Averbação de casamento!! Socorro!!

Amigos, eu consegui em Julho de 2011 a minha cidadania (meu pai era português),e estou desde então tentando averbar meu casamento (conjuge brasileiro) para que minha filha possa iniciar o processo de cidadania para ela. O site do consulado do RJ não é muito esclarecedor e o tal telefone que eles nos dão para informações e agendamentos... santa paciência... fiquei 30 min na linha e não fui atendida e sem contar que fui na porta do Consulado e ninguém te dá a menor informação!!! Minhas dúvidas: Qual é a documentação necessária?  (tirei a tal certidão de casamento de inteiro teor, que terminará a validade no dia 25 de março, porque o consulado estava semi-fechado,esperando instruções de Portugal desde Setembro de 2011). Minha filha preencheu o requerimento para transcrição de casamento (estava no site!) e reconheceu a firma dela... é isso mesmo? Minha filha pode requerer por mim? Ela tb imprimiu um boleto no valor de R$407,00.  É isso mesmo? O pgto é feito antes? No meu processo de cidadania eles primeiro avaliaram a documentação e depois me mandaram o boleto por e-mail... Agora, para finalizar: Seria mais rápido mandar para Portugal? Caso positivo, qual o endereço? Muito obrigada, pessoal, pela atenção, pois só vcs para me ajudarem!! Gil

Comentários

  • Ola. Vc chegou a dar uma olhada na Guia da Ajuda? Acredito que la vc encontre mais detalhes.Se nao me engano, vc precisara da certidão de nascimento do seu marido tambem, acho que inteiro teor. Nossa, 407.00? Achei meio alto...qdo eu fiz a transcrição do casamento dos meus pais eu paguei, se não me engano 250.00 e fiz pelo consulado de Curitiba (p.s: demorou HORRORES!!!!!!!!!!)
    Sim, vc pode enviar para Portugal, mas para a CRC lisboa. Endereço no guia da ajuda.
  • No guia de ajuda estao as dicas para mandar por correio.
    O requerente tem que ser um dos nubentes ou se falecidos o parente mais proximo.
    Os documentos devem ser enviados a uma Conservatoria do Registo Civil.
    Veja tudo no guia.
  •  Carta  da conservatoria que faz a transcriçao

    Email:"crcguimaraes" <crc.guimaraes@dgrn.mj.pt>

    "Envio em anexo um modelo de requerimento para a transcrição de casamento celebrado no estrangeiro. Chamo a atenção para o facto de ser indispensável que a assinatura do requerente seja reconhecida no Consulado de Portugal no país em que se encontre.
     
    O emolumento a enviar é efectivamente de 120 €.
     
    Deve remeter também certidão de casamento e certidão de nascimento do nubente estrangeiro,no caso o brasileiro, esta última emitida há menos de 6 meses, ambas reconhecidas no Consulado de Portugal e traduzidas para a língua portuguesa, se forem emitidas em língua estrangeira."


     
     
  • Gil,
    Passsei todas as dicas. 
    Atençao: faça pelo correio. 
    Sugiro que escreva para a Cons. de Guimaraes. Eu enviei uma xerox do meu assento de nascimento port.
    Foram 4 doc: requerimento/ certidao de nascimento do conjuge brasileiro ( mande averbar o cassamento brasileiro nessa cert)certidao de casamento e a xerox, dinheiro certo.

