Dúvida sobre transcrição

Boa noite! Tenho interesse em tirar minha cidadania e tenho uma dúvida sobre transcrição de casamento.

Meu pai é neto de português por parte de mãe, meu bisavô casou duas vezes no Brasil. Seu primeiro casamento ele ficou viúvo e não obteve o divórcio. Anos depois ele casou com minha bisavó brasileira e teve minha vó. Como minha vó e meu bisavô são falecidos, eu sou obrigado a transcrever os dois casamentos dele para tirar a cidadania do meu pai?

Comentários

  • @Luiz Carlos Moura , tem que transcrever o primeiro casamento, averbar o óbito da primeira esposa e transcrever o segundo casamento, com sua avó.

  • Obrigado pela ajuda. O processo vai ser muito mais difíci que eu esperava.

  • Olá boa noite !

    Uma dúvida. Fiz minha cidadania e preciso transcrever meu estado civil que é divorciado. Como faço?

    Preciso transcrever o de casamento e depois divorcio ou posso fazer direto o estado civil divorciado? Já tenho averbação na certidão de casamento.

    Minha irmã está indo para Portugal, ela pode levar os documentos e dar entrada lá? Qual formulário preencho e quais valores, por favor.


    Muito obrigada

  • @Simoni_GB , tem que transcrever o casamento (custa 120 euros) e, após, homologar a sentença de divórcio em Tribunal Português, através de advogado inscrito na OA. Não faço ideia do preço.

  • @Simoni_GB Fiz recentemente esse processo de divórcio, vi diversas cotações entre 5 e 10 mil reais. O prazo que me deram com o ex marido colaborando (Assinando um termo de não oposição enviado por nosso advogado) foi de 5 a 10 meses sendo 5 mil reais o preço mais em conta e com o melhor prazo, e meu divórcio saiu em 5 meses e estou aguardando a averbação junto a conservatória e já estou com a sentença do divórcio em mãos. Caso o ex marido não colabore, esse processo poderá levar mais tempo e também terá um custo maior podendo chegar a 10 mil reais.

  • Boa noite Pessoal,

    Estou tramitando o processo de atribuição de nacionalidade para minha mãe que é neta de português. Sexta-feira passada chegou uma notificação de projeto de decisão pelo indeferimento porque o avô dela não era o declarante do nascimento na certidão da mãe e por isso alegam que a filiação não está perfeita pelo Código Civil de 1867.

    Pergunto

    • Temos o divórcio dos avós tramitado todo no Porto em 1931/1932 com indicação da cidadania portuguesa da avó (nascida no Brasil). Esse documento serviria?

    Este documento que temos é uma carta de setença, onde está transcrito todo o processo de divórcio. Nele consta a concessão de alimentos e manutenção do pátrio poder pelo avô.

    Caso não sirva, temos a cidadania dela (avó) registrada no consulado.

    • Enfim, teremos que transcrever o casamento de qualquer forma? A transcrição é feita no Caconsulado?
    • - A contagem do meu prazo de 30 + 30 dias para responder conta da postagem da carta?
    • Muito obrigada por suas dicas e informações.
  • @Sílvia_Loureiro , tem que transcrever o casamento dos avós.

    Se mora em SP ou MS, faça pelo Consulado de Santos;

    Se mora no RJ ou ES, faça pelo Consulado do Rio;

    Em qualquer caso, faça em Ponta Delgada (Açores)

    Todos pelos Correios, com prazo máximo de 30 dias para conclusão.

    O prazo que você tem é de 20 dias úteis, prorrogáveis por mais 30, contados a partir do recebimento da carta.

    De qualquer modo, se precisar de mais tempo, pode ir pedindo prorrogação do prazo, explicando os motivos, O processo só é considerado deserto após 180 dias sem manifestação do interessado. Mas não aguarde esse prazo todo para entrar em contato com a Conservatória!!

  • Olá Letícia,

    Muito obrigada por sua resposta. Vou em busca da transcrição no Consulado de Manaus, pois no processo de divórcio consta a referência a um "assento de 19 de dezembro de 1930". Se não achar nada vou fazer a transcrição como me disse.


    Ainda estou com dúvida sobre meu u prazo: recebi a notificação por e-mail em 23 de julho, então posso postar minha resposta no correio até 22 de agosto?

    Agradeço muito sua atenção.

  • @Sílvia_Loureiro , se vai fazer no Consulado de Manaus, leve cópia da carta de exigência para que eles façam com urgência.

    Quando der entrada, mande um email para Lisboa, em nome do (a) Conservador (a) que assinou a carta, e informe que deu entrada na transcrição no Consulado de Portugal em Manaus.

    Boa sorte!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.