Retificacao de documentos

Bom dia! se alguém pode ajudar-me

no assento da minha mae portuguesa

nome: Noemia Azevedo Ferreira Campos

Filiacao: Maria de Azevedo Ferreira Campos

na minha certidao de nascimento:

nome: Noemia Ferreira Campos

avó: Maria Azevedo Ferreira

tenho que fazer a retificacao dos nomes, pode cair em exigencia se envio à Portugal sem a retificacao?

e na minha certidao inteiro teor está como legalmente desquitada mas nao é do meu pai, eles nao se casaram, terei algum problema se nao fizer a transcricao do casamento?


obrigada!

Comentários

  • @CassiaCamps , sim, terá que fazer a retificação administrativa.

    Vá ao Cartório em que foi registrada e veja o que eles exigem para faze-la.

    Sua mãe está viva? Se sim, basta que ela mande uma declaração, sob as penas das leis brasileiras e portuguesas, dizendo que não era casada com seu pai.

  • @Leticialele minha mae faleceu, como devo fazer neste caso

  • @CassiaCamps , se você nasceu após 1978, não tem problema algum - pai e mãe são os que constam na certidão de nascimento.

    Se nasceu antes, terá que mandar documentos que comprovem a participação de sua mãe na sua menoridade - declaração da maternidade, matrícula escolar, caderneta de vacinação, etc

  • @Leticialele tenho outra dúvida: fazendo a retificacao da minha certidao de nascimento, tenho que fazer também do meu RG, para enviar para Portugal?

    obrigada!

  • @CassiaCamps , sim, precisará fazer um novo RG, pois estará alterando o nome de sua mãe!

  • @Leticialele minha mae foi a declarante

  • @CassiaCamps , se sua mãe é a portuguesa e foi a declarante, não tem que se preocupar em mandar nada além do que é exigido.

  • Na certidão de nascimento do meu bisavô consta João de Almeida Rodrigues mas na certidão do meu avô e da minha mãe tiraram o “de” e ficou apenas João Almeida Rodrigues. Vou ter que retificar a certidão de nascimento do meu avô e da minha mãe ou não é problema?

  • @Milscav1202 não é problema

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.