Nome da Avó de Solteiro x Casado

Ola boa tarde.

Eu ja tenho cidadania portuguesa, adquirida atraves da minha mae. Minha mae, apesar de divorciada, Devido a complexidade e custos da transcrição do divorcio, nao fez este processo, portanto, na documentacao portuguesa da minha mae consta seu nome de casada. Na minha documentcao portuguesa tambem conta o nome da minha mae de casada.

Ao dar entrada no processo de cidadania das minhas filhas, identificamos que na certidao de minha filha mais velha, consta o nome de solteira da minha mae. Na certidao de nascimento da minha filha mais nova, consta o nome de casada da minha mae,

O fato de no documento da minha filha mais velha constar o nome de solteira da minha mae, pode ser um impeditivo para o processo de cidadania dela ?

Outro questionamento, minha mae faleceu, para fazer a transcricao do óbito, que contsa seu nome de solteira, devo fazer a transcircao do divorcio antes ?

Agradeço a ajuda. Obrigada

Comentários

  • @denise1979

    Entenda que sua mãe é que tinha obrigação de registrar os eventos da vida civil dela. Não tem prazo, e pode ser nunca.

    A neta não será prejudicada pelo fato da avó não ter feito. O nome de solteira também consta no registo da avó.

    Para fazer a transcrição do óbito teria que fazer a homologação do divórcio, e somente pode ser feito pelo nubente que estiver vivo.

    Não se preocupe com isso. Não terá problemas.

  • Ola Gandallf, obrigada pelo retorno.

    Uma das minhas filhas está com o nome de casada da minha mae, a outra com o nome de solteira.

    Enviando os dois processos, será que pode dar problema ?

    Obrigada

  • @denise1979 , problema algum. Os dois processos podem ser enviados juntos, mas cada um tem que ir completo, sem o compartilhamento de documentos.

  • @denise1979 Como foi dito pela Leticialele, nenhum problema.

    Quando você põe um "@" antes do nome, sai uma notificação, e o nome fica vermelho como o seu. Sem ele, o nome fica em preto, e nenhuma notificação será enviada para a Leticialele nesse caso.

    Como não teve a notificação, eu só acho o post quando estou dando uma olhada geral no fórum.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.