o Brasil. Já vi vários emitidos para "Súditos brasileiros" pelo Governo Civil de Braga.

  • @Leticialele Entendi Lele

    Pensei que por ter passaporte português ela fosse obrigatoriamente portuguesa, ainda que pelo jus sanguinis, mas talvez esse não seja o caso.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado June 2021

    @LeoSantos @Leticialele repare que o passaporte português colacionado é de 1953, quando ela já não era mais criança, e consta "nacionalidade: portuguesa".

    creio que não haja dúvidas sobre ela ter nascido no Brasil, pois consta do passaporte brasileiro que ela é natural de São Paulo/SP, mas não sei quanto a uma possível aquisição posterior da nacionalidade portuguesa.

    No civilonline, coloque que ela nasceu no Brasil e a cidade/estado. Não precisa ter nascido em PT.

  • @LeoSantos

    Ezilda deve ter um registo de nascimento em Portugal.

    Tem a filiação?

  • @Guilherme Moreira

    Tenho a filiação sim:

    Pai: Manoel Pinto (ou Manuel)

    Mãe: Rosalina da Silva (ou Rozalina)


    São nomes comuns, eu sei... buscando alguns outros documentos eu localizei uma irmã (Maria Dulce Pinto) que nasceu em Andrães, Vila Real, Portugal em 1912.

  • @LeoSantos

    Art. 68 - Aos brasileiros, que exibam passaporte estrangeiro, não deverá ser este visado nem confiscado, mas ser-lhes-á concedido passaporte brasileiro apenas para voltar ao Brasil, com a menção do passaporte estrangeiro que possuem.

    Enviei mensagem, diga se recebeu.

  • Boa tarde @Guilherme Moreira recebi sua mensagem sim, já respondi lá.

    Obrigado pelo texto do artigo 68, não sabia que funcionava assim.

  • Bom dia amigos

    Eu fiz um perdido da certidão no civil online como sugerido acima, a resposta foi essa:


    "Não é possível dar cumprimento ao pedido de certidão online nº 406517/2021, em virtude de não ter sido localizado processo nem assento de nascimento nesta conservatória nem no sistema informático, pelo que o pedido de certidão online, irá ser recusado."


    :(

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.