PROCURO INFORMAÇÕES SOBRE MEU TATARAVÔ

Meu nome é Giovanna, sou brasileira e estou em busca dos documentos do meu tataravô ou qualquer informação sobre ele, mas só tenho alguns dados:

Nome: Jayme de Souza (as vezes era escrito com s)

Nascimento: 13/09/1889

Mãe: Maria José de Sousa

Pai: José Maria de Souza Rego

Cônjuge: Laurinda Martins Bastos

Distrito: Lisboa

Pelo que tive a informação ele foi criado em um orfanato, aparentemente tem algo a ver com a Real Casa Pia de Lisboa (Chiado) e posteriormente trabalhou como professor da tropa da rainha onde tenho informação do nome sendo "Batalhão n°2 dos caçadores da Rainha".

Comentários

  • Sabe onde (Rio? Santos?) e quando chegou no Brasil?

    Casou no BR ou PT? Tem a data?

    Laurinda era BR ou PT?

    Onde conseguiu a data de nascimento dele?

  • @CarlosASP

    Ele veio para o Rio de Janeiro, a data correta ainda não conseguimos.

    Casou no Brasil.

    Laurinda era portuguesa.

    Consegui a informação atráves de um diário antigo da família.

  • Para algumas datas para entrada de estrangeiros no Rio de Janeiro. dá para puxar algo através do site abaixo. Já tentou? Tente as várias grafias Jayme com Y e I; Souza com Z ou S. Só preencha o campo "Nome" e clique em Pesquisa Avançada e veja no que dá. O mesmo para Laurinda (tente também só com o sobrenome dela):

    http://bases.an.gov.br/rv/Menu_Externo/

  • Tentei de todas as formas, mas infelizmente não obtive nenhuma informação. Vou seguir procurando, obrigada pela ajuda.

  • @giovannac

    registro Laurinda nº 52 http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1012066&FileID=1028813 freguesia de Quinchães / concelho de Fafe / distrito de Braga.

  • editado June 2021

    Olá, tenho uma situação similar.

    Meu avô, nascido em Portugal entre 1859 a 1863. Não sei de que região. Teve dois matrimônios no Brasil, sendo o primeiro por volta de 1890/1892 com Maria?Flauzina Azevedo e o segundo em 1916 com Angelica Martins de Azevedo

    Localizei os registros dos filhos do primeiro casamento, sendo um deles, que acredito ter sido o primeiro, nascido em 1892. Neste registro informa que os pais se casaram no mesmo lugar do nascimento do filho, ou seja, na Fazenda São João do Paquetá, Sapucaia/RJ. O segundo casamento foi realizado no quinto Petrópolis (São José do Vale do Rio Preto).

    Nome do meu avô: MANOEL JOAQUIM DE AZEVEDO

    filiação: Joaquim José de Azevedo e Maria da Costa Dias (tem registro de filhos que consta Maria Carlota)


    Obs: em nenhum dos registros encontrados diz de onde de Portugal elw era. Só menciona ser natural de Portugal.

    Será que podem me ajudar?

  • @giovannac

    Com o que o colega colocou aí sobre a Laurinda, acho que você tem um caminho a seguir.

    Apesar de ser um assento de batismo de 1901 (pré-registro civil), note que na página seguinte consta a anotação que esse registro foi transcrito em 26.12.1920. Como isso já é pós-1911, isso quer dizer que deve haver no civilonline um registro de nascimento de Laurinda, com possíveis averbações (seu casamento talvez?). Por alguma razão esse registro de nascimento foi criado em 1920; ali pode ter uma pista para seguir os fatos.

    O civilonline custa 10 euros. Coloque o nome. filiação, data de nascimento de Laurinda etc no pedido. Nas observações copie exatamente o texto que está na anotação mencionada - tem até um número que possivelmente seja como o assento "novo" de Laurinda consta no sistema.

    Ah, o civilonline tem um bug conhecido. No campo de nascimento, ele só aceita datas até 100 anos atrás. Mas há um jeito consagrado de resolver isso. Coloque ali uma data com menos de 100 anos e na primeira observação coloque a data certa de 1901. Eles já sabem do bug e vão ler isso.

    https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp

  • @Ana Maria Lopes

    Você conseguiu achar o primeiro casamento dele? Pelas datas, logo depois da instituição do registro civil no Brasil, pode ser que tenha sido só um casamento religioso, Procuraria tanto um civil (se já existia cartório no lugar) como religioso. às vezes em um deles pode constar algo sobre o local em PT.

  • Nào Encontrei nada! Até busca no arquivo da curia eu fiz.

  • @CarlosASP

    Eu fiz todas as buscas possíveis. Solicitei pesquisa no Arquivo da Cúria e nada foi encontrado.

    Eu tinha achado uma postagem em uma discussão aqui no fórum em que uma pessoa tinha uma situação muito similar a minha e conseguiu ajuda de @Kleber Silva Aguiar e de @Guilherme Moreira . Eu estava tentando encontrar essa postagem (Como localizar o distrito/concelho/freguesia?) mas não achei, talvez seja pq é Julho de 2020, então então comentei aqui.

    Muito obrigada pela sua atenção.

  • @Ana Maria Lopes

    Deixe aqui todos os dados (nascimentos, casamentos e óbitos) do português, das esposas, filhos e parentes dos seus antepassados, o máximo possível, mencionando idades e datas.

