Como pedir passaporte pelo PORTAL DAS COMUNIDADES?

Prezados,


Fiz a solicitação do meu cartão de cidadão (primeira via) no vice consulado da minha cidade. Recebi carta indicando que o cartão já se encontra no vice consulado. Liguei para agendar uma data para ir buscar meu cartão de cidadão. PORÉM...


A minha ideia era pegar o cartão de cidadão e solicitar o passaporte no mesmo dia. O funcionário do consulado, então, me informou que o agendamento para solicitar passaporte tem que ser pelo site "Portal das Comunidades Portuguesas". E que após o procedimento no site, quando eu fosse ao referido vice consulado resolver o passaporte pegaria o cartão de cidadão.


O PROBLEMA: Eu entrei no site do portal das comunidades, mas não consigo encontrar a área do site para solicitar passaporte. Alguém pode me ajudar? Agradeço muito!

Comentários

  • QuaQua Member

    @gsilvestre

    Eu tentei por esse link, mas quando coloco o número do meu cartão de cidadão para seguir com o agendamento, ele diz que não reconhece os dados. O número do meu documento indicado na carta inclui números e letras e o local para colocar o número do cartão de cidadão só tem espaço para números.


    Não sei se o número do meu cartão de cidadão é outro e não veio na carta ou se o número ainda não está válido pelo fato do cartão não ter sido ativado. Tem que ativar o cartão antes? Na carta vem um número de ativação do cartão. Estou muito perdida, o funcionário do consulado apenas me disse para resolver no site sem qualquer instrução adicional.

  • @Qua voce fez a inscrição consular? serve o número da inscrição também…

    se nada der certo e você não receber nenhuma orientação específica do consulado, talvez você faça um registro no site para agendar o passaporte… acho que n tem problema

  • QuaQua Member

    @gsilvestre

    O que é a inscrição consular? Não fiz. É um procedimento padrão pra fazer a retirada do cartão do cidadão do vice consulado?

  • @Qua https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/atendimento/no-estrangeiro/inscricao-consular

    nao conheço os procedimentos do vice consulado (curitiba ou salvador? rs). como eu disse, se você não tem um número que funcione, e caso o consulado não te oriente de outra forma, acho que não tem problema em você fazer o registro 'avulso' para agendar a solicitação do passaporte, pois você ainda não pegou seu CC, tampouco realizou a inscrição consular...

  • QuaQua Member

    @gsilvestre

    VC de Recife. Fiz o registro avulso e estou tentando agendar. Obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.