Envio de documentação - Pagamento de taxa

Olá,

Sou filha de portuguesa e minha mãe já possui a certidão dela.

Fui informada que já posso iniciar meu processo de cidadania, mas não estou conseguindo resposta e não sei para aonde enviar a documentação e como realizo o pagamento da taxa.

Alguém pode me ajudar?

Obrigada!

Atenciosamente,

Marcella

Comentários

  • @marcellacastrogama , veja se sua mãe foi a declarante do seu nascimento. Se foi seu pai brasileiro, antes de mandar seu processo, tem que transcrever o casamento dela.

    Ver a documentação exigida em https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/247603/#Comment_247603

    Mande o processo para o Arquivo Central do Porto

  • @Leticialele Obrigada pela resposta!

    A transcrição do casamento já foi realizada e está finalizada!

    Fui informada pela Conservatória de Registos Centrais que eu já posso enviar minha documentação, mas não me confirmaram o endereço, nem como realizo o pagamento. Além disso, o e-mail com o qual eu estava em contato agora foi desativado.

    Preciso enviar a documentação mas, pelo que entendi da leitura de outras discussões do Fórum, eu devo pagar uma taxa e eles me enviam o formulário 1C para preenchimento, correto?

    Você recomenda que eu faça pelo Arquivo Central do Porto?

    Obrigada mesmo pela ajuda!

  • Bom dia!

    Sim, faça pelo Arquivo Central do Porto, é a Conservatória mais rápida, atualmente

    Para pagar, https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Use um cartão de crédito virtual, do app do seu banco ou algum tipo Nubank. Pode usar o cartão de qualquer pessoa, tomando o cuidado de colocar seu nome como Requerente.

    Confirmado o pagamento, receberá o Formulário 1C pelo email( fique de olho também na caixa de spam), com o recibo no cabeçalho. Imprima-o colorido, frente e verso, preencha sem rasuras e leve ao Cartório para assinar na frente do funcionário e reconhecer a assinatura por autenticidade.

    Junte:

    Formulário;

    Cópia simples da certidão portuguesa de sua mãe;

    Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou Passaporte que contenha filiação;

    Cópia impressa do email que encaminhou o formulário 1C (serve como confirmação do pagamento)

    Mande, preferencialmente, pela DHL (mais rápida e segura nesses tempos de pandemia), para

     Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setubal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Para encontrar uma loja da DHL próxima: https://locator.dhl.com/

    Boa sorte!!

  • Muito obrigada mesmo @Leticialele! Não havia encontrado essas informações em lugar nenhum!!! Obrigada!

  • @marcellacastrogama , esqueci de dizer que, se você é casada e mudou o nome com o casamento, tem que mandar a certidão de casamento inteiro teor APENAS para justificar a diferença entre o nome que consta na certidão de nascimento e o RG.

  • @Leticialele Está bem! Muito obrigada!!!

    No caso da certidão da minha mãe, eles enviaram um documento que comprova a finalização de processo do registo civil mas não é a certidão.

    Neste documento tenho o número de assento do registo civil e também tenho um outro documento informa o número do assento de transcrição de casamento. Esses documentos foram enviados pelo Consulado do RJ.

    Você entende que eu posso enviar a cópia desses dois documentos que recebi do consulado?

  • @marcellacastrogama , basta colocar, no local próprio do Formulário 1C, o número do assento português de sua mãe. Emitido pela Conservatória dos Registos Centrais.

  • @Leticialele Obrigada novamente!

    Você sabe se é necessário que a minha mãe já tenha o cartão cidadão ou se o assento do registo civil da minha mãe já seria o suficiente para iniciar o meu processo de atribuição?

  • @marcellacastrogama , basta o assento do registo civil.

    Sua mãe só precisa do cartão cidadão se quiser tirar o passaporte para viajar.

  • OK!! Obrigada mesmo!!

  • @Leticialele

    Boa tarde, eu já havia impresso o formulário c1 aqui no fórum, preenchido e reconhecido firma (autenticidade)... Tem algum problema enviar este com o comprovante de pagamento?

    Por que meu pai mora no interior, já tinha feito isso meses atrás.

  • @Nandalobao , nenhum problema. Prenda o email que encaminhou o formulário e o formulário com o recibo no cabeçalho com um clipe e mande junto com os documentos.

  • @Leticialele muito obrigada pela informação

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.