Qual melhor via? Neto ou sefardita?

AlanaAlana Member

Boa tarde, hoje descobri os bisavós do meu esposo, consta na certidão de casamento que eram portugueses, porém não cita a cidade...

Alguém me ajudaria a encontrar? Obrigada!!!!

XXXXXXXXXXXXXXXX, nascido entre 1873 ou 74 (filho de XXXXXXXXXXX e XXXXXXXXXXXXX)

XXXXXXXX (1873) filha de XXXXXXXXXXXX e XXXXXXXXXXXX


Tenho ascendência de judeus sefarditas, porém, acredito que seja menos burocrático eu tentar naturalizar minha sogra, ela quer e depois ela poderia passar para os filhos... Meu esposo poderia passar para mim?


[Nomes editados pela moderação, a pedido da usuária]

Comentários

  • AlanaAlana Member

    @Leticialele poderia apagar esta minha postagem, por favor?

  • @Alana

    Para os seus filhos e cônjuge, sem dúvida a nacionalidade originária é o melhor caminho, e custará muito menos.

    A primeira, de sua sogra como neta, demora 2,5 anos. Quando ela receber, a do filhos demora 6 meses, e a dos netos mais 6 meses. Uma geração de cada vez.

    A sua demoraria 2 anos depois do seu esposo. Estamos falando de 2,5 + 0,5 + 2,0 = 5 anos para você, no mínimo.

    Pela via Sefardita pra você provavelmente conseguiria muito mais rápido, em 2-3 anos, mas repassar a filhos e cônjuge pode ser + difícil.

    Pode ser outra opção: Se você não quiser esperar tanto pela sua (e não se importar de pagar mais), poderia iniciar a sua pela via Sefardita (caso seja viável) e separadamente a originária para a sogra, cônjuge, e filhos. Você estaria atuando em duas frentes independentes. Se uma der errado, sempre pode saltar para a outra. Se der certo, todos terão a nacionalidade mais ou menos ao mesmo tempo, o que é bom.

    Vejamos como fica a pesquisa dos bisavós. Veja se tem alguma informação adicional que possa fornecer, nas ideias aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas/p1

  • AlanaAlana Member

    @gandalf muitíssimo obrigada!

  • AlanaAlana Member

    Só não fazemos a mínima ideia (minha sogra nem sabia que eram portugueses, nunca os conheceu e sua mãe já era mais idosa quando ela nasceu) quando eles chegaram... Já ando fazendo buscas pelos nomes no site da SIAN. Esperando que o cartório desarquive a habilitação do casamento, pois no mesmo só conta que eram de Portugal. Não cita cidade, nada... Mas vou atrás... rsss

  • @Alana

    É muito divertido quando você levanta toda a história da família que ninguém sabia.

    A lenda na minha família era que éramos louros e altos, por ser descendente do meu avô português, que era pescador, alto, e tinha olhos verdes.

    Quando fui olhar, ele tinha cabelos pretos anelados, bigode fino, olhos pretos, e 1,57m de altura, foi desembargador e professor.

    Até hoje não sei de onde herdei a altura e os cabelos, mas dali não foi. Hehe

  • AlanaAlana Member

    Hehehehe é mesmo muito divertido e cheio de surpresas! Eu ainda tenho mistérios a desvendar... acho q isso gritava em mim pq jamais conheci nenhum dos meus avôs, só as avós e convivi tão pouco... Descobri muita coisa legal... de antepassados de antes do descobrimento e figuras famosinhas no ramo... é mesmo um vício genealogia!

  • AlanaAlana Member

    @gandalf Boa tarde, tudo bem? Poderia dar entrada, pelo que vc disse, no processo do meu esposo e filhos juntamente com o de neta de minha sogra? Ou pelo menos dar uns meses de diferença?

  • AlanaAlana Member

     @Daniel Henriques boa tarde, é possível apagar nossas discussões? Eu queria apagar onde deixei os nomes dos meus familiares expostos... Obrigada.

  • @Alana

    Não se preocupe. A @Leticialele pode apagar pra você depois, usando seus super-poderes.

    Respondendo a sua pergunta anterior, você tem que fazer a nacionalidade por gerações. Uma de cada vez, pq dependem umas das outras.

    Tem que escolher se vai fazer a sua como Sefardita, ou pelo casamento.

    Plano-A supondo que faz a sua como Sefardita:

    • Primeiro a da sua sogra (como neta do português)
    • Junto pode iniciar a sua (como Sefardita), porque não dependem uma da outra, mas custa mais $$
    • Transcrição do casamento da sogra
    • Depois seu esposo (como filho da portuguesa)
    • Transcrição do seu casamento (pode ser dispensado se o esposo foi o declarante das filhas antes de 1 ano de idade)
    • Depois faz o dos filhos/filhas (como filhos, todos juntos), porque só dependem do pai português

    Plano-B - A sua pelo matrimônio

    • fazer a sua assim que tiver o número de processo dos filhos em comum (pelo matrimônio)

    Esse plano-B depende de quantos anos de casados vocês têm, e quando se casaram. Se casaram antes de 1981 faz por Base-X rápido e grátis. Se casaram depois de 1981 faz pelo art-3.

    Se tiver menos de 6 anos de casados, teria que esperar a nacionalidade dos filhos. São 3 anos com filhos em comum, ou 6 anos sem.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.