Consulado Río de Janeiro extravio e falta de atendimento

Olá. Venho aqui pedir ajuda encarecidamente.

Minha mãe, Portuguesa, deu entrada no passaporte urgente (no valor de quase R$900) por termos real urgência de ir a Portugal. Hoje já configura 15 dias da emissão de seu passaporte.

Moramos no interior do Rio, e o DHL não opera aqui. Quando minha mãe estava sendo atendida pelo Senhor Daniel Abreu, ela falou sobre isso e pediu para alterar o endereço de entrega do Passaporte para o endereço de um familiar residente no Rio. Ele não permitiu que ela fizesse isto. Agora lemos no site do consulado que isso é um direito do requerente. No caixa, na hora de pagar, ela estava ao telefone com o DHL confirmando sobre a (Não) operação na nossa cidade e a Leila (funcionária do caixa) espontaneamente lhe perguntou o que estava acontecendo e tentou lhe ajudar, foi em algum lugar la dentro e lhe trouxe um papel para anotar o endereço no Rio de Janeiro. Mas isso não pareceu oficial, apesar da incrível boa vontade da Leila.

O documento não chegou no endereço do Rio de Janeiro, e na sexta feira (11/junho), as 13:23, o consulado entrou em contato pelo celular de minha mãe duas vezes, e a ligação caiu nas duas vezes. Imediatamente minha mãe retornou ao consulado, conseguindo o contato finalmente às 13h45. A atendente pediu que retornasse mais tarde. Quando foi 14h10 minha mãe o fez e a atendente disse que o consulado já estava fechado e não era possível fazer nada, e que enviasse um e-mail ao consulado. Minha mãe o fez, explicando a situação: “creio que há algum problema com meu endereço pois entraram em contato comigo duas vezes, e a ligação caiu. Certamente este é o assunto.” Ao que o cônsul responde que ela deve ter paciência e aguardar pois vai encaminhar ao setor (... sem dizer nem qual o nome do setor). Hoje é terça feira e ontem não houve nenhuma ligação. As atendentes não podem fazer nada, nem transferir ligações. O cônsul não é capaz de dar nenhuma informação, respondendo de forma robotizada a uma questão cheia de complexidades, incapaz de nos tranquilizar informando ou que o documento está de posse do consulado ou então se está ainda em Portugal aguardando o destinatário na cidade do Rio. Sem agendamento não conseguimos entrar no consulado... o que fazer? E se o passaporte ainda estiver em Portugal? E se tiver sido extraviado? Além da falta de responsabilidade com um documento, também a falta de compromisso com um serviço prestado pelo valor de quase mil reais, e ainda por cima o consulado deixa o Português à deriva sem nenhum apoio. Por favor, alguém tem o contato de alguém que trabalhe no consulado? alguém já passou por situação parecida? Nossa viagem é ao dia 7/07 e precisamos do documento que é um direito e foi pago. Precisamos minimamente saber o que está acontecendo... Por favor, me ajudem :(

Comentários

  • @mairamafra , mande um email para ouvidoria.cgrio@mne.pt, relate o ocorrido e peça providências urgentes

    Coloque em assunto: "PASSAPORTE - URGENTE"

  • @Leticialele ja o fizemos, o Consul está a cargo deste e-mail e ele é incapaz de nos dar qualquer informação. Ele só pede para aguardar mas nada mais acontece. Como entraram em contato, nosso receio é que este documento esteja ainda em Portugal esperando endereço válido para o envio por DHL...

  • Desculpa te perguntar @mairamafra, qual é sua cidade? Pq eu sou de Campos dos Goytacazes e até agora o do meu pai tb não chegou.

  • @mairamafra , @Milena Rabello , os envios de Portugal estão complicados. Meus dois sobrinhos pediram o cartão , em Brasília, no mesmo dia. Apenas um chegou. A entrega do outro foi adiada para o dia 2 de julho.

  • Gente, não creio que seja um problema de envio de Portugal. A única coisa que preciso é ter contato com alguém do consulado que possa me explicar o que está acontecendo. Creio que o único entrave é no consulado mesmo.

  • Graças a Deus consegui resolver! Pode deletar o tópico pra mim, @Leticialele? Creio que não auxilia em ninguém o meu tópico, pode só confundir mais as pessoas.

  • @Leticialele você sabe quando seus sobrinhos solicitaram o CC? apenas para saber o prazo que está demorando na Embaixada

  • @gsilvestre , sim! Pediram no meio de abril. Foi na Seção Consular da Embaixada de Brasília. Parece que só tem 2 funcionários trabalhando lá!!

  • @Leticialele entendi. estou com horário agendado la pra julho. pelo que li no site, agora estão enviando o CC direto para a morada. depois se quiser usar a assinatura digital etc precisa ir ao consulado ativar

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.