CheckList Documentos ( Iniciar Processo Neto 1D )

Boa noite.

Conforme toda ajuda do forum que tive aqui desde 2014 , hoje venho pedir uma ajuda referente aos documentos que darei entrada no processo de neto da minha mãe (neta) . Agradeço a todos pela ajuda que tive até hoje aqui no Forum , mesmo não tendo localizado a certidão de casamento , iremos prosseguir o processo , visto que tivemos enormes gastos a procura de tal de documento, mais em fim, deixo meu agradecimento aqui ao @Kleber Silva Aguiar @Guilherme Moreira @Leticialele @guimoss @gandalf e diversos outros membros que não me lembro o @ agora , A vocês Gratidão.

Vamos a minha Dúvida.

1 - Certidão Baptismo do Português antes de 1911 (Tenho ela que veio direto do arquivo distrital em 2017 , com carimbo em alto relevo , está correto? Por ser de 2017 preciso solicitar outra ou ainda vale? )

1.1 Certidão de Óbito em Inteiro Teor com, copia reprográfica do português para fixação do sobrenome + Apostilamento de Haia nas duas certidões (correto?)

2 - Certidão Nascimento em Inteiro Teor , com cópia reprográfica do filho do português + Apostilamento de Haia nas duas certidões ( Está correto? Sei que quando está nítido basta apenas uma dessa , porem vou solicitar as duas para não ter dor de cabeça , óbito dele preciso enviar também ?)

3 - Certidão Nascimento em Inteiro Teor , com cópia reprográfica da Neta do português + Apostilamento de Haia nas duas certidões (a neta é casada , preciso enviar certidão de casamento dela ou somente nascimento?)


Documentos da Neta ;

Cópia do RG + Apostilamento de Haia ( Somente isso? RG precisa ter menos de 10 anos de emissão , correto?)

Prova de Vida , fazer no Consulado do Rj , neta com 70 anos completo , precisa agendar algo para fazer isso? Quais documentos precisa ser levado ao consulado para realizar a prova de vida ?)

Caso tiver tudo certo oque escrevi , após isso com tudo em mãos basta enviar por DHL para Lisboa ?

Grande Abraço Pessoal !

E vamos Buscar o DEFERIMENTO desse processo !

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2021

    @scarvalho210

    1- correto. As certidões portuguesas nao têm prazo. As brasileiras tem o prazo de 1 ano.

    1.1- o assento português não precisa ser apostilado nem no BR nem no PT para processos de nacionalidade. Você só mandaria ele com a apostila de PT, se o batismo foi usado para a retificação de alguma certidão brasileira.

    Ou nesse caso voce se referiu a uma certidão de óbito de inteiro teor (digtada) e outra de inteiro teor por cópia reprografica (imagem da pagina do livro)?

    Se foi este último caso, basta mandar qualquer delas, não há diferença, exceto se a reprografica estiver ilegível, caso em que eu mandaria a digitada. Com relação a apostila, eu também apostilaria, mas ja vi outros foristas defendendo o envio sem apostila.

    Para fixar o nome, também pode enviar a de casamento, do mesmo jeito descrito acima. Por voce estar enviando o óbito, imagino que a de casamento não deve ter sido localizada.

    2- No site do IRN, a certidão exigida é a de IT reprografica, mas já foi mencionado aqui no fórum o envio da digitada. Em qualquer dos casos, a certidão deve ser apostilada. Eu mandaria a reprográfica.

    Neste caso, se a reprográfica estiver ilegível, eu mandaria as duas, ambas apostlladas. Já vi pessoas defendendo a apostila de apenas uma delas.

    Não precisa mandar o óbito do filho do português.

    3- Aqui só serve a de nascimento reprográfica apostilada. Se esta estiver ilegível, deve mande as duas, apostiladas. Já vi a defesa de que a digitada nao precisaria ser apostilada nesse caso.

    Se a neta é casada e trocou de nome, acredito que deva mandar a de casamento (digitada ou reprografica) apostilada (já vi defenderem sem a apostila), para que não haja divergências entre o nascimento dela, com o nome de solteira e o documento de identidade, com o nome de casada.

    4- RG, com cópia autenticada e apostilada com menos de 10 anos.

    5- Prova de vida, feita no consulado por ter mais de 70 anos. Com relação aos documentos da PV, acredito que basta o RG e, por segurança, levaria o CPF e as certidões de nascimento e casamento.

    - DOCUMENTOS NECESSARIOS E NÃO MENCIONADOS:

    6- Antecedentes crimininais feito no site da PF, com a certificação impressa no verso e a apostila é dispensada. Também pode fazer pessoalmente na sede da PF, caso em que terá que apostilar.

    Deixe essa etapa por ultimo, pois este documento tem validade de 90 dias.

    7- Formulario 1D, impresso frente e verso e colorido, com a assinatura reconhecida por autenticidade em cartório ou no próprio consulado, quando a neta for fazer a prova de vida.

    Por ser um documento português, nao há necessidade de apostila.

    Cuidado com rasuras, só date e assine no consulado ou no cartório e peça para a autenticação ficar ao lado da assinatura. Já vi um caso aqui, onde a autenticação ficou em cima do formulário, o que poderia ser considerado rasura.

    8 - pagamento de 175 euros por cartão de credito internacional ou por vale postal e o envio por correios ou DHL. Eu optaria por cartão e DHL.

    Se fizer com cartão, voce receberá o formulário 1D por email. Envie junto com o pedido, o email em que esse formulário lhe foi enviado.

    Boa sorte!

  • @scarvalho210

    De nada e obrigado pelas palavras!

    Boa sorte com o seu processo.

  • Bom dia @guimoss obrigado pelo feedback.

    Vou anotar em word isso tudo para nao ter erros ou faltar algo na hora de enviar.

    Sabe me dizer se a prova de vida feita na consulado tem validade ?

  • Meu avô estudou até a quarta série mas não tem o diploma, a cidade que ele morou não existe mais (uma comunidade no interior do interior do Amazonas) e ele não lembra o nome da escola. Como posso comprovar que ele fala português?

  • @Milscav1202 o conhecimento da língua portuguesa é presumido para nascidos no Brasil

  • @gsilvestre obrigada pela resposta! Então não preciso de nenhum documento para comprovar?

  • @Milscav1202 , não precisa de nada. Basta ser natural de país lusófono.

  • Obrigada, @Leticialele !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.