Ajuda para encontrar cartório

Bom dia!

Sou novo no fórum e preciso muito de ajuda para encontrar o cartório para emitir 2ª via da certidão de casamento dos meus bisavós.

Nubentes: Joaquim Marques de Mattos e Beatriz de Jesus Moraes

Se casaram em 1942.

Na certidão tá escrito que pertence ao 8º distrito de Nova Iguassú, que hoje é Duque de Caxias - RJ.

Já liguei e mandei e-mails para vários cartórios da cidade, apenas 1 não quer me dizer, quer que eu vá lá, sendo que moro a mais de 150 km da cidade.

Vou colocar a foto da certidão aqui no fórum. Me ajudem, por favor!

Grato.


Comentários

  • Se no registro diz que pertence ao "8º distrito de Nova Iguassú, que hoje é Duque de Caxias - RJ" é nesse cartorio de REGISTRO CIVIL que deve mandar email e perguntar. Solicite uma pesquisa, com todos os dados transcristos e anexe essas imagens. É "comum" um cartorio antigo fechar e os registros migrarem para outros. Assim, se informe no cartorio da regiao.

    Confira neste abaixo, deve ser. Mande email.

    8º Cartório de Registro Cívil e Imóveis – Nova Iguacu – Rio de Janeiro – RJ – Cartório de Notas e Registro de Imóveis

    Nome Oficial: 8º Oficio de Justiça de Nova Iguaçu

    Nome Popular: 8º Cartório de Registro Cívil e Imóveis – Nova Iguacu – Rio de Janeiro – RJ

    Código do Cartório: 08.938-3 – ( Ativo )

    Data de Instalação do Cartório: 14/07/1947

    cartorio8oficioni@yahoo.com.br

  • Vou mandar email e retorno aqui avisando se consegui ou não.

    Em relação ao cartório, em Caxias eu já procurei e não tem esse 8⁰ cartório. Mandei e-mails para quase todos, apenas 1 não está me dando as devidas informações, estão exigindo que eu vá lá.

    Obrigado!

  • @Reinaldofcj

    Passe o link do familysearch que parece ser onde conseguiu a cópia anexada.

  • @A1920 reposta do cartório:

    Boa Tarde!

    Este Cartório não tem atribuição de Registro Civil de Pessoas Naturais. 

    Att 

    Cartório do 8 Ofício 

  • @Guilherme Moreira eu contratei uma pessoa e essa pessoa realizou a pesquisa. Na verdade eu contratei para conseguir o assento do meu bisavô em Portugal, ele conseguiu e ainda me mandou essa cópia da certidão de casamento pq eu não tinha e não sabia onde procurar.

  • Tem que ser um RCPN em Duque de Caxias. Ou ainda pode ser de um distrito que depois se emancipou de Duque de Caxias e virou outro município. Por exemplo, São João de Meriti se emancipou de Duque de Caxias em 1947.

    Somente RCPN tem os livros de casamento, nascimento, óbito.

    Às vezes é difícil descobrir rápido qual é o RCPN atual depois de tantas mudanças.

    Eu ligaria no RCPN mais antigo de Nova Iguaçu (o primeiro distrito), e muito educadamente, pediria que eles dissessem para qual RCPN foram os registros feitos no então oitavo distrito de Nova Iguaçu no ano de 1942. O atendente do balcão que pega o telefone pode não saber; insista que pergunte para alguém que saiba a história dos RCPNs da região. Foi assim que consegui achar aonde tinham parado os livros com registros de alguns antepassados.

    Também ligaria para o primeiro RCPN de São João de Meriti e perguntaria se lá em 1940 era o oitavo distrito de Nova Iguaçu. Se não for, a mesma coisa, perguntar se sabem.

    Também mandaria email para o mesmos RCPNs; alguns respondem, outros não.

  • @Reinaldofcj , aguarde. Mandei um email para a Corregedoria, devem responder até segunda-feira!