    Vc ja pode fazer a sua!!!!! Depois que recebem o sedex, demora 1 mes.
  • Gil,

    So agora li todo seu post, eu NAO faria pelo consulado do RJ. Tire outra certidao e faça direto com PT.
  • Poxa, Marina, suas dicas foram de suma importância!! Ás vezes nos sentimos perdidos e desanimados perante as burocracias!! Muito obrigada tb à Denise e a Carol. Essa comunidade não pode acabar pois tornou-se quase um serviço de utilidade pública! O próprio consulado indica esta comunidade...rsrsrsr  Valeu, pessoal!!
  • Oi pessoal. Já consegui minha cidadania, mas para dar entrada para meus filhos preciso averbar meu casamento, pois o declarante foi o pai deles, o problema é que já estou separada e a separação está averbada na minha certidão de casamento. Gostaria de saber se isso vai dar algum problema na hora de averbar meu casamento em Portugal?
  • Obrigada Al Tri, desculpe a demora, mas só agora estou tendo tempo para tentar resolver isso, estou tendo mta dificuldade para agendar no consulado- RJ, pois estava preferindo fazer por lá, pois qdo fiz o da minha mãe eles falaram que poderia ter marcado a minha cidadania junto a averbação do casamento dos meus pais e estava querendo fazer desta forma com meus filhos para ganhar tempo e sem contar que tenho uma filha que está morando fora do Brasil então se conseguisse  marcar tudo para um dia só talvez conseguisse  resolver de forma mais rápida e barata, pois bastaria apenas uma certidão dos pais e redolveria a cidadania dos meus 3 fihos, mas pelo que estive lendo em outros tópicos, parece que o consulado aqui no Rio está tendo problemas não é? Tentei agendar, mas o site não está aceitando o comando. Vc acha que devo fazer direto por Portugal mesmo?














  • imageRegina Corrêa:
    Obrigada Al Tri, desculpe a demora, mas só agora estou tendo tempo para tentar resolver isso, estou tendo mta dificuldade para agendar no consulado-RJ, ... pois bastaria apenas uma certidão dos pais e redolveria a cidadania dos meus 3 fihos, ... Vc acha que devo fazer direto por Portugal mesmo?

     


    Regina,
                  agendar transcrição de casamento no consulado RJ exige sorte de ganhador da mega sena. Realmente, a solução é fazer na CRC-Guimarães ou Esposende, como alguns aqui da comunidade fizeram.

                  Outra coisa, vc é a portuguesa, seus filhos só precisarão do nº do seu assento português para pedirem a atribuição deles. Não precisam da certidão.

  • Oi Guilherme, vc tem certeza de que não preciso averbar meu casamento para pedir a certidão dos meus filhos? Pois para eu poder tirar a minha cidadania tive que averbar o casamento da minha mãe, pois o meu pai (brasileiro) é que tinha sido o declarante. Gostaria de saber se houve alguma modificação e como proceder para tirar diretamente por Portugal. 
  • Oi Al Tri, agora fiquei na dúvida com relação à informação do Guilherme, vc está sabendo de alguma mudança qto a não precisar averbar o casamento para tirar a cidadania dos meus filhos? E já que aqui no Rio está difícil, vou tentar fazer direto por Portugal mesmo. Todos os meus filhos já têm mais de 18 anos.
     
  • imageRegina Corrêa:
    Oi Guilherme, vc tem certeza de que não preciso averbar meu casamento para pedir a certidão dos meus filhos? Pois para eu poder tirar a minha cidadania tive que averbar o casamento da minha mãe, pois o meu pai (brasileiro) é que tinha sido o declarante. Gostaria de saber se houve alguma modificação e como proceder para tirar diretamente por Portugal. 


    Regina,

                   não foi isso o que disse. O que falei foi que: consulado-RJ muito difícil agendar (eles colocam novas datas e rapidamente os horários são ocupados). Sugeri fazer através de uma conservatória por correio.

                   Disse mais, que não é necessária a sua certidão (papel), basta o nº do assento.

                   Mande um email para as conservatórias citadas solicitando instruções.

                 

  • Ok, obrigada Guilherme, vou tentar fazer direto mesmo, pois aqui no Rio está mto complicado conseguir agendar alguma coisa.
  • Pessoal, gostaria de mais uma ajuda, estou providenciando a documentação que eu sei ser necessária para fazer minha atribuição direto com Portugal, porém, já enviei 2 e-mails para CRC-Guimaraes pedindo endereço e a relação de documentos que eles pedem  para fazer a atribuição do meu casamento, mas até agora nenhuma resposta me foi dada. Alguém saberia me informar o endereço e os documentos, para que eu possa conferir com o que tenho? Mais uma vez muito obrigada a todos pela colaboração.
  • Olá Regina,

    Atribuição de casamento? Ou Transcrição de casamento que vc quis dizer? 

