Mãe com cidadania mas não foi casada

Boa noite. Solicitei minha dupla cidadania pois minha mae é portuguesa. Tenho uma filha de 15 anos e gostaria de tirar a dela por mim. Qual documento preciso do pai dela sendo que nunca fomos casados?. Sei que pese averbação do casamento, mas como não casamos, o que preciso dele para tirar a cidadania dela por mim?.


Obrigada

Comentários

  • @Rafaelasequeira , como ela é menor, você vai precisar de cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação do pai, além da assinatura dele, reconhecida por autenticidade, no Formulário 1C.

  • Não preciso da certidão de nascimento dele? Eu tenho a dupla cidadania, ele é brasileiro e não somos casados. Esse formulário 1c seria o mesmo formulário sendo que nós dois assinamos..certo?

  • @Rafaelasequeira , só precisa de cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação

    O Formulário 1C para menor é: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    O processo é gratuito, e o pai tem que assinar em segundo lugar. As assinaturas têm que ser reconhecidas por autenticidade.

    Preencha o quadro 3 com suas informações, primeiro, e, depois, com as informações dele.

  • Obrigada pela ajuda

  • @Leticialele meu filho tem 18 anos, é a mesma situação da Rafaela... Nunca fui casada. No caso dele, já é maior aqui no Brasil, mas eu acho que a maioridade em Portugal é 21 anos, confere?

    Nesse caso, o processo seria de menor de idade ou ele mesmo faria a solicitação?

  • @Nandalobao , a maioridade civil em Portugal é aos 18 anos (art.122 do Código Civil português)!

    O processo dele é de maior, e ele mesmo tem que fazer a solicitação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.