É IMPOSSÍVEL ACHAR CERTIDÕES?

Ola pessoal, estou utilizando o Orkut de Cris Serrano mas quem esta a escrever é Ederson Vieira Cardoso. Sou bisneto de portugueses e para que meu avô ainda vivo possa requerer é preciso das certidões de nascimento de seus pais portugueses. O meu maior problema é que não tenho a freguesia e nem meu avô nem minha tia-avó sabem de que freguesia eram, apenas que ouviram de seus pais que eram de Tras-os-Montes. Já fiu atrás de todos os documentos brasileiros, tenho em mãos o modelo 19 para estrangeiros onde consta no campo "Natural de"..... T. Montes - Portugal. Tenho a data do nascimento, nome dos pais e o nome completo da bisavó e de meu bisavô. Tenho em maõs também a carteira de trabalho da minha bisavó mais que não consta nenhum nome de freguesia e a certidão de óbito dela onde consta falecimento em 1978 e no campo "Natural de....Coimbra - Portugal". O facto é que nem minha tia-avó e nem meu avô recordam de seus pais falarem algo sobre Coimbra. Tenho também a Certidão de Casamento datada de 1910 onde se casaram aqui no Brasil. Já fui atrás de informações até na Cúria e nada apenas Constava "Natural de Portugal". No museu do imigrante também não se há nada já que chegaram no Porto de Satos antes de 1907 e não se precisava de qualquer documento para receber visto nesta época tendo ainda o visto permanente. Já entrei em contacto com várias pessoas e nãos ei se é verídico ou não mais eles me falaram que é impossível somente com os documentos brasileiros que tenho em maõs requerer ou procurar as certidões de nascimento de ambos e que assim não poderia ter a cidadania quaisquer pessoas da minha família. A minha pergunta é: Não existe nenhum meio por onde eu possa encontrar estas certidões em Portugal ou profissional disposto a fazer isso? Ja estou a um tempo levantando tudo o que se tem dos meus bisavós cá e até agora só tenho em papel escrito Coimbra na certidão de óbito mais nãos e sabe se realmente era minha bisavó de lá e T. Montes (Trás-os-Montes) mais coerente porém não é freguesia. Por favor ajude-me!

Comentários

• Ederson!!!

Calma! Eu nao sei ao certo lhe passar as informaçoes de como fazer essa busca através da certidao de óbito que vc tem em maos. Mas, sei que é possivél fazer essa busca em Portugal sim. Espere as informaçoes dos mais entendidos sobre o assunto abordado por ti, daqui dá comunidade. Seguro que alguem lhe informará como fazer se for possivél. Calma campeao, vc irá conseguir!
  • Ederson

Em ultimo caso so resta procurar no Consulado Portugues do Estado onde viveu seu bisavo. O meu e de outros tantos amigos foram encontrados em fichas consulares que eles faziam na epoca. Caso nao tenham, como vc ja tem o Distrito ou regiao, faca uma visita a torre do tombo em lisboa. La els tem ate o numero das cirolas de Pedro Alvares Cabral, kkkkkk...Boa sorte
  • CONTINUAÇÃO

MAESTRO ALEX, primeiramente admiro muito seu trabalho, li seu perfil e olha são poucos que chegam ao estágio que tu chegaste. Bem o facto é que estou cá em Brasil a Baixada Santista. Segundo fontes (meu avô e minha tia-avó) o meu bisavô, Antonio Lourenço Agostinho, data nascimento 26 de fevereiro de 1882, filho de Antonio Lourenço Agostinho (mesmo nome do filho) e Maria da Silva, chegou ao Brasil pelo Porto de Santos em 1904. Nesta data ele já estava com 22 anos e como disse antes de 1907 não se registrava nenhum tipo de documentação aos estrangeiros que chegavam por estas terras. Minha Bisavó, Encarnação Lourenço da Silva (antes do casamento aqui no Brasil em 1910, Encarnação da Silva) chegou depois mais creio que foi antes também de 1907 já que também não há qualquer registro da mesma no museu do imigrante aqui em São Paulo. Já fui duas vezes no consulado de Santos e até agora foram estas as dicas que a atendente Norma me passou. Ela disse que mesmo eu não encontrando nada eu poderia voltar lá para verificar. Eles não fizeram nenhuma inscrição no Consulado, o nomes deles não consta em nada lá. Os pais da minha bisavó que tem data de nascimento de 30 de Maio de 1892 são Antonio Fraga e Maria Lourenço da Silva. Na certidão de Casamento deles consta só Portugal em natural de. Na de óbito da Dna. Encarnação Coimbra- Portugal mas como disse meus familiares desconhecem se isto está certo. No modelo 19 para estrangeiros (documentos de indentidade, RG para estrangeiros no Brasil) acusa T. Montes em "Natural de". Eu vivo aqui no Brasil, nasci em Santos vivi 20 anos e agora estou na Praia Grande há um tempo, cidade vizinha a São Vicente e Santos. Não tenho condições de me dirigir a Torre do Tombo e creio eu não ter mais nada lá pois já fazem mais de 100 anos da data de nascimento deles. No cartório aqui na cidade de São paulo no Belenzinho, bairro estive a 2 dias atrás pessoalmente e consta as mesmas coisas nos livros, Apenas Portugal. Na Cúria Metropolitana também! Difícil saber que tenho um direito e não poder realizar
  • POR FAVOR AJUDEM !

OBRIgADO!
  • Cris
    Você já tentou fazer pesquisa no arquivo distrital,foi lá que eu achei a certidão de nascimento do meu pai de 1893.
  • Sobre o Arquivo distrital

Mas em qual arquivo distrital está e como farei para pesquisar cá no Brasil. Algumas pessoas me disseram que sem a freguesia certa é impossível pesquisar a respeito, outras me disseram que não e que só com os dados que disponibilizo ir no arquivo distrital que eles fazem uma busca. O facto é não ter como ir a Portugal e terei que fazer uma pesquisa em todos os arquivos distritais caso não encontre nos quais acho que esta.
  • "Tenho também a Certidão de Casamento datada de 1910 onde se casaram aqui no Brasil"
    No cartorio onde foi feita a certidão de casamento , deve ter uma copia da certidão de nascimento ou algum outro documento ja tentou pedir uma copia?
  • Sobre a Certidão

Sim já tentei, não havia nada. Fui pessoalmente no cartório do belenzinho em São Paulo onde eles se casaram e não há nenhum documento constando nada lá. A atendente me disse que era normal naquela datagem (5 de fevereiro de 1910) levar apenas testemunhas e o que eles diziam era posto na certidão, consultadas as testemunhas e pronto. Perdi quase o dia inteiro a subir a Serra do Mar pois moro na Baixada Santista para não se resolver nada. Fui na Cúria e no Museu do imigrante e nada como já descrevi acima. O que resta é com os dados que coloquei acima saber se tem jeito de achar essas certidões em Portugal ou alguém aqui que possa estar me auxiliando a fazer isso ou mesmo um profissional que faça isso por lá se acaso tiver.
  • Mais Alguma Susjestão?

Pessoal ainda me encontro na mesma, ou seja, sem saber como encontrar a certidões dos meus bisavós. A só mais uma coisa tenho tudo digitalizado os docuemntos brasileiros que tenho sobre eles. Por favor, reforço o pedido para mais alguém me ajudar, pois quanto mais opiniões, mais ajuda ou alguma deste tipo é melhor para mim, é melhor para todos.
  • Cris

Agurado mais um pouco, ate a Rosangela voltar, ela poderá te dar uma ajuda e aproveita ja manda pro email dela esses docs digitalizados que vc ja tem.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.