  • @Reinaldofcj

    Duque de Caxias - 1 RCPN, fica claro quando vemos este livro de óbitos, na imagem 96. Vemos à esquerda o óbito 7175 com a informação de 8º distrito de Nova Iguaçú e à direita o 7176 onde já consta Caxias:

    Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012; https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DY2S-ZP4?cc=1582573&wc=9G51-2NR%3A113332201%2C113332202%2C115019801

    Na abertura do livro seguinte ainda consta 8º distrito, embora os registros informem Caxias:

    Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012; https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DY2S-4GT?cc=1582573&wc=9G51-2NY%3A113332201%2C113332202%2C115053201

    Já no próximo livro consta tanto na abertura como nos registros Caxias - 1º Distrito:

    Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012; https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DY2S-Q24?cc=1582573&wc=9G51-2NL%3A113332201%2C113332202%2C115084701

    Esse cartório é associado ao Arpen-RJ, portanto é possível solicitar a certidão de casamento pela Internet ou em um cartório próximo ao seu endereço que também seja associado ao Arpen Nacional.

    Vide o exemplo no 12RCPN, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro-RJ:

    12º Registro Civil de Pessoas Naturais da Capital RJ - Barra da Tijuca - Central de Certidões (registrocivilbarra.rio)

  • @Guilherme Moreira muito obrigado, de verdade! Era justamente o cartório que tá fazendo jogo duro comigo: quer que eu vá lá de qualquer jeito.

    Como eu sei que o cartório da minha cidade pertence ao Arpen-RJ? Sou residente de Rio das Ostras - RJ. Estou a mais de 150 km de Duque de Caxias. Como solicito pela internet ou através do cartório da minha cidade?

  • @Reinaldofcj , olhe os cartórios que fazem parte da Arpen-Rj : http://www.arpenrio.com.br/cartorios

  • @Leticialele muito obrigado! Meu cartório faz, graças a Deus! Mandei mensagem perguntando, só para confirmar, estou esperando eles responderem. Caso confirmem, devo conseguir tirar as segundas vias das quais eu preciso.

  • @Reinaldofcj , qualquer Cartório de RCPN consegue emitir certidões inteiro teor de outro Cartório de RCPN. As únicas que só podem ser emitidas pelos que detêm os livros, são as por cópia reprográfica. Do mesmo modo, você pode reconhecer a firma de qualquer escrevente em qualquer Cartório de Notas.

  • @Leticialele poxa eu precisava das emissões por cópia reprográfica também, vou entrar com o processo de transcrição de casamento e logo após, o processo de cidadania por atribuição.

  • @Reinaldofcj , procure no site da Arpen-RJ os contatos do cartório. Peça, por email, para mandarem a certidão por cópia reprográfica pelos correios. Eles fazem um orçamento, vc transfere o dinheiro e mandam. Já fiz isso com vários cartórios, até de outros Estados!

  • @Leticialele sim, com outros 2 cartórios eu consegui dessa forma. Aí, como vou fazer uma certidão pelo cartório daqui, queria fazer logo todas. São 5 emissões que vou pedir.

  • Olá!


    Poderiam me ajudar dizendo que qual cartório pertence esse livro? O assento nº758 é de Sylvio da Silva e preciso de uma cópia deste registro.

    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D483-DSD


    Obrigado.

  • @sergiohizidio , 1º RCPN de São João de Meriti https://www.cartoriomeriti.com.br/ (antigo 4º Distrito de Nova Iguaçu)

  • editado October 2022


  • @Reinaldofcj , conseguiu sua certidão neste cartório de Duque de Caxias 1 RCPN ? Tenho um caso idêntico. Mas no caso tenho uma certidão de casamento dos meus bisavos e nela consta que a certidão de nascimento do meu bisavô (03.11.1915) foi registrada no 8 distrito de Nova Iguassu.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.