BI ( cartao de cidadao )

E ai pessaol .

Embora a conservatoria continua enviando uma carta de apos a conclusao de todos os processos e enviando a certidao de registo, para poder obrter o Bilhete de identidade. documento este que nao existe mais para os todos os cidadaos portugueses.
Nota foi substuido pelo CARTAO DE CIDADAO cartao este que tem que ser adquirido peplo proprio em qualquer loja do cidadao.
Este cartao apos fazer o pedido inicial devera aguardar por volta no minimo de 7 dias uteis e recebera uma password (pin) numero identificacao pessoal , depois de recebe-lo podera pessoalmente levantar o seu dito cartao de cidadao. e depois pedir o passaporte.

qualquer duvidas poderei fornecer mais esclarecimentos.

abraco a todos .

Comentários

• Fui com um amigo tratar esse cartao e ele ja recebeu o pin. demorou 5 dias uteis .
    fomos no sabado do dia 18 e ele recebeu o pin com data 24. fomos nos restauradores em Lisboa. abraco
  • nao so Brazucas!! Angolanos, e nossos amigos latinos tb!!
  • É possível tirar o cartão de cidadão em Portugal mesmo que a residência da pessoa seja no Brasil (estando em um hotel em Portugal)? Pergunto porque tem que receber o "pin" pelo correio na residência e voltar na loja do cidadão.
  • beto

sim e possivel mas depois tera um ano de prazo para o levantamento na propria loja de cidadao onde voce deu a entrada no processo inicial. obs tem que ser o proprio a levantar . enquanto o bilhete antigo erra possivel voce nomear alguem com poderes para tal isso deixa de existir.

valeu espero que o tenha esclarecido .

NOTA PESSOAL COM O PROCESSO INICIAL TODO O CIDADAO TEM DIREITO DE EXIGIR COM MEIO COMPROVATIVOS SEJA ELE QUAL FOR (VIAGEM - PASSAGEM - CONSULTA MEDICA NO ESTRANGEIRO - CONCURSO PUBLICO ETC.. ) O BILHETE DE IDENTIDADE ANTIGO VALIDO SOMENTE PARA UM ANO ESSE BILHETE PODERA SER ADQUIRIDO NO MESMO DIA NESSE CASO EM LISBOA JUNTO DA PRACA DO SA CARNEIRO (AREIERO) . SE CHEGAR ANTES DAS 11 DA MANHA A ENTREGA SERA 13.30 SE CHEGAR DEPOIS SERA PARA AS 17.30 E COM ESSE BILHETE PODERA TIRAR O PASSAPORTE QUE POR SUA VEZ NO PRAZO DE 24 HORAS PODERA PAGANDO A TAXA DE 90 EUROS A RETIRADA NO PROPRIO AEROPORTO. PARECE CONFUSO MAS NAO E DIFICIL SOMENTE AS VEZES OBTER AS INFORMACOES CORRETAS VISTO QUE INFELIZMENTE EM PORTUGAL OS BALCOES DE INFORMACOES SAO AGENCIAS CONTRATADAS QUE COLOCAM PESSOAS SEM FORMACAO PROFISSIONAL.
  • DANI

Enfim. Deixemos os estrangeiros com seu lacutixos. So lidei com Britanicos e Brazucas aqui. Sua resposta foi logica de precisa, mas pelo que parece meu scrap foi apagado. Vixi. Sera que terei resposta?
  • Dani. te respondi mas acho que nao aceita por meio de scrap.. espero ter tirado as suas duvidas,,
  • Taxa de emergencia

O sistema funciona sim. Qualquer pessoa pode pagar a taxa e pegar o documento no mesmo dia ou dia seguinte. Eu tinha passagem de volta para Londres, mas nem me pediram prova disso.
    Eu fiz assim tambem. Peguei meu BI no dia seguinte e o o passaporte no aeroporto e so paguei uma pequena taxa por isso.
  • Peguei meu BI no dia seguinte...

Paulo,

É que para o cartão do cidadão é um pouco diferente. É necessário receber uma correspondência pelo correio com o "pin" para retirar o cartão na loja do cidadão. É a maneira do governo português "confirmar" a residência declarada.
  • Beto

Pretendo fazer meu Cartao do Cidadao em Lisboa , porque aqui em Londres o Consulado nao faz.
    Quando voltar do Brasil de ferias, pretendo ir la.

Pergunta: Quanto tempo pra chegar o PIN...
    Por favor explique como funciona, agendamento, chegado do PIN, ate a retirado do cartao e os tempos.

Obrigado.
  • Beto

.... continua....

Parece que devido ao grande numero de pedidos, ta demorando um pouco.
    Sera que eu posso pedir por aqui... por telefone, ou tenho que ir pessoalmente ?
    Pois nao posso ficar muito tempo fora de Londres.

Obrigado.
  • Paulo,
    As informações que tenho foram obtidas desse site:
    http://www.cartaodecidadao.pt/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1&lang=pt
    A previsão é de que em 5 dias úteis a "carta pin" chegue na residência da pessoa. Não sei, porém, se esse prazo está sendo cumprido. De posse da "carta pin" a pessoa volta a loja do cidadão e faz o levantamento (recebe) o cartão.
    Nesse link abaixo tem até o tempo de espera em três lojas do cidadão de lisboa para a fotografia, assinatura e recolhimento das impressões digitais:
    http://www.cartaodecidadao.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=173&Itemid=34&lang=pt
  • Sera que eu posso pedir por aqui... por telefone, ou tenho que ir pessoalmente ?

Tem que ir pessoalmente.

Os consulados também ainda não estão preparados para a emissão do cartão de cidadão.

Atualmente tem que ir duas vezes a loja do cidadão. Uma para dar entrada no pedido. E outra, já de posse da "carta pin" recebida pelo correio na sua residência para pegar o cartão.

O problema é para quem estará em Lisboa por poucos dias. Terá que voltar uma segunda vez para pegar o cartão.
  • Em média, no espaço de cinco dias úteis o cidadão deverá receber em sua casa a Carta PIN, documento que permite o levantamento do cartão e garante a fiabilidade da morada indicada no pedido. Esta carta tem, entre outros dados, os códigos de activação do Cartão de Cidadão e da assinatura digital, bem como os códigos PIN de morada, autenticação e assinatura digital.
    Essa informação está no site abaixo:
    http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/cidadao/areas+interesse/documentos+pessoais/Documento+de+Identificacao+Civil/DOS_cartao+de+cidadao+++o+novo+documento+de+cidadania.htm?passo=4
  • BEto

Valeu pelas dicas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.