Buscar certidão de nascimento - ANTONIO BAPTISTA

Bom dia pessoal, estou levantando toda documentação do meu bisavô para dar entrada no meu processo de dupla cidadania portuguesa. Hoje não possuo todos os dados necessários, por esse motivo solicito encarecidamente o apoio para localizar mais informações para emissão de 2° via de certidão de nascimento.


Seguem os dados que eu possuo até o presente momento:


Nome: ANTONIO BAPTISTA (pode apresentar alguma divergência em termo de acentuação)

Nascido em Portugal. Acredito que na região conhecida como "trás-os-montes"

Data de nascimento: 06/03/1898

Pais: ARNALDO BAPTISTA / LAURA PRECIOSA

Data de casamento: 24/12/1919 - Realizado no Rio de Janeiro - BRASIL.


Cônjuge: FLORIPES DUQUE

Nascida no Rio de Janeiro - Brasil.

Data de nascimento: 05/12/1989

Pais: SEBASTIÃO DUQUE / MARIAD ASSUNPÇÃO DUQUE


Não tenho noção de data e não sei por onde ele saiu de Portugal ou entrou no Brasil.


Qualquer informação ou dica para ajudar na busca será de grande valia.

Agradeço desde já a colaboração de todos.

Att: Diego Pinheiro Batista

Comentários

  • editado June 2021

    @Diego_Pinheiro

    deve ser a emigração da família http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

    ID Titular 332471 / Arnaldo Baptista / São João da Pesqueira / São João da Pesqueira / Joaquim António Paula / Sem Indicação / Trabalhador / 35 / Rio de Janeiro / Casado

    ID 32679 / Laura Pereira / ID Titular 332471 / Arnaldo Baptista / Mulher / 35 / Feminino / Casado

    ID 15251 / António / ID Titular 332471 / Arnaldo Baptista / Filho / 12 / Masculino / Solteiro

  • editado July 2021

    Boa noite Kleber, não consegui chegar nesses resultados realizando acesso ao link disponibilizado nem realizando novas buscas.

    Poderia por gentileza me auxiliar com esse processo?

    Pela sua busca o nome da esposa não confere, não sei se pode ser uma divergência ou outra família. Queria entender e refinar essa busca para avaliar se os demais dados coincidem.

  • @Diego_Pinheiro

    Sabe se António tinha irmãos e os nomes?

  • Infelizmente eu não possuo essa informação... Estou no início das buscas e ainda não tenho familiaridade com as ferramentas disponíveis para avançar. :(

  • O que me recomendam como próximos passos com base nesses dados retornados na pesquisa acima levando em consideração que o nome da Laura pode estar apenas transcrito errado?

    Como posso evoluir com esses possíveis registros de migração?

  • @Diego_Pinheiro

    No pedido de passaporte da família encontrado pelo Kleber, António tinha 12 anos e os pais 35. Se António nasceu em 1898, os pais nasceram ao redor de 1875.

    Óbito de Arnaldo - repare ano de nascimento, filiação e esposa

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:7991-PP2M

    Óbito de Laura - repare que o ano de nascimento está errado, pois se tinha 87 anos em 1953, teria nascido em 1875/6

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:799P-6RZM

    Agora veja este registro de óbito em Fevereiro/1913 de um menino de nome Thiago com 2 anos de idade , filho de Arnaldo Baptista (não consta o nome da mãe).

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-622S-TMX?i=46&cc=1582573

    No site do Cepese também consta como acompanhante de Arnaldo Baptista um filho de nome Tiago com 1 ano.

    66014 Tiago 332471 Arnaldo Baptista Filho 1 Masculino Solteiro

    Parece que é a sua família, não?

    Solicite ao Cepese os dados do pedido de passaporte do bisavô Arnaldo Baptista - ID 332471, conforme as instruções constantes do link que o @Kleber Silva Aguiar já havia informado:

    http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

  • @Kleber Silva Aguiar e @Guilherme Moreira, conforme orientação solicitei os dados ao CEPESE, mesmo com o nome da Cônjuge apresentando diferença e o obtive o resultado abaixo:

    ID 332471

    Arquivo Arquivo Distrital do Porto

    Livro 3399

    Passaporte 876

    Data Passaporte 1911/12/08

    Tipo Ida

    Nome Arnaldo Baptista

    Apelido Sem Identificação

    Concelho São João da Pesqueira

    Naturalidade São João da Pesqueira

    Pai Joaquim António Paula

    Mae Sem Indicação

    Sexo Masculino

    Civil Casado

    Destino Rio de Janeiro

    Pais Brasil

    Idade 35

    Profissão Trabalhador

    Escreve Não Escreve

    Observações Sem Indicação

    ----------------------------------------------------------

    Nome António

    Grau Filho

    Idade12

    Sexo Masculino

    Civil Solteiro 

    ----------------------------------------------------------

    Nome Laura Pereira

    Grau Mulher

    Idade 35

    Sexo Feminino

    Civil Casado

    ----------------------------------------------------------

    Nome José Joaquim

    Grau Filho

    Idade 3

    Sexo Masculino

    Civil Solteiro

    ----------------------------------------------------------

    Nome Tiago

    Grau Filho

    Idade 1

    Sexo Masculino

    Civil Solteiro

    ----------------------------------------------------------

    O que me indicam como próximos passos?

    Grato desde já.

  • @Diego_Pinheiro

    no canto direito em SERVIÇOS DISPONÍVEIS clique em Pedido de reprodução e solicite o processo do passaporte 876 https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/details?id=1525242

  • @Kleber Silva Aguiar, obrigado pelo retorno. O pedido foi realizado, agora estou aguardando retorno do arquivo.

  • editado July 2021

    Pessoal, vocês me indicam alguma empresa que ajude nesse processo de busca para emissão de uma via de certidão de nascimento de antepassados para dupla cidadania?

  • @Diego_Pinheiro , não fazemos indicação de empresas aqui no Fórum

    Coloque os dados e ajudamos, no que for possível, a procurar e solicitar as certidões, sem custo algum.

  • editado July 2021

    Boa tarde @Kleber Silva Aguiar, , @Leticialele, @Guilherme Moreira, segui os direcionamentos e consegui alguns documentos do processo de emissão de passaporte da minha família ao virem para o Brasil, porém os documentos não são muito legíveis, conseguem me ajudar na interpretação da freguesia?

    Qual o próximo passo para solicitar uma cópia desse documento com validade para o processo de dupla cidadania?


  • editado July 2021

    @Diego_Pinheiro , só recebeu essas duas páginas?

    Trata-se do requerimento para emissão do registo criminal de Antonio Baptista, menor:

    "Arnaldo Baptista, da freguesia de Macieira, precisa do certificado do registo criminal respeitante a Antonio Baptista, menor, filho do supplicante e de sua mulher Laura Preciosa ou Laura Baptista, natural da Freguesia de Casaes, d'esta comarca de Pesqueira, e por isso deseja que o Sr Escrivão encarregado do registo criminal n'esta comarca lhe certifique o que constar dos boletins contra o seu filho"

    Seguem-se :assinatura, reconhecimento de assinatura.

    A segunda página é o nada consta , datado de 6 de novembro de 1911

    Veja se nas outras páginas há a transcrição do assento de batismo do Antonio.

  • editado July 2021

    @Diego_Pinheiro

    o documento do Antônio diz freguesia de "Casaes", seria esta https://tombo.pt/f/sjp01 mas consta que foi extinta e anexada Ervedosa do Douro e o arquivo não está online, terá que solicitar pesquisa do registro em https://digitarq.advis.arquivos.pt/oservices indicando as duas freguesias.

  • @Leticialele, esses foram todos os documentos que recebi do Arquivo Distrital do Porto. Pode me ajudar com essa informação do assento de batistamo?

  • @Kleber Silva Aguiar, postei os demais documentos que recebi do arquivo do Porto, seria algum desses o qual estamos procurando?

  • @Diego_Pinheiro , a transcrição do batismo está na 9a foto que você mandou.

    O Antonio nasceu dia 5 de março de 1899 e foi batizado em 7 de maio de 1899 - Freguesia de Casaes do Douro, Concelho de Pesqueira.

    Como o @Kleber Silva Aguiar indicou, tem que solicitar a certidão certificada no Arquivo Distrital do Viseu


    Como fazer: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

  • @Diego_Pinheiro

    na sequencia que postou, o 9º documento corresponde ao registro do Antônio mas terá que solicitar copia certificada em https://digitarq.advis.arquivos.pt/oservices

  • @Kleber Silva Aguiar e @Leticialele muito obrigado, seguirei conforme orientado.... Vocês são feras. É incrível o trabalho e a disponibilidade de vocês em ajudar as pessoas nesse fórum.

  • editado July 2021

    @Kleber Silva Aguiar e @Leticialele segue o retorno que recebi do arquivo distrital de Viseu:


    MENSAGEM RECEBIDA

    Exmo/a Sr/a

    Os documentos necessários à localização do registo pretendido ainda são detidos pela Conservatória do Registo Civil de São João da Pesqueira à qual deve apresentar pedido de localização/emissão de certidão.

    Com os meus cumprimentos,

    Toni Marques dos Santos

    Assistente Técnico.


    Tentei solicitar a emissão via Civil Online, porém obtive o resultado abaixo:

    O que me orientam a fazer nesses caso? Quais os próximos passos posso adotar?

  • editado July 2021

    @Diego_Pinheiro , você não vai conseguir pedir a certidão pelo civil online

    Tem que entrar em contato com a CRC de São João da Pesqueira - registos.sjpesqueira@irn.mj.pt

    Coloque todos os dados, incluindo a resposta que recebeu no AD Viseu.

    Explique que precisa de um assento de batismo integral, certificado, para fins de pedido de nacionalidade portuguesa.

  • Muito obrigado @Leticialele, segui a orientação encaminhando minha solicitação para o e-mail acima.

    Agora seguirei aguardando retorno e manterei vocês informados. Muito obrigado ;)

  • @Kleber Silva Aguiar e @Leticialele, queria agradecer muito o apoio de vocês no processo de busca. Finalmente consegui acesso a todos os documentos que supostamente precisarei para iniciar o processo.


    No meu caso, vou precisar tirar a dupla cidadania no nome do meu pai primeiro, para que eu possa entrar com a minha solicitação. Gostaria de saber se é possível realizar os dois processos em paralelo, e se vocês possuem um modelo de procuração necessário para que eu possa resolver a parte burocrática no nome dele?


    Existe algum artigo no fórum com o passo a passo para dar entrada na dupla cidadania, do tipo faça você mesmo, para que siga de forma autônoma sem precisar contratar um serviço para isso? É possível realizar o processo sem precisar de uma advogado ou empresa especializada?


    Grato desde já pelas informações. Grande abraço.

  • @Diego_Pinheiro, seu pai vai fazer a cidadania como neto?

    Tem que fazer primeiro o processo dele e, depois de concluído, mandar o seu, Não pode mandar os dois ao mesmo tempo. Juntos, só de irmãos. Uma geração por vez.

    Não precisa contratar advogado ou empresa especializada. Aqui, você encontra toda orientação para montar o processo, enviar para Lisboa e acompanhar.

    Pode olhar em https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/248319/#Comment_248319

    Se tiver alguma dúvida, pergunte

    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.