Retificacao de documentos
CassiaCamps
Member
Bom dia! se alguém pode ajudar-me
no assento da minha mae portuguesa
nome: Noemia Azevedo Ferreira Campos
Filiacao: Maria de Azevedo Ferreira Campos
na minha certidao de nascimento:
nome: Noemia Ferreira Campos
avó: Maria Azevedo Ferreira
tenho que fazer a retificacao dos nomes, pode cair em exigencia se envio à Portugal sem a retificacao?
e na minha certidao inteiro teor está como legalmente desquitada mas nao é do meu pai, eles nao se casaram, terei algum problema se nao fizer a transcricao do casamento?
obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@CassiaCamps , sim, terá que fazer a retificação administrativa.
Vá ao Cartório em que foi registrada e veja o que eles exigem para faze-la.
Sua mãe está viva? Se sim, basta que ela mande uma declaração, sob as penas das leis brasileiras e portuguesas, dizendo que não era casada com seu pai.
@Leticialele minha mae faleceu, como devo fazer neste caso
@CassiaCamps , se você nasceu após 1978, não tem problema algum - pai e mãe são os que constam na certidão de nascimento.
Se nasceu antes, terá que mandar documentos que comprovem a participação de sua mãe na sua menoridade - declaração da maternidade, matrícula escolar, caderneta de vacinação, etc
@Leticialele tenho outra dúvida: fazendo a retificacao da minha certidao de nascimento, tenho que fazer também do meu RG, para enviar para Portugal?
obrigada!
@CassiaCamps , sim, precisará fazer um novo RG, pois estará alterando o nome de sua mãe!
@Leticialele minha mae foi a declarante
@CassiaCamps , se sua mãe é a portuguesa e foi a declarante, não tem que se preocupar em mandar nada além do que é exigido.
Na certidão de nascimento do meu bisavô consta João de Almeida Rodrigues mas na certidão do meu avô e da minha mãe tiraram o “de” e ficou apenas João Almeida Rodrigues. Vou ter que retificar a certidão de nascimento do meu avô e da minha mãe ou não é problema?
@Milscav1202 não é problema