PROCESSO DE NETO

MINHA BISAVÓ É NETA DE PORTUGUÊS, ELA TEM 91 ANOS E ESTAMOS INGRESSANDO COM O PEDIDO DE NACIONALIDADE DELA POR NETO. GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUMA MANEIRA DO PROCESSO SER PEDIDO COM URGENCIA, JA QUE ELA TEM UMA IDADE AVANÇADA. SE ELA FALECER DURANTE O PROCESSO O QUE ACONTECE?

Comentários

  • @marilima ha relatos que teve processo de netos com + 80 , que automaticamente ganharam prioridade sem ser solicitado.

    Eu no seu caso pediria urgência, eles aceitando ou não eu pediria , pois nao custa tentar.

  • envie junto com os documentos uma carta assinada por ela solicitando a urgência considerando idade e saúde. Acho que devem aceitar. É uma questão de bom senso

  • @Brasileiroforadobr

    Dizem que "bom senso" é a coisa mais bem distribuída no mundo. Todo mundo acha o dele suficiente, ninguém acha que precisa ter mais do que tem, e que o dele é o melhor que o dos outros. Hehe! https://www.pensador.com/frase/MTE5Mzg/

    Urgência só é concedida para estudar, para trabalhar, e por motivo de saúde (seja do requerente ou um familiar que depende do dele). Tem que apresentar documentos que confirmem a urgência. Declaradamente não fazem parte da lista nem Idade, nem por motivo de viagem.

  • @gandalf hahahaha tem razão, mas acho que nesses casos pode rolar. Parece estar havendo uma sensibilidade aos extremamente idosos na nova lei.

    Entrei com processo da minha avó em dezembro e não pedimos urgência por não haver motivo de saúde, estudos e trabalho. Ela tem 92 anos e pulou hoje pra bolinha 4 marrom

  • @Brasileiroforadobr

    Urgência você pede.

    Prioridade é uma regra interna da Conservatória. Tondela e ACP dão prioridade para processos 1C de menores. É automático.

    Os idosos não se qualificam para pedidos de urgência, mas pode haver alguma regra de prioridade automática em certos casos. Não se sabe ainda com certeza. Houveram 3 casos que não se achou explicação melhor, e meia dúzia de contra-exemplos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.