Busca de Certidao de Nascimento - Cardoso Moreira RJ

Boa noite pessoal

To dando entrada no processo de naturalização, vou começar pela minha mãe viva pegando da minha vó já falecida. A questão é que esbarrei na certidao de nascimento do meu avô já falecido tbm. Tenho praticamente todos os documentos dele (obito, certificado reservista, , o mais completo sendo a certidao de casamento. Lá diz que ele nasceu em cardoso moreira - RJ. Fui procurar no unico cartorio da cidade e o rapaz bastante solícito nao encontrou o registro dele. Conseguiu até encontrar os registros dos irmãos do meu avô (eles tem registro tardio, 2 anos, tenho tbm a foto dessa certidao) . Liguei pros cartórios das redonzas sem sucesso tbm. No familysearch consigo apenas achar o livro de casamento do irmao do meu avô.

Existe uma inconsistencia tbm na filiação dele. Ele em todos os documentos consta como pais JOSE GOMES CRESPO e MARIA GOMES LIRIO, sendo os irmãos registrados por JOSE GOMES NOGUEIRA e MARIA LYRIO GOMES.A identidade que eu tenho dele tbm nao tem os dados do livro de registro.

Estou sem saída no momento :(

Muito obrigado pela ajuda pessoal!

Dados do meu avô

Nome: Vandeir Gomes Crespo

filiação: José Gomes Crespo (José Gomes Nogueira)

Maria Gomes Lirio (Maria Lyrio Gomes)

nascimento: 05/08/1938

Provavel local: Cardoso Moreira - RJ

Comentários

  • Cardoso Moreira era parte de Campos. Sabe que distrito era (segundo, terceiro etc)? E todos os livros foram para o cartório "novo"? Às vezes tem um "passeio" de livros de lá para cá nesses desmembramentos de municípios. O rapaz do cartório deve saber a história toda.

    As imagens dos livros de nascimento de alguns dos distritos de Campos estão no FamilySearch (fala na primeira página do livro). Nem sempre buscas de cartórios são muito confiáveis. E nem tudo no FS está indexado por nome. Aí você pode olhar os livros com calma.

    Aqui estão as imagens:

    https://www.familysearch.org/records/images/search-results?page=1&place=3054374

    Em que local os irmãos dele foram registrados? Foram todos de uma vez? Ou se fazia um registro tardio de cada um? Isso pode dar uma pista.

  • @brunoqueiroz

    chegou a fazer buscas nos cartórios de Campos dos Goytacazes?

  • @CarlosASP

    os irmaos do meu avo eram gemeos, nascidos em 42 e registrados em 44 no 14ºDistrito de Campos, que é o de Cardoso Moreira. O rapaz fez uma busca de 1930 até 1950 e não achou o registro do meu avô. Tentou com as grafias diferentes, achou o registro dos dois irmãos dele, mas ele nada.

    @Kleber Silva Aguiar

    Liguei pra alguns que me indicaram, como o 12º e tbm o de Italva, sem sucesso. Amanha vou ligar um por um para ver, obrigado.

  • Quando tem registro tardio no meio realmente complica bastante, pois pode ter ocorrido a qualquer momento. Talvez antes de 1944 a família estivesse registrando em outro distrito.

    Entre seu avô em 1938 e o gêmeos de 1942 pode ter pelo menos mais um filho. Quem sabe se aparecer o registro de mais um, indica onde foi.

    Imagino que já viu que no FS tem vários Gomes Crespo em Campos. Já montou a árvore lá, incluindo todo mundo? Acrescente o máximo de parentes possíveis que souber (irmãos do seu avô, do seu pai etc). Isso porque o sistema vai automaticamente tentando achar certidões e elos com essas pessoas. Numa dessas, aparece uma pista.

  • Bom dia!

    Estou tentando incansavelmente achar a certidão de Nascimento do meu pai mas sem sucesso. 

    Alguém que já passou por isso ou saiba como procurar poderia me ajudar por favor???


    Nome: José Fernando Carrijo Pires

    Nascimento: 02/07/1962

    Pai: Jose Fernando Pereira Pires

    Mãe: Georgina Santanna Carrijo Pires


    Desde já agradeço!

  • Boa noite,

    Consegui pessoal! Ele estava em cardoso moreira mesmo, fiz o pedido pelo site registrocivil.org.br e dessa vez acharam :)

    Eu estava em contato com todos os cartorios de campos atrás, paguei buscas em alguns e ainda faltavam dois cartorios perdi bastante tempo e dinheiro

    Mas pelo menos saiu, obrigado pela ajuda pessoal!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.