    Assim fica mais fácil para ajudar.

  • @Ana Maria Lopes

    Filho do seu avô?

    ID Nome Naturalidade Concelho PaiMãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    61334 Joaquim Manuel De Azevedo Vila do Conde Vila do Conde Manuel Joaquim de Azevedo Sem Indicação Jornaleiro 32São Paulo Casado

    Irmãos do seu avô?

    145551 José de azevedo Marco de Canaveses Marco de Canaveses Joaquim José de Azevedo &bnsp; Trabalhador 25 Rio de Janeiro Solteiro

    306226 Manuel José de Azevedo Vila do Conde Vila do Conde Joaquim José de Azevedo Sem Indicação Carpinteiro 26 Maranhão Solteiro

    405716 Joaquim José De Azevedo Santo Tirso Santo Tirso Joaquim José de Azevedo Sem Indicação Trabalhador 53 Rio de Janeiro Casado

  • @Ana Maria Lopes

    Possíveis passaportes do seu avô:

    14182Manuel Joaquim de AzevedoVila Nova de FamalicãoVila Nova de FamalicãoSiSiSi24Rio de JaneiroSolteiro

    19900Manuel Joaquim De AzevedoPedrosoPortoSem IndicaçãoSem IndicaçãoSem Indicação36Rio de JaneiroCasado

    61671Manuel Joaquim de AzevedoSanto TirsoSanto TirsoSem IndicaçãoSem IndicaçãoNegociante44Rio de JaneiroSolteiro

    120428Manuel Joaquim de AzevedoSanto TirsoSanto Tirso&bnsp;&bnsp;Negociante56Rio de JaneiroSem Indicação

    178271Manuel Joaquim de AzevedoVila RealVila Real&bnsp;&bnsp;&bnsp;19Rio de JaneiroSolteiro

    304237Manuel Joaquim de AzevedoPedrosoVila Nova de Gaia&bnsp;&bnsp;Trolha33Rio de JaneiroCasado

    306700Manuel Joaquim De AzevedoSanto TirsoSanto Tirso??&bnsp; &bnsp;&bnsp;

    337951Manuel Joaquim de AzevedoAlijóAlijó&bnsp;&bnsp;Trabalhador34São PauloSolteiro

    421095Manuel Joaquim de AzevedoSanto TirsoSanto Tirso&bnsp;&bnsp;Negociante48Rio de JaneiroSolteiro

    442848Manuel Joaquim De AzevedoS.estevao de PensoBragaSem IndicaçãoSem IndicaçãoTrabalhador34Rio de JaneiroCasado

    449753Manuel Joaquim de AzevedoVila RealVila RealSem indicaçãoSem indicaçãoSem indicação19Rio de JaneiroSolteiro

    458379Manuel Joaquim de Azevedo CostaFãoEsposendeSem indicaçãoSem indicaçãoNegociante24BaíaSolteiro

    465458Manuel Joaquim de AzevedoBragaBragaSem indicaçãoSem indicaçãoNegociante32França e InglaterraSolteiro

    474087Manuel Joaquim de AzevedoVila do CondeVila do CondeSem indicaçãoSem indicaçãoSem indicação14Rio de JaneiroSolteiro

  • @Ana Maria Lopes

    Possivel bisavô:

    426893Maria Da Costa DiasSanto TirsoSem Indicação&bnsp;Rosa da Costa DiasNão Indica31Rio de JaneiroCasado

  • @Ana Maria Lopes

    Possíveis bisavôs:

    Espero que ache o seu antepassado.

  • @Guilherme Moreira

    Muito obrigada! Vou olhar tudo.

    Quanto aos filhos do meu avô, todos nasceram no Brasil e tenho o registro de quase todos.

    Muita gratidão por essa ajuda.


    Abraços

  • @carlosasp obrigada pela ajuda, achei alguns documentos dela, mas o que estou precisando agora são os do meu tataravô Jayme de sousa, tentei utilizar as dicas que foram dadas, mas infelizmente só continuo dispondo dessas informações que postei na pergunta inicial.

  • @giovannac

    Quando se trava, muitas vezes tem que se tentar outro caminho. A sugestão de puxar pelo civilonline o assento da Laurinda é ver o que consta lá (ou você já tem isso?). Se Jayme também era PT e se casou com Laurinda, alguma coisa ali pode te dar um caminho para Jayme (por exemplo, se for muita sorte, um casamento já informatizado no civilonline aonde lá conste o local exato de nascimento de Jayme). Por alguma razão se criou um novo assento de Laurinda (em 1920) e se fez essa anotação no livro de batismo mais tarde ainda (em 1933 ou 1953; não consigo ler direito). Como tudo isso pós 1911, deve constar no civilonline. Possivelmente eles já estavam todos no BR mas alguém se deu ao trabalho de fazer isso tudo em PT. Só olhando o que consta nesse assento para saber a razão. Ou você sabe também já por que razão fizeram isso? Bate com datas de óbito, possível inventário de Laurinda?

    Pode não ajudar em nada, mas nunca se sabe. Boa sorte!

  • @Ana Maria Lopes

    Acho que você me confundiu com o parceiro @Guilherme Moreira ,rs.

    Acontece o tempo inteiro com a @Leticia54 x @Leticialele.

    Boa sorte na busca e deixe aqui a sua história.

    Abraços

  • Olá ,

    @guimoss Peço desculpas! rsrsr

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.