    Para fazer a transcrição de casamento direto em PT teoricamente vc pode mandar seus documentos para qualquer Conservatória do registro civil de Portugal, digo teoricamente porque nem sempre tem gente preparada nas conservatórias para fazer o processo via correio, em certos locais os escriturários são bem desinformados, por isso é importante fazer em uma conservatória onde se tenha boa referencia de quem já fez e deu certo, aqui na comunidade já "testamos" (digamos assim) a de Guimarães.  

    Endereço:
    R. Ramada S.Sebastião
    4810-445 Guimarães
    Telefone: 253418836
    Guimarães – Braga – Portugal
    crc.guimaraes@dgrn.mj.pt

  • Também já transcrevi um casamento na 1º Conservatória de Vila Nova de Gaia, na época eu ia mandar para Guimarães também mas como não obtive resposta por email preferi mandar para Gaia, já vinha mantendo contato por email com eles e me foram muito atenciosos na época.

    Documentos necessários: 

    - Certidão de nascimento do conjugue brasileiro emitida a menos de 6 meses legalizada no consulado

     

    - Certidão de Casamento legalizada no Consulado

     

    - Fotocópia simples (xerox) do meu assento Português.

     

    - Requerimento com a assinatura reconhecida presencialmente presente notário publico Brasileiro ou consulado*

    * Esse requerimento eles dizem o que tem que conter vc faz no computador mesmo, preenche, assina presencialmente em cartório ou consulado e só. 


    Se quiser o email deles: 1crc.vngaia@dgrn.mj.pt
    Ou mande assim mesmo para Guimarães, os documentos necessários são os mesmos.

  • Obrigada Hermano, realmente eu escrevi errado, é a transcrição do meu casamento que quero fazer, eu tb estava tentando contato com a CRC de Guimarães, já havia mandado 2 e-mails e não tinha obtido nenhuma resposta, mas depois que postei aqui no orkut, resolvi mandar outro e-mail e hj recebi a resposta deles, vou postar aqui para vcs verem.
  • Exmª Srª Regina,

    Os
    documentos necessários são: Auto requerimento a solicitar a transcrição
    do registo de casamento, com toda a identificação dos nubentes, com
    indicação da modalidade de casamento, local data, com indicação da 1ª
    residência conjugal e residência antes do casamento, se adoptaram
    apelidos, assinar e reconhecer presencialmente no Consulado Português,
    certidão de casamento a transcrever, devidamente legalizada nos termos
    do artigo 540º, do Código de Processo Civil, certidão de nascimento do
    nubente estrangeiro devidamente legalizada nos mesmos termos,  informar
    qual o assento de nascimento do nubente português e a Conservatória do
    Registo Civil detentora desse assento, fotocópia do documento de
    identificação de quem assina o auto requerimento. O valor são 120,00
    euros.

    Com os melhores cumprimentos.

    A Escriturária, Albertina Alves
  • Hermano, pelo que entendi o requerimento que vc citou é esse auto requerimento com esses dados citados acima não é?
    Outra coisa, a certidão do meu marido é da Bahia, então eu tenho que fazer algo (que não lembro o nome)  em um cartório específico aqui no Rio não é isso?
    Mais uma vez nuito obrigada a todos aqui da comunidade que têm contribuído com as informações para nos ajudar.

  • O problema é que aqui no consulado do Rio não estou conseguindo agendar, inclusive para mim seria até melhor se conseguisse, pois já iria marcar a transcrição junto com o pedido da cidadania dos meus filhos, no site tem essa opção, pelo telefone  eles informaram que isso realmente é possível, porém o agendamento só pode ser feito pelo site, eles falaram que tem que estar sempre verificando a data, tenho feito isso, mas sem sucesso.
  • Olá Regina, 
    Atualmente estou fazendo a transcrição de casamento e óbito dos meus bisavós (os dois eram Portugueses) na Conservatoria de Esposende, através dos correios, conforme foi sugerido em alguns tópicos listados neste mesmo fórum. Já tenho o número do protocolo e o processo está em andamento.
    Primeiramente eles solicitaram os documentos digitalizados para uma avaliação. Como existiam divergências nas datas de nascimento entre as certidões de nascimento e casamento, me foi enviado um  modelo do Auto de Declarações, para a transcrição correta das datas, e um modelo do Auto Requerimento. 
    Os outros documentos solicitados são os mesmo que o Hermano listou, com exceção do assento de nascimento do Português. Inicialmente a informação era que podia ser uma cópia simples, mas no meio do caminho as regras mudaram e tive que providenciar uma cópia de inteiro teor, a qual terá uma validade de 6 meses.
    Caso queira ter maior esclarecimento de como proceder através desta conservatoria, segue o e-mail deles crc.esposende@dgrn.mj.pt.



  • Verdade Alexey, Esposende também é uma boa opção, são bem competentes e atenciosos, o casamento do meu avô transcrevi por lá, dos meus pais fiz por Gaia, mas quanto a certidão Portuguesa acho desnecessário que peçam o assento original do português, uma vez que apenas mencionando o numero do assento eles podem checar os dados pelo SIRIC online na hora, afinal o sistema deles não é essa coisa arcaica como é no brasil, nem para processos de nacionalidade por atribuição no requerimento 1C é preciso que mande uma certidão, é so indicar onde, quando e o numero do assento que eles mesmos resolvem.  
    Em inteiro Teor  no caso da transcrição de casamento é só a certidão do Conjugue brasileiro, pode ser que o escriturário de Esposende tenha se confundido e passado-te a informação errada, isso é muito comum, informações de mais confundem as vezes, ou pode ser também apenas uma medida de segurança adotada por esta conservatória em questão, mas ao meu ver desnecessária.
  • Um pouco mais sobre o SIRIC e as facilidades que o sistem trouxe pra os portugueses: http://cgpgenebra.blogspot.com.br/2010/03/siric-sistema-integrado-do-registo-e.html
  • imageRegina Corrêa:
    Hermano, pelo que entendi o requerimento que vc citou é esse auto requerimento com esses dados citados acima não é?
    Outra coisa, a certidão do meu marido é da Bahia, então eu tenho que fazer algo (que não lembro o nome)  em um cartório específico aqui no Rio não é isso?
    Mais uma vez nuito obrigada a todos aqui da comunidade que têm contribuído com as informações para nos ajudar.


    Regina,

                  o nome é reconhecimento do 'sinal público'. Aqui no Rio, o consulado recomendava o Cartório da Rua do Ouvidor, 89 (se não estou enganado) onde estão as 'firmas' de diversos cartórios de outros estados. Se não for lá, tente o 12º Ofício que fica na Rua do Rosário, 134, onde tb tem muitas 'firmas' de outros estados.

  • Estou tentando tem quase 1 mês conseguir agendar no consulado do RJ, já tenho todos os documentos pedidos, mas a certidão do meu marido é aqui do RJ, e tenho a de inteiro teor de quando ele fez o pedido de cidadania (já conseguido) será que serve essa ou tenho que ter outra?? alguem já consegui aqui no RJ?? Tbm já enviei para todos os contatos em Portugal, colocados aqui, mas estou ficando sem esperanças, e tudo isso só para poder dar a cidadania para minha filha, é muito complicado, cansativo e "caro" se tiver que pagar por "fora", o que eu não gostaria! O que me aconselham???
  • Obrigada Guilherme, hoje recebi a certidão do meu marido e vou  logo procurar o cartório que vc me orientou para colocar o "sinal público", mais uma vez muito obrigada pela ajuda de todos vcs que estão sempre prontos a nos orientarem.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.