Averbação de casamento!! Socorro!!
Amigos, eu consegui em Julho de 2011 a minha cidadania (meu pai era português),e estou desde então tentando averbar meu casamento (conjuge brasileiro) para que minha filha possa iniciar o processo de cidadania para ela. O site do consulado do RJ não é muito esclarecedor e o tal telefone que eles nos dão para informações e agendamentos... santa paciência... fiquei 30 min na linha e não fui atendida e sem contar que fui na porta do Consulado e ninguém te dá a menor informação!!! Minhas dúvidas: Qual é a documentação necessária? (tirei a tal certidão de casamento de inteiro teor, que terminará a validade no dia 25 de março, porque o consulado estava semi-fechado,esperando instruções de Portugal desde Setembro de 2011). Minha filha preencheu o requerimento para transcrição de casamento (estava no site!) e reconheceu a firma dela... é isso mesmo? Minha filha pode requerer por mim? Ela tb imprimiu um boleto no valor de R$407,00. É isso mesmo? O pgto é feito antes? No meu processo de cidadania eles primeiro avaliaram a documentação e depois me mandaram o boleto por e-mail... Agora, para finalizar: Seria mais rápido mandar para Portugal? Caso positivo, qual o endereço? Muito obrigada, pessoal, pela atenção, pois só vcs para me ajudarem!! Gil
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Sim, vc pode enviar para Portugal, mas para a CRC lisboa. Endereço no guia da ajuda.
O requerente tem que ser um dos nubentes ou se falecidos o parente mais proximo.
Os documentos devem ser enviados a uma Conservatoria do Registo Civil.
Veja tudo no guia.
Regina,
agendar transcrição de casamento no consulado RJ exige sorte de ganhador da mega sena. Realmente, a solução é fazer na CRC-Guimarães ou Esposende, como alguns aqui da comunidade fizeram.
Outra coisa, vc é a portuguesa, seus filhos só precisarão do nº do seu assento português para pedirem a atribuição deles. Não precisam da certidão.
Regina,
não foi isso o que disse. O que falei foi que: consulado-RJ muito difícil agendar (eles colocam novas datas e rapidamente os horários são ocupados). Sugeri fazer através de uma conservatória por correio.
Disse mais, que não é necessária a sua certidão (papel), basta o nº do assento.
Mande um email para as conservatórias citadas solicitando instruções.
4810-445 Guimarães
Telefone: 253418836
Guimarães – Braga – Portugal
crc.guimaraes@dgrn.mj.pt
- Certidão de nascimento do conjugue brasileiro emitida a menos de 6 meses legalizada no consulado
- Certidão de Casamento legalizada no Consulado
- Fotocópia simples (xerox) do meu assento Português.
Exmª Srª Regina,
Os
documentos necessários são: Auto requerimento a solicitar a transcrição
do registo de casamento, com toda a identificação dos nubentes, com
indicação da modalidade de casamento, local data, com indicação da 1ª
residência conjugal e residência antes do casamento, se adoptaram
apelidos, assinar e reconhecer presencialmente no Consulado Português,
certidão de casamento a transcrever, devidamente legalizada nos termos
do artigo 540º, do Código de Processo Civil, certidão de nascimento do
nubente estrangeiro devidamente legalizada nos mesmos termos, informar
qual o assento de nascimento do nubente português e a Conservatória do
Registo Civil detentora desse assento, fotocópia do documento de
identificação de quem assina o auto requerimento. O valor são 120,00
euros.
Com os melhores cumprimentos.
A Escriturária, Albertina AlvesOutra coisa, a certidão do meu marido é da Bahia, então eu tenho que fazer algo (que não lembro o nome) em um cartório específico aqui no Rio não é isso?
Mais uma vez nuito obrigada a todos aqui da comunidade que têm contribuído com as informações para nos ajudar.
Regina,
o nome é reconhecimento do 'sinal público'. Aqui no Rio, o consulado recomendava o Cartório da Rua do Ouvidor, 89 (se não estou enganado) onde estão as 'firmas' de diversos cartórios de outros estados. Se não for lá, tente o 12º Ofício que fica na Rua do Rosário, 134, onde tb tem muitas 'firmas' de outros estados.