Busca de certidão de nascimento em Portugal

Olá, pessoal!

Tenho as certidões brasileiras do meu trisavô português, que nasceu em 1883 em Vila Nova de Gaia. Ele veio para o Brasil já adulto.

Por onde eu começaria a busca pela Certidão de nascimento em Portugal?

Pesquisei em outros tópicos, mas parece haver mais de um caminho.

Obrigado!

Comentários

  • Boa noite! pode procurar no tombo.pt

  • Vila Nova de Gaia é um concelho com várias freguesias:

    https://tombo.pt/m/vng

    Tem alguma indicação de qual possa ser? Em 1883 as pessoas tinham "assento de batismo"; os arquivos estão divididos por freguesia - a maioria dos livros de batismo dá para olhar online. Essa informação da freguesia pode aparecer em alguma certidão de nascimento, casamento etc do antepassado ou seus descendentes.

    Se quiser pedir a ajuda do forum para busca, leia esse roteiro no link abaixo e depois coloque os dados que tem de volta aqui nesse tópico que você abriu:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas#latest

  • luizrluizr Member

    Obrigado, Carlos.

    Não sabemos a freguesia. Olhei esses arquivos no tombo e, além de parecer a busca de uma agulha no palheiro, nem me parece legível esses registros em letra cursiva.

    O pessoal aqui do fórum faz tudo por conta própria?? Costumam ter sucesso em encontrar a certidão de batismo com poucos dados?

    Por exemplo, não tenho a data de emigração nem o porto de chegada.

  • @luizr , sem os dados - nome, nome dos pais, esposa, filhos, o que for possível, não dá para ajudar!

    Sim, algumas pessoas daqui conseguem ler os assentos.

  • luizrluizr Member

    Oi, Letícia. Obrigado pela resposta.

    Eu estava perguntando pelo processo em geral, mas aí vai.

    José Rodrigues Alves, nascido em 1883 em Vila Nova de Gaia, filho de João Rodrigues Alves e Maria Rosa de Jesus, também portugueses.

    Casou na cidade de Rio Grande em 1905 com Julia Rodrigues Pinto, brasileira e filha dos portugueses Manoel Rodrigues Pinto e Amelia da Silva Pinto.

    Residentes em Rio Grande. A data de nascimento calculei em razão da idade informada na certidão de casamento.

  • @luizr

    Como disse a Leticia, a leitura de certidões se aprende com prática. Parece impossível de início, com o tempo se melhora. Por exemplo, ao saber que "Joaquim dos Santos e Silva nascido em xx de mil oitocentos e xxx" está escrito lá, se aprende como esse padre escrevia essas letras. E por aí vai.

    Sucesso em achar? Varia muito. Tem gente que tem tudo de mão beijada (tem um passaporte do português com a freguesia etc); outros infelizmente nunca acham. A maioria eu diria que fica entre os extremos. Tive que fazer malabarismos para destravar nossa árvore, mas achei todos os portugueses no fim. É um quebra cabeças que se monta peça a peça; cada pista vai apontando para o lugar e data certa. Metódico, paciência e perseverança. E o pessoal do grupo ajuda - gratuitamente - na busca, mas você tem que ajudá-los a te ajudar.

    Dica, se já não tiver feito isso:

    Crie no Family Search a árvore genealógica de sua família (é grátis). Mas acrescente o máximo de parentes e dados possíveis que souber, de todos os ramos (irmãos e descendentes do seu bisavô, avô, do seu pai etc). Isso porque o sistema vai automaticamente tentando achar certidões e elos com essas pessoas. Numa certidão de casamento, nascimento etc de um desses pode aparecer o concelho ou freguesia do português. Em muitas será só "natural de Portugal", mas cada escrivão colocava dados diferentes nos livros.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.