Possa dar entrada no Formulario 1C e 1D ao mesmo tempo?

Minha mãe é filha de português e divorciada, sendo que sou fruto do segundo casamento.

Ela já deu entrada no processo de cidadania como filha de português em março/21.

Minhas dúvidas: Quando  sair a cidadania dela, para que eu dê entrada na minha cidadania, ela terá que dar entrada em Portugal do reconhecimento do divórcio do PRIMEIRO CASAMENTO ?

Ou ela simplesmente pode fazer diretamente a transcrição do SEGUNDO CASAMENTO ( com meu pai ) ?

Pergunto isso, pois verifiquei que reconhecer divórcio em Portugal é muito caro !

Caso seja exigência reconhecer o divórcio, como forma de pular essa etapa, Posso também dar entrada como Neto  ( formulário 1D )?  Mesmo que ainda não tenha finalizado o processo dela ?

Agradeço a todos a ajuda

Comentários

  • Para seu processo de nacionalidade via 1D (neto) será necessário o envio da certidão de nascimento da sua mãe. E lá constará os casamentos e o divórcio. Averbados.

    Acredito que certamente cairá em exigência e pedirão as transcrições necessárias para a conclusão do seu processo.

    Eu não arriscaria mandar como neto.

  • editado June 2021

    @Edileide

    Não se afobe. Resolva uma coisa de cada vez, em etapas. Cada etapa consolida (ou cria) a base para a próxima.

    Não pode fazer 1C e 1D ao mesmo tempo. Primeiro a sua mãe como filha, a transcrição dela, e depois transcrição, e depois o seu como filha. Ou primeiro você como neta, e depois sua mãe como filha.

    Quem consta como declarante na sua certidão de nascimento? Se for sua mãe, você não precisa transcrever o casamento dela. (discutiremos isso depois).

    Se você entrar com seu processo como neta, demora 2,5 anos. No entanto, sendo a mãe a descendente do português, terá que mandar a certidão de casamento dela para fixar o nome de casada. Talvez fosse uma maneira de escapar dessa transcrição que quer evitar, mas sua mãe não pode fazer agora. Teria que esperar o seu por 1D completar, pra depois fazer o dela por 1C.

    Responda a pergunta, e depois discutiremos as opções.

  • gandalf, Grata pela informação, e conforme vc perguntou o Declarante na Minha certidão de nascimento foi meu Pai (é brasileiro).

    Vi em algum lugar que é preciso informar todo os estados civis que passou o cidadão português, e quando vier a sair a cidadania de minha mãe, a minha preocupação é ter que fazer via sentença judicial o divórcio dela, que além de ser caro, seria bem demorado, pois iria envolver dois tribunais de Justiça e dois advogados ( Brasil e Portugal) . Por esse motivo imaginei que seria menos burocrático e menos caro , eu fazer diretamente como neta , mesmo que demore 2,5 anos !!

    Ocorre que já demos entrada no formulário dela em março/21. Por isso a minha pergunta: será que posso dar entrada diretamente como neta ? Quando eu apresentar a Certidão de casamento de minha mãe ( processo netos), será que vai cair em exigência pelo fato dela ser filha viva de portuguesa ? vão me exigir aguardar sair o processo dela para depois dar continuidade no meu ? Como vê , tenho um milhão de dúvidas !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.