Possa dar entrada no Formulario 1C e 1D ao mesmo tempo?
Edileide
Member
Minha mãe é filha de português e divorciada, sendo que sou fruto do segundo casamento.
Ela já deu entrada no processo de cidadania como filha de português em março/21.
Minhas dúvidas: Quando sair a cidadania dela, para que eu dê entrada na minha cidadania, ela terá que dar entrada em Portugal do reconhecimento do divórcio do PRIMEIRO CASAMENTO ?
Ou ela simplesmente pode fazer diretamente a transcrição do SEGUNDO CASAMENTO ( com meu pai ) ?
Pergunto isso, pois verifiquei que reconhecer divórcio em Portugal é muito caro !
Caso seja exigência reconhecer o divórcio, como forma de pular essa etapa, Posso também dar entrada como Neto ( formulário 1D )? Mesmo que ainda não tenha finalizado o processo dela ?
Agradeço a todos a ajuda
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Para seu processo de nacionalidade via 1D (neto) será necessário o envio da certidão de nascimento da sua mãe. E lá constará os casamentos e o divórcio. Averbados.
Acredito que certamente cairá em exigência e pedirão as transcrições necessárias para a conclusão do seu processo.
Eu não arriscaria mandar como neto.
@Edileide
Não se afobe. Resolva uma coisa de cada vez, em etapas. Cada etapa consolida (ou cria) a base para a próxima.
Não pode fazer 1C e 1D ao mesmo tempo. Primeiro a sua mãe como filha, a transcrição dela, e depois transcrição, e depois o seu como filha. Ou primeiro você como neta, e depois sua mãe como filha.
Quem consta como declarante na sua certidão de nascimento? Se for sua mãe, você não precisa transcrever o casamento dela. (discutiremos isso depois).
Se você entrar com seu processo como neta, demora 2,5 anos. No entanto, sendo a mãe a descendente do português, terá que mandar a certidão de casamento dela para fixar o nome de casada. Talvez fosse uma maneira de escapar dessa transcrição que quer evitar, mas sua mãe não pode fazer agora. Teria que esperar o seu por 1D completar, pra depois fazer o dela por 1C.
Responda a pergunta, e depois discutiremos as opções.
gandalf, Grata pela informação, e conforme vc perguntou o Declarante na Minha certidão de nascimento foi meu Pai (é brasileiro).
Vi em algum lugar que é preciso informar todo os estados civis que passou o cidadão português, e quando vier a sair a cidadania de minha mãe, a minha preocupação é ter que fazer via sentença judicial o divórcio dela, que além de ser caro, seria bem demorado, pois iria envolver dois tribunais de Justiça e dois advogados ( Brasil e Portugal) . Por esse motivo imaginei que seria menos burocrático e menos caro , eu fazer diretamente como neta , mesmo que demore 2,5 anos !!
Ocorre que já demos entrada no formulário dela em março/21. Por isso a minha pergunta: será que posso dar entrada diretamente como neta ? Quando eu apresentar a Certidão de casamento de minha mãe ( processo netos), será que vai cair em exigência pelo fato dela ser filha viva de portuguesa ? vão me exigir aguardar sair o processo dela para depois dar continuidade no meu ? Como vê , tenho um milhão de dúvidas !