Envio de documentação - Pagamento de taxa
marcellacastrogama
Member
Olá,
Sou filha de portuguesa e minha mãe já possui a certidão dela.
Fui informada que já posso iniciar meu processo de cidadania, mas não estou conseguindo resposta e não sei para aonde enviar a documentação e como realizo o pagamento da taxa.
Alguém pode me ajudar?
Obrigada!
Atenciosamente,
Marcella
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@marcellacastrogama , veja se sua mãe foi a declarante do seu nascimento. Se foi seu pai brasileiro, antes de mandar seu processo, tem que transcrever o casamento dela.
Ver a documentação exigida em https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/247603/#Comment_247603
Mande o processo para o Arquivo Central do Porto
@Leticialele Obrigada pela resposta!
A transcrição do casamento já foi realizada e está finalizada!
Fui informada pela Conservatória de Registos Centrais que eu já posso enviar minha documentação, mas não me confirmaram o endereço, nem como realizo o pagamento. Além disso, o e-mail com o qual eu estava em contato agora foi desativado.
Preciso enviar a documentação mas, pelo que entendi da leitura de outras discussões do Fórum, eu devo pagar uma taxa e eles me enviam o formulário 1C para preenchimento, correto?
Você recomenda que eu faça pelo Arquivo Central do Porto?
Obrigada mesmo pela ajuda!
Bom dia!
Sim, faça pelo Arquivo Central do Porto, é a Conservatória mais rápida, atualmente
Para pagar, https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
Use um cartão de crédito virtual, do app do seu banco ou algum tipo Nubank. Pode usar o cartão de qualquer pessoa, tomando o cuidado de colocar seu nome como Requerente.
Confirmado o pagamento, receberá o Formulário 1C pelo email( fique de olho também na caixa de spam), com o recibo no cabeçalho. Imprima-o colorido, frente e verso, preencha sem rasuras e leve ao Cartório para assinar na frente do funcionário e reconhecer a assinatura por autenticidade.
Junte:
Formulário;
Cópia simples da certidão portuguesa de sua mãe;
Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada;
Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou Passaporte que contenha filiação;
Cópia impressa do email que encaminhou o formulário 1C (serve como confirmação do pagamento)
Mande, preferencialmente, pela DHL (mais rápida e segura nesses tempos de pandemia), para
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Para encontrar uma loja da DHL próxima: https://locator.dhl.com/
Boa sorte!!
Muito obrigada mesmo @Leticialele! Não havia encontrado essas informações em lugar nenhum!!! Obrigada!
@marcellacastrogama , esqueci de dizer que, se você é casada e mudou o nome com o casamento, tem que mandar a certidão de casamento inteiro teor APENAS para justificar a diferença entre o nome que consta na certidão de nascimento e o RG.
@Leticialele Está bem! Muito obrigada!!!
No caso da certidão da minha mãe, eles enviaram um documento que comprova a finalização de processo do registo civil mas não é a certidão.
Neste documento tenho o número de assento do registo civil e também tenho um outro documento informa o número do assento de transcrição de casamento. Esses documentos foram enviados pelo Consulado do RJ.
Você entende que eu posso enviar a cópia desses dois documentos que recebi do consulado?
@marcellacastrogama , basta colocar, no local próprio do Formulário 1C, o número do assento português de sua mãe. Emitido pela Conservatória dos Registos Centrais.
@Leticialele Obrigada novamente!
Você sabe se é necessário que a minha mãe já tenha o cartão cidadão ou se o assento do registo civil da minha mãe já seria o suficiente para iniciar o meu processo de atribuição?
@marcellacastrogama , basta o assento do registo civil.
Sua mãe só precisa do cartão cidadão se quiser tirar o passaporte para viajar.
OK!! Obrigada mesmo!!
@Leticialele
Boa tarde, eu já havia impresso o formulário c1 aqui no fórum, preenchido e reconhecido firma (autenticidade)... Tem algum problema enviar este com o comprovante de pagamento?
Por que meu pai mora no interior, já tinha feito isso meses atrás.
@Nandalobao , nenhum problema. Prenda o email que encaminhou o formulário e o formulário com o recibo no cabeçalho com um clipe e mande junto com os documentos.
@Leticialele muito obrigada pela informação