Processo para netos: dúvidas sobre documentos

Boa tarte a todos!

No site do consulado (https://consuladoportugalsp.org.br/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-de-portugueses/) ou do IRN (https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nacionalidade/) possuem a lista de documentos necessários para o processo de netos.

Porém ainda fiquei com algumas dúvidas:

  • Como devo pedir no cartório as certidões de nascimento? São duas certidões? uma de inteiro teor e outra por fotocópia (ou seja, necessita de duas apostilas)? ou seria uma certidão em inteiro teor por fotocópia (necessita apenas uma apostila)?
  • Ambos avós são portugueses, portanto posso enviar o assento de batismo/nascimento de apenas um deles certo? Pois de qualquer forma um deles sendo portugueses, já teria o direito.
  • Os dois avós são portugueses, eles se casaram no Brasil e o casamento não foi transcrito. Na lista do consulado não é mencionado nada sobre necessidade de transcrever o casamento. Porém ao ler sobre o assunto, sempre encontro a informação de que quando os dois são portugueses, é obrigatório transcrever. Alguém saberia explicar porquê é obrigatório? Não é suficiente provar a descendencia portuguesa apenas através da certidão de nascimento?

Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.