Dúvida quanto à retificação.

Na certidão da minha mãe, filha de português, vem constando como sua avó paterna o nome Adelina Baptista de Sousa, mas na certidão de nascimento do português, esse nome vem escrito como Idalina de Sousa.

Dúvidas:

A oficial do cartório encaminhou ao promotor o pedido  por se tratar, acredito eu, de erro de grafia, mas o mesmo indeferiu o pedido e orientou ao cartório que o encaminhasse ao juiz. Mas em processo judicial isso demora muito! O promotor não pode determinar que o cartório faça a retificação extrajudicialmente nesse caso (tendo em vista a alteração na lei de registros,de 2009)?

No caso, pedi apenas que trocasse o nome Adelina por Idalina (alteração de 2 letras). É necessário mandar tirar o Baptista do nome?

 

Obrigada!

Comentários

  • Obrigada! Será que se eu perguntar para uma das conservatórias eles respondem(via email)?
  • Como faço pra ver essas orientações do consulado : site ou ir pessoalmente? Não quero fazer a minha transcrição pelo consulado, mas diretamente à conservatória.
  • Aliás, quero fazer tudo diretamente sem ter que passar pelo consulado.
  • Não foi meu avô português que declarou, por isso terei que averbar. E esse enviar para análise que você disse, é para a conservatória ou consulado? O meu avô português nasceu em Lama, Barcellos. Posso fazer pelo Porto mesmo? É mais rápido? Obrigada!
  • Liza,

             por favor vc vai fazer por atribuição? Primeiro sua mãe e depois você?

             Outra coisa, como vc postou o nome de sua avó e a freguesia de onde são seus parentes, tomei a liberdade de pesquisar no familysearch.org; encontrei esta pessoa, se for sua parente, talvez possa lhe ajudar de alguma forma.

              https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1951-20808-45324-57?cc=1932363&wc=MMBD-8SV:n890786018

  • Obrigada, gente!!! Guilherme, essa é a irmã do meu avô! Me ajudou muito, porque agora eu sei que não se deve tirar o sobrenome Baptista! Minha mãe reconheceu a tia dela e se emocionou! Obrigada mesmo! E sim, farei por atribuição. Al Tri, vou seguir a sua orientação e vou mandar o pedido para averbação para Barcellos! Aí quando for tentar a nacionalidade dela (minha mãe), farei pelo Porto! Obrigada pela ajuda!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.