Retificação de data?

Oi pessoal,

Estou juntando a documentação pra processo de neto e me deparei com o seguinte:

O português Manoel, nasceu em 1882, mas o casamento dele no Brasil em 1907 consta que ele tinha 22 anos, ou seja, teria nascido em 1884 ou 1885. Talvez porque essa seja a data que ele chegou ao Brasil. Isso pode dar problema na transcrição do casamento e posteriormente no processo de neto?

Nesse caso poderia retificar a idade q ele teria no casamento para 22 para 24 anos por exemplo?

Obrigado

Comentários

  • @leocarreiro

    Não terá problema se você fizer a transcrição do casamento. Permanecerá a data que consta no assento de nascimento.

    Somente em alguns casos, quando a data é mencionada explicitamente ocasionalmente pedem retificação. Quando consta somente a idade dificilmente haverá problema com um erro pequeno assim. Desde que o nome dos pais e avós estejam corretos.

  • @gandalf valeu parceiro

    Na certidão de casamento não consta o nome dos avós, só dos pais

  • @leocarreiro

    Não tem problema não ter (normalmente teria). ) importante é se tiver, não estar errado.

  • @leocarreiro Oi Leo, poderia me dizer se conseguiu fazer a transcrição do casamento sem correção de idade? Por incrível que pareça, tenho um caso muito semelhante, nasceu em 1882, casou em 1907 e na certidão de casamento diz que ele tinha 22 anos. Fiquei impressionada com tamanha semelhança. Fez no consulado de Santos? No meu caso, também há erro de idade na certidão de óbito..

  • @daianemelo

    Eu acabei não fazendo. Eu optei por tentar enviar o processo sem a transcrição já que um dos cônjuges é italiana e a documentação do lado português está certa. Caso caia em exigência eu corro pra retificar os documentos do lado italiano (nomes diferentes) e faço a transcrição. Mas pelo que eu entendi, não necessitaria retificar a idade não.

    Sobre a idade, eu confirmei que ele nasceu final de 1881, achei a certidão... Então imagino q ele tenha dito outra idade no casamento já que a noiva tinha 17 pra diferença não ser tão grande. Inclusive ela fala q tinha 18, rs. Mas é apenas uma hipotese

  • @leocarreiro

    Oi Leo, obrigada pela resposta. Interessante sua hipótese sobre a idade e mais uma vez, há muita semelhança com o caso dos meus antepassados. A noiva também tinha 17 anos e o noivo disse ter 22 e não 25. Eu preciso fazer a transcrição e vou tentar fazer sem a correção da idade. Depois volto pra contar. Abs

  • @gandalf boa noite, aproveitando o assunto, estou fazendo a transcrição do casamento de meu avô portugues, e na certidão de nascimento portuguesa consta que nasceu dia 18 de Março de 1909, porém na certidão de casamento brasileira consta que nasceu no dia 17 de Março, voce acha necessário fazer uma retificação nessa certidão de casamento brasileira, antes de solicitar a transcrição ? ou esse tipo de erro é irrelevante ?

  • @dududuedu

    Não se preocupe com uma divergência tão pequena.Problema nenhum.

    Nunca poderia se tratar de um homônimo que causasse alguma dúvida.

    A data no documento português mais antigo (nascimento) terá precedência, e será mantida.

    É muito improvável que haja exigência, mas sempre é uma decisão do Conservador. Só se pedirem, você faz.

  • @gandalf ok obrigado.

  • @daianemelo

    Legal. Não esqueça de voltar pra nos contar como foi, por favor. Boa sorte